Estrutura da SEEDF



O currículo é algo que nos acompanha desde quando éramos estudantes na Educação Básica. Vivemos, estudamos, sentimos e construímos inúmeros aspectos dos diversos currículos que passaram e atravessaram por nós ao longo da nossa vida. A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal tem como pressupostos qual/quais teorias? Assinala a opção correta

Questão 1 Resposta
a.

 apenas teoria crítica

b.

teorias críticas e tradicionais

c.

teorias crítica e pós‐crítica.

d.

teorias progressistas e tradicionais

Feedback

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Conforme o documento Pressupostos Teóricos do Currículo em Movimento (2014),  “A escola é um lugar de instrução e socialização, de expectativas e contradições, de chegadas e partidas, de encontros e desencontros, ou seja, um ambiente onde as diversas dimensões humanas se revelam e são reveladas” (DISTRITO FEDERAL, 2014, p. 12). Assim, a escola é mais do que um espaço físico no qual se realizam as atividades educativas. Segundo esta afirmativa, a  escola se enquadra em qual tendência curricular, assinale a correta:

Questão 2 Resposta
a.

Progressistas

b.

Tradicional

Feedback

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Como já vimos, a elaboração de um currículo envolve escolhas diversas, sendo a opção teórica fundamental para a identificação do projeto de educação que se propõe, do cidadão que se pretende formar e da sociedade que se almeja construir. Em um currículo compreendido como uma construção social, seu entendimento deve estar  inteiramente vinculado:

I. A um momento histórico. 

II. A uma determinada sociedade.

III. Às relações com o conhecimento.

Quais estão corretas?


Questão 3 Resposta
a.

Apenas I e II.

b.

Apenas II.

c.

Apenas I.

d.

Apenas III.

Feedback

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Embora não tenhamos uma definição única sobre currículo, uma vez que, cada teórico tem o seu próprio alinhamento e até formas diferentes de conceituar o referido termo. Algumas características são necessárias para que o currículo venha a ser entendido como tal,  EXCETO:

Questão 4 Resposta
a.

As experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos.

b.

Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.

c.

Os planejamentos pedagógicos elaborados por professores para os alunos, sem levar em consideração as escolas e sistemas educacionais.

d.

Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos.

Feedback

Questão 5

Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00

Texto da questão

Entende-se como currículo   a transposição pragmática do currículo formal, a interação que o professores e os alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de diálogo entre professor e alunos e entre os alunos.

Feedback

Questão 6

Parcialmente correto
Atingiu 0,60 de 1,00

Texto da questão

Preencha as lacunas do texto abaixo, de acordo com o original, assinalando a opção correta.

O papel do/a professor/a é fundamental por ter como principal motivação conduzir o aluno ao ___

______ considerando que este aluno já traz um __ ______. Cabe ao/à professor/a ___ _____ de utilizar, em meio ao fazer pedagógico em __ _____, situações e saberes que emergem de experiências de __

_____, significação e ressignificação, indo além do que foi prescrito.


PINTO, Fernanda de Campos; FONSECA, Luís Eduardo Gauterio. Projeção e Docência, volume 8, número 1, ano 2017.

Feedback

Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

A partir dos Pressupostos Teóricos da SEEDF,  julgue o item como verdadeiro ou falso:

“Ao  focalizar as aprendizagens como estruturante deste Currículo, a SEEDF ratifica a função precípua da escola de oportunizar a todos(as) os(as) estudantes, indistintamente, o direito de aprender. Para isso, a organização do trabalho pedagógico proposta pelas escolas e inserida em seus projetos político-pedagógicos, deve contribuir para colocar as crianças, jovens e adultos em situações que favoreçam as aprendizagens”.  (Distrito Federal, 2014, p. 11-12).

Questão 7 Resposta

Feedback

Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Os conceitos pertinentes apenas ao campo das teorias pós-críticas são:

Questão 8 Resposta
a.

Classe social, capitalismo, currículo oculto, multiculturalismo;

b.

Didática,reprodução cultural, identidade, etnia;

c.

Adaptação, ajuste, emancipação. cultura, gênero;

d.

Subjetividade, saber-poder, gênero, multiculturalismo;

Feedback

Questão 9

Parcialmente correto
Atingiu 0,33 de 1,00

Texto da questão

Na teoria crítica e pós-critica, existem três referências de currículo, a saber: formal, real e oculto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, relacionando a primeira coluna com a segunda:

Ele pode se manifestar, entre outras formas, na maneira como os funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo de organização das salas de aula, no uso da quadra de esportes, no tipo de cartaz pendurado nas paredes, nas condições de higiene e conservação dos sanitários, no próprio espaço físico da escola como um todo.

Entende-se como currículo real a transposição pragmática do currículo formal, a interpretação que professores e alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de relação entre professor e alunos e entre os alunos.

É o conjunto de prescrições oriundas das diretrizes curriculares, produzidas tanto no âmbito nacional, a exemplo dos PCNs – Planos Curriculares Nacionais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, quanto nas secretarias de educação estaduais e municipais e bem assim na própria escola, onde indica os documentos oficiais, nas propostas pedagógicas e nos regimentos escolares das instituições educacionais em todos os níveis e graus de ensino da Educação Básica, segundo a Lei nº 9.93/96 (BRASIL, 1996).

Feedback

Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00

Texto da questão

Acerca do texto do professor Demerval Saviani (2016), julgue as frases abaixo indicando a única afirmativa  verdadeira:

Questão 10 Resposta
a.

Saber crítico-contextual:Trata-se dos conhecimentos oriundos das ciências da natureza, das ciências humanas, das artes ou das técnicas, obviamente considerados, como se assinalou, não em si mesmos, mas enquanto elementos educativos, isto é, que precisam ser assimilados pelos educandos em situações específicas. Sob esse ponto de vista não é lícito ao educador ignorar esses saberes os quais devem, em consequência, integrar o processo de sua formação.

b.

Saber didático-curricular:Trata-se de competências que se prendem à identidade e conformam a personalidade do educador, mas que são objeto de formação tanto por processos espontâneos como deliberados e sistemáticos.

c.

Saber pedagógico: São os conhecimentos produzidos pelas ciências da educação e sintetizados nas teorias educacionais visando a articular os fundamentos da educação com as orientações que se imprimem ao trabalho educativo. Em verdade esse tipo de saber fornece a base de construção da perspectiva especificamente educativa a partir da qual se define a identidade do educador como um profissional distinto dos demais profissionais, estejam eles ligados ou não ao campo educacional.

d.

Saber atitudinal: Em verdade esse tipo de saber fornece a base de construção da perspectiva especificamente educativa a partir da qual se define a identidade do educador como um profissional distinto dos demais profissionais, estejam eles ligados ou não ao campo educacional.

Feedback

Comentários