TRABALHO DE MINHA AUTORIA!!
O SITE Passei direto está PLAGIANDO, CONTEÚDO NÃO AUTORIZADO A REPRODUÇÃO!! DENUNCIEM POR FAVOR.
PLÁGIO É CRIME
Bom, o objetivo do canal é contribuir com novos formandos e registrar a minha trajetória, nesse sentido, deixo a minha experiência no meu primeiro estágio, ainda restam outros dois a fazer nos próximos semestres heheh...
O meu estágio ocorreu em escola particular, aonde fui muito bem recebida e acolhida por toda a equipe pedagógica e em especial pela gestora e coordenadora pedagógica, sou muito grata pela atenção.
Lembrando que os dias que Unopar sugere são poucos, por isso o meu estágio foi estendido por minha livre vontade, então tem fotos desconectadas do projeto, porque segui um padrão diferenciado, enfim.
A escola se destaca no município pela preocupação com o lúdico e pelo compromisso de alcançar o melhor das crianças. Na escola pude acompanhar a rotina das crianças de 5 anos, 2 anos e além disso outras práticas conforme fui solicitada. Momentos de troca de ensino-aprendizado riquíssimo em sabedorias.
A turma do Grupo de 5 anos foi a mais apaixonante pra mim, amei os babys, porém, me encantei com os maiozinhos. A coordenação da escola me orientou a cada dúvida, além disso a professora da classe, foi muito educada e me deixou muito a vontade com as crianças. Pude observar as interações dela com as crianças, e a interação criança com criança, foi riquíssima, pude ter a certeza que as crianças são frutos dos nossos exemplos, sai desse estágio ainda mais confiante do meu futuro profissional e uma pessoa mais humana, sabendo que o futuro da nação está na educação.
INTRODUÇÃO
O Estágio
participativo do 6° semestre foi realizado na escola “Crescer e Saber e
Papelaria Criativa LTDA Me”, com carga horária de 100 horas, sendo 52 horas em
observação e participação no ambiente físico escolar, realizado na educação infantil
e 48 horas de organização, planejamento e acompanhamento do professor regente,
do coordenador pedagógico e tutor presencial do polo.
O estágio supervisionado participativo
tem a importância de unir a teoria e prática para melhor aprimoramento e
formação do aluno. Ao realizar o estágio
o aluno adquire um novo conhecimento prático, sobre a cultura e realidade real
escolar. E ainda contribuiu com a formação do educando, ao introduzir o projeto
referente a linguagem oral e escrita pois é um conhecimento significativo para
a vida toda.
A Aluna estagiária conheceu a estrutura
física, as crianças, a forma que a escola trabalha a rotina, o projeto anual.
Em síntese o estágio proposto pela universidade trouxe uma perspectiva
profissional e foi além da teoria ao proporcionar a prática e assim formar um
professor profissional e com noção da realidade ao seu redor saindo do
pensamento idealista e partindo para a prática, tendo a certeza que está sendo
capacitada para uma ação pedagógica adequada para a realidade atual.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Durante o
estágio realizado a escola foi atenciosa com a aluna estagiária, facilitando em
tudo o que foi solicitado. A equipe de professores e todos que atuam junto a
escola trabalham em harmonia e transmitem confiança as crianças e aos pais. A
escola tem a preocupação com a segurança das crianças. E tem câmeras ligadas em
todas as salas e também na entrada de acesso principal.
O estágio
foi realizado na educação infantil, na faixa etária de 5 anos. Foi possível
fazer a observação e regência na turma em questão, que é composta por 29
alunos, e conta com uma professora e uma monitora de sala.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A
instituição em pauta do estágio é a escola “Crescer e Saber e Papelaria Criativa
LTDA Me”, localizada em Planaltina de Goiás, foi fundada em 26 de outubro de
2006. O espaço físico é composto por sete salas de aulas, uma sala
para equipe pedagógica, uma sala de vídeo e biblioteca, uma quadra coberta, seis
banheiros, sendo dois adaptados para crianças e uma sala administrativa (secretaria
e direção). Sendo um prédio com 1° piso e 2° piso e passou por reformas periódicas até o momento, e hoje conta
com muitas melhorias.
