O currículo é algo que nos acompanha desde quando éramos estudantes na Educação Básica. Vivemos, estudamos, sentimos e construímos inúmeros aspectos dos diversos currículos que passaram e atravessaram por nós ao longo da nossa vida. A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal tem como pressupostos qual/quais teorias? Assinala a opção correta
Feedback
teorias crítica e pós‐crítica.
Texto da questão
Conforme
o documento Pressupostos Teóricos do Currículo em Movimento (2014), “A
escola é um lugar de instrução e socialização, de expectativas e
contradições, de chegadas e partidas, de encontros e desencontros, ou
seja, um ambiente onde as diversas dimensões humanas se revelam e são
reveladas” (DISTRITO FEDERAL, 2014, p. 12). Assim, a escola é mais do
que um espaço físico no qual se realizam as atividades educativas.
Segundo esta afirmativa, a escola se enquadra em qual tendência
curricular, assinale a correta:
Feedback
Progressistas
Texto da questão
Como
já vimos, a elaboração de um currículo envolve escolhas diversas, sendo
a opção teórica fundamental para a identificação do projeto de educação
que se propõe, do cidadão que se pretende formar e da sociedade que se
almeja construir. Em um currículo compreendido como uma construção
social, seu entendimento deve estar inteiramente vinculado:
I. A um momento histórico.
II. A uma determinada sociedade.
III. Às relações com o conhecimento.
Quais estão corretas?
Feedback
Apenas I e II.
Texto da questão
Embora
não tenhamos uma definição única sobre currículo, uma vez que, cada
teórico tem o seu próprio alinhamento e até formas diferentes de
conceituar o referido termo. Algumas características são necessárias
para que o currículo venha a ser entendido como tal, EXCETO:
Feedback
Os planejamentos pedagógicos elaborados por professores para os alunos, sem levar em consideração as escolas e sistemas educacionais.
Texto da questão
Entende-se como currículo
a transposição pragmática do currículo formal, a interação que o
professores e os alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano
de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de
diálogo entre professor e alunos e entre os alunos.
Feedback
Texto da questão
Preencha as lacunas do texto abaixo, de acordo com o original, assinalando a opção correta.
O papel do/a professor/a é fundamental por ter como principal motivação conduzir o aluno ao ___
_____, significação e ressignificação, indo além do que foi prescrito.
PINTO, Fernanda de Campos; FONSECA, Luís Eduardo Gauterio. Projeção e Docência, volume 8, número 1, ano 2017.
Feedback
Preencha as lacunas do texto abaixo, de acordo com o original, assinalando a opção correta.
O papel do/a professor/a é fundamental por ter como principal motivação conduzir o aluno ao ___[processo pedagógico]______ considerando que este aluno já traz um __[conjunto de saberes]______. Cabe ao/à professor/a ___[sensibilidade]_____ de utilizar, em meio ao fazer pedagógico em __[interação social ]_____, situações e saberes que emergem de experiências de __[sala de aula]_____, significação e ressignificação, indo além do que foi prescrito.
PINTO, Fernanda de Campos; FONSECA, Luís Eduardo Gauterio. Projeção e Docência, volume 8, número 1, ano 2017.
Texto da questão
A partir dos Pressupostos Teóricos da SEEDF, julgue o item como verdadeiro ou falso:
“Ao focalizar as aprendizagens como estruturante deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos(as) os(as) estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos, deve contribuir para colocar as crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens”. (Distrito Federal, 2014, p. 11-12).Feedback
Texto da questão
Os conceitos pertinentes apenas ao campo das teorias pós-críticas são:
Feedback
Subjetividade, saber-poder, gênero, multiculturalismo;
Texto da questão
Na
teoria crítica e pós-critica, existem três referências de currículo, a
saber: formal, real e oculto. Assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta, relacionando a primeira coluna com a segunda:
Ele
pode se manifestar, entre outras formas, na maneira como os
funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo de organização das
salas de aula, no uso da quadra de esportes, no tipo de cartaz pendurado
nas paredes, nas condições de higiene e conservação dos sanitários, no
próprio espaço físico da escola como um todo. |
Entende-se
como currículo real a transposição pragmática do currículo formal, a
interpretação que professores e alunos constroem, conjuntamente, no
exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam
conceituais, materiais, de relação entre professor e alunos e entre os
alunos. |
É
o conjunto de prescrições oriundas das diretrizes curriculares,
produzidas tanto no âmbito nacional, a exemplo dos PCNs – Planos
Curriculares Nacionais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e
II e do Ensino Médio, quanto nas secretarias de educação estaduais e
municipais e bem assim na própria escola, onde indica os documentos
oficiais, nas propostas pedagógicas e nos regimentos escolares das
instituições educacionais em todos os níveis e graus de ensino da
Educação Básica, segundo a Lei nº 9.93/96 (BRASIL, 1996). |
Feedback
Ele pode se manifestar, entre outras formas, na maneira como os funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo de organização das salas de aula, no uso da quadra de esportes, no tipo de cartaz pendurado nas paredes, nas condições de higiene e conservação dos sanitários, no próprio espaço físico da escola como um todo. → Currículo Oculto,
Entende-se como currículo real a transposição pragmática do currículo formal, a interpretação que professores e alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de relação entre professor e alunos e entre os alunos. → Currículo Real,
É o conjunto de prescrições oriundas das diretrizes curriculares, produzidas tanto no âmbito nacional, a exemplo dos PCNs – Planos Curriculares Nacionais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, quanto nas secretarias de educação estaduais e municipais e bem assim na própria escola, onde indica os documentos oficiais, nas propostas pedagógicas e nos regimentos escolares das instituições educacionais em todos os níveis e graus de ensino da Educação Básica, segundo a Lei nº 9.93/96 (BRASIL, 1996). → Currículo Formal.
Texto da questão
Acerca do texto do professor Demerval Saviani (2016), julgue as frases abaixo indicando a única afirmativa verdadeira:
Feedback
Saber pedagógico: São os conhecimentos produzidos pelas ciências da educação e sintetizados nas teorias educacionais visando a articular os fundamentos da educação com as orientações que se imprimem ao trabalho educativo. Em verdade esse tipo de saber fornece a base de construção da perspectiva especificamente educativa a partir da qual se define a identidade do educador como um profissional distinto dos demais profissionais, estejam eles ligados ou não ao campo educacional.
Comentários
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO(A)