Ainda sobre
a estrutura física da unidade de ensino, percebeu-se que é um prédio aonde se
fez várias reformas de pinturas, pisos e até mesmo remoção e adição de paredes
e outros afins. No primeiro andar, encontra-se a entrada da escola (pátio), a
secretaria e diretoria, sala de coordenação, banheiros infantis masculino e
feminino, salas de aula, sala de vídeo, piscina, pátio com parquinho e área
para atividades esportivas como caratê e balé, cozinha e área de serviço, além
de um espaço livre sem cobertura destinada a circulação e lazer das crianças
menores. No segundo andar encontram-se salas de aula e mais banheiros, espaço
livre para lazer fechado, coberto para lazer e atividades realizadas pelos
professores e alunos, escada e corredores.
Conta com 25 funcionários no total. Os
professores são licenciados em Pedagogia. A escola incentiva a capacitação
continuada dos professores com palestras e cursos ofertados pela direção da
escola. Os projetos a
serem desenvolvidos durante o ano são:
Volta as Aulas: Procurar atender aos anseios e
minimizar a separação dos primeiros momentos entre a família e o educando, e
tem como objetivo a adaptação da socialização da criança.
Festa da Família:
Interação entre as
famílias da escola e valorização das famílias. Feira Cultural e Primavera do livro: Conscientizar os alunos, pais
e professores e comunidade escolar sobre a importância da leitura.
Feira de Ciências: Aguçar a curiosidade sobre o tema
cientifico e participar das experiências que enriquecem o aprendizado. Feira da Alfabetização: Culminância do trabalho
desenvolvido durante todo o ano, com as amostras dos trabalhos das crianças do
grupo 5. E além desses tem ainda o projeto da Noite do Pijama, Soletrando, Concurso
de matemática, Astronomia e Astronáutica.
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
O primeiro contato foi com a diretora
da escola, momento em que foi conversado sobre o interesse de realizar o estágio
na instituição. A diretora apresentou a turma e a escola, falou sobre os
horários e a importância do estágio no processo de formação do acadêmico, foi acolhedora.
A sala de aula do Grupo 5, a qual foi
feita a observação, situa-se no segundo piso, é uma sala de tamanho médio, tendo
uma sala amparada ao fundo um espaço reservado para um banheiro e armários dos
professores. Os alunos têm acesso tanto pela porta principal, como também pela
parte do fundo da sala.
A sala é pintada de cor azul céu, o
piso é piso frio de cerâmica, duas janelas basculantes, uma porta com vidro,
ambos pintados de brancos, o quadro é branco e as mesas são acompanhadas de
cadeiras. Tem uma mesa do professor e cadeira e um ventilador de parede. A sala
é toda decorativa com calendário, alfabeto, livros e um relógio educativo,
confeccionado pela professora.
Na
sala de aula a professora acomoda as crianças, orienta em qual carteira a
criança pode se acomodar; geralmente a sala é mapeada, ou seja, cada um já
conhece o seu lugar, porém a professora às vezes organiza de forma não
recorrente, o que deixa as crianças confusas quanto ao local que irão sentar.
As mochilas são todas encostadas na parede, a fim de facilitar o manuseio das
mesmas e de deixar a sala organizada. Os alunos sentam-se em duplas.
A aula
inicia com a professora apresentando o calendário e a data do dia, e com uma conversa
informal com as crianças. Ela conta quantas crianças compareceram todos os
dias. A partir desse momento a rotina muda conforme os dias da semana. Ela
utiliza vários recursos para realizar o seu trabalho, livros didáticos, vídeos,
lousa e matérias confeccionadas ela. A semana é permeada por aulas extras de
balé, caratê, natação, futebol e música.
A
rotina do lanche acontece às 15h. Após o lanche, é a hora da escovação dos
dentes. A professora libera em grupos de 3 em 3 para ir escovar, eles escovam
sozinhos, e já trazem de casa a escova e o creme dental.
Durante
o estágio a professora trabalhou com as crianças, matemática, geometria,
oralidade, coordenação motora e música. A professora começa a aula já testando os
conhecimentos prévios das crianças; questionando antes de dar as respostas
correta. A aula é realizada oralmente pela professora, que apresenta
definições, propõe exercícios, com modelos de fixação e em seguida faz as
correções. Assim a professora possibilita que os alunos levantem hipóteses.
Ela
canta enquanto explica e se movimenta pela sala para chamar atenção das
crianças, trabalhando bastante o livro pedagógico. Foi possível observar que a
professora, é certa do processo de ensino-aprendizagem, pois atuou como
mediadora e consultou na medida em que selecionou os problemas que permitiam a
construção de conceitos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio
necessário. Portanto ela tem conhecimento do projeto pedagógico da escola.
Durante
a aula os alunos demostram interesse, realizam as atividades com facilidade,
cooperam entre si e respeitam a professora e os demais presentes no ambiente. A
avaliação foi realizada pela professora, e geralmente é feita em conjunto.
Posteriormente ocorre individualmente, e ela faz as observações. Alguns têm
maior facilidade de compreensão e outros alunos tem mais dificuldade (que é
natural do processo educativo). Todos têm a oportunidade de fazer sozinho,
exercitando assim certa independência.
A
professora faz um planejamento semanal, e antes de aplicar a coordenadora
pedagógica acompanha e faz as observações necessárias. O ambiente escolar tem a
preocupação com prevenção de acidentes, por isso é um ambiente limpo e
atendimento multifuncional. Não há poluição visual.
As
aulas de música são no primeiro momento da aula, já o balé e caratê geralmente
é no final do horário. Quando acaba a aula, as crianças descem em fila e os
pais/responsáveis buscam no pátio da escola.
O principal
ponto positivo observado na escola em geral e também na classe acompanhada é a
autonomia oferecida às crianças. Tudo é proposto para elas próprias realizarem,
por isso são crianças alegres falantes e seguras de si mesmas. As crianças da
escola geralmente não são tímidas para falar em público ou realizar
apresentações para o público.
O
ponto negativo observado durante o período de observação na sala é que a turma
é bem agitada, e a professora ainda não encontrou a melhor estratégia para acalma-los
e manter a turma concentrada por um período maior. Porém friso que ela está
buscando dia a dia sempre uma forma de inovar com a turma.
PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA
Projeto Linguagem Oral e Escrita:
Alfabeto!
O
projeto é a proposta de leitura, focadas na escrita e oralidade, para a criança
ter uma leitura significativa com a família, e que a criança goste de ler por
prazer. E além disso, existe outra meta a ser alcançada que é a interatividade
da turma; fundamental para o convívio em grupo.
O
objetivo é que a criança leve para casa todo dia um livro de histórias e
atividades sobre esses contos. E também que seja trabalhado em sala. Ao final
do projeto a professora irá realizar a exposição no pátio dos livros e
apresentarão uma das histórias.
A
historinha principal é a do “número 0 (O zero que queria ser mais) ”. Isto é, a
criança aprende matemática e português ao mesmo tempo, trazendo assim a
interdisciplinaridade. Para Vygotski (2001), desde o início, a escrita precisa
ser apresentada à criança como um instrumento que tem uma função social; a função
de expressar ou comunicar ideias e sentimentos.
- IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: Escola
Crescer e Saber.
- CARGA HORÁRIA: 24horas.
- ACADEMICO (A) RESPONSÁVEL EM APLICAR
O PROJETO: Elielza Alves da Silva
Gomes.
-
CONTEÚDOS:
Linguagem
oral e escrita – a linguagem faz parte do eixo da educação infantil e faz parte
do cotidiano das crianças desde o nascimento, porém a cada fase ela expressada
de uma forma. A linguagem oral é um dos componentes mais fundamentais para o desenvolvimento
do aprendizado e inserção do letramento.
Escrita – O reconhecimento do alfabeto
silábico.
Matemática – Através do teor da
historinha sobre o zero.
Sequência lógica.
- OBJETIVO GERAL:
Trabalhar de forma lúdica o alfabeto,
leitura, musica matemática e movimento corporal. Acelerar o processo de conhecimento
das letras e leitura.
- OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Aprender
os códigos do alfabeto.
Estimular
o gosto pela leitura através das histórias lidas em sala e em casa, estimular a
imaginação e a capacidade de expressão e reconhecimentos dos signos.
Grafar
palavras corretamente.
Reflexão
da escrita.
- METODOLOGIA:
Leitura.
Atividade
realizada no livro pedagógico.
Apresentação
no pátio da escola.
Dança.
Trabalho
em Conjunto.
- RECURSOS:
Música
(Som).
Pasta.
EVA.
Livros.
Giz
de cera lápis.
- AVALIAÇÃO:
Pretende-se que ao final do projeto,
as crianças estejam reconhecendo os jogos silábicos.
Se expressando com maior fluidez.
O
Conhecimento do alfabeto e dos números.
1. PLANO DE AULA (13/09) Quarta-Feira
-
CONTEÚDO
Português: Leitura de palras que
contenham a letra L.
Leitura da história o Leão e o Rato.
-
OBJETIVOS:
Ao término da aula o aluno deverá conhecer a letra L
e família.
Participar e
interagir das atividades.
Interagir e
ler as palavras encontradas.
-
DURAÇÃO 4 horas.
-
METODOLOGIA
1° Momento: Conversa com a turma, para
apresentação e abordagem dos combinados do dia.
2° Momento: Atividade com Massinha
para atenção a coordenação motora.
3° momento: Lanche e escovação
4° Momento: Serão explicadas como brincar.
A partir da palavra encontrada no balão, os alunos irão ler para a turma toda. A
palavra será escrita no quadro. E todos irão ler em voz alta. Trabalhando as
palavras com o fonema L.
5° Momento: Surpresinha Entrega das Lembranças
(lápis).
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Balão.
Fita pvc.
Massinha
Caseira.
Palavras em
recortes.
Cartaz
Semáforo do comportamento.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Será avaliada a participação dos
alunos na execução da atividade, a apresentação, bem como as expressões de conhecimentos
na brincadeira de massinha.
2. PLANO DE AULA (14/09) Quinta-Feira
- CONTEÚDO: Matemática: números até 10, Oralidade
e corpo em movimento (musica).
- OBJETIVOS: Aprenderem a música para
apresentarem no projeto, confeccionar o número zero, com papel cartão e fazer
uma bela arte, de livre escolha de cada um.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA
1° momento: Acolhimento.
2°momento: As crianças irão ensaio da música
(Os números).
3° Momento: Lanche e escovação.
4°Momento: Confecção dos Números, pintura
livre no número.
5° Momento: Brincadeira no parquinho.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Som
Papel
cartão
Números
0 a 9 impressos grandes
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar quem aprendeu a coreografia,
O conhecimento dos números.
Capacidade de interação.
3. PLANO DE AULA (15/09) Sexta-Feira
- CONTEÚDO
Explorar a oralidade
Trabalhar a
Atenção, concentração e competição.
- OBJETIVOS
Reconhecimento dos encontros silábicos.
Interação da turma.
Trabalhar em equipe.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida e rotina na sala
2° Momento: Solicitar aos alunos nomes
de pessoas que começa com a letra M/N. Circular em revistas as palavrinhas
encontradas com M/n
3° Momento: Lanche e escovação
4° Momento: Montar um cartaz coletivo
com gravuras de revistas, aonde os alunos irão criar uma historinha. Dividir a
sala em 2 equipes.
-
RECURSOS METODOLÓGICOS
Revistas
velhas.
Cartolina
Branca.
Cola Branca.
Tesoura.
-
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Será observada a participação dos
alunos na execução da atividade, a maneira que eles se expressam mediante a
competição e interação, bem como o texto escrito por eles. Trabalhar a Atenção, concentração e competição.
4.
PLANO DE AULA (18/09) Segunda-Feira
- CONTEÚDO
Matemática
Raciocínio lógico
Linguagem Oral e escrita
- OBJETIVOS
O aluno deve pintar o quebra cabeça com giz
de cera, e em seguida com a ajuda do professor recortar e montar um quebra cabeça,
de livre escolha de corte e o formato sugerido é que corte em 8 partes a folha.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA
1° Momento: acolhida das crianças.
2° Confecção de um quebra cabeça.
3° Momento: Lanche e escovação.
4° Momento: História do Número 0, e
atividades numéricas do livro.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Ilustração da história do 0 que queria mais
Atividade em folha impressa.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Criatividade
Concentração
Coordenação Motora Global
5. PLANO DE AULA (19/09) Terça-Feira
- CONTEÚDO: Arte e Cultura.
- OBJETIVOS: Adquirir habilidades com pincéis
e tinta.
- DURAÇÃO 4 horas
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida da turma, conversa
informal, sobre a exposição do dia seguinte.
2° Momento: Lanche e escovação.
3° Momento: Pintura de tela, com tinta de
tecido o Número 0.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Tela.
Pinceis.
Tinta Tecido Várias Cores.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar a capacidade de motricidade e
criatividade.
6. PLANO DE AULA (20/09) Quarta-Feira
- CONTEÚDO
Finalizar o projeto.
Exposição.
Apresentação.
- OBJETIVOS
Expor todo o material confeccionado.
Apresentação
Despedida da Turma.
Conversa Informal.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA
Expor as atividades realizadas em sala no
pátio da escola, convidar a escola para visitar a exposição.
Os alunos serão os recepcionistas. Além
disso, apresentação da música ensaiada.
Despedida da turma.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Som
Cartazes
Pastas
Trabalhos desenvolvidos
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Interatividade.
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
1. RELATÓRIO
DE REGÊNCIA
Essa foi à primeira
intervenção de regência, e foi a sequência no qual a professa docente da
instituição, vem trabalhando. A aula foi tranquila, a professora ficou em sala
de aula. Como foi a primeira prática, os alunos ganharam lápis de lembrancinha.
Eles gostaram mesmo foi da massinha
no final da aula, e a atividade, foi feita bem rápido. Esse é o dia do caratê,
e aula foi adaptada, com a pausa, para as crianças realizarem a aula extra.
O ponto positivo foi a
interatividade a empolgação das crianças, pois a aula se deu forma alegre e
animada. A parte do ditado estourado
foi o ponto alto da aula. O ponto negativo é que a aluna ainda não tem total
domínio com as crianças, as vezes a professora entrava na sala de aula e pedia
mais silêncio aos alunos. A aula foi boa e todas as atividades propostas foram
realizadas, com sucesso.
2. RELATÓRIO
DE REGÊNCIA
A aula
inicia com a rotina, já habituada da escola. O professor de música foi convidado
a ajudar as crianças com o ensaio da música. As crianças se empolgaram, pois a
música é animada e começa com o assovio. Rapidamente eles aprenderam os
movimentos, pois é bem didática. Combinamos ensaiar um pouquinho todos os dias
no final da aula.
O número eles pintaram com facilidade. E a
brincadeira no parquinho foi livre. O ponto positivo da aula é que ela foi bem
lúdica e alegre. O negativo é que a turma é de difícil controle, pois as
crianças ainda são agitadas e pede muito da aluna estagiária. Dia de piscina,
um dia que é agitado na hora de sair da piscina, eles usam o ultimo horário.
3. RELATÓRIO
DE REGÊNCIA
A aula foi concretizada, e o objetivo de
interação mediado foi alcançado. A turma gosta de fazer juntos, apesar da competitividade as vezes atrapalhar. Os alunos muitas vezes querem fazer tudo o que o colega já
está fazendo e quer o mesmo material. Pode se dizer que aula foi muito
divertida e o tempo passou rápido. O ponto negativo é que esse tipo de aula
traz muitos conflitos entre os alunos.
4. RELATÓRIO
DE REGÊNCIA
Segunda-Feira é o dia que as crianças chegam
mais agitadas, pois elas vem do fim de semana de passeios e etc. A princípio, a
ideia foi acalmar a turma, pois o plano de aula é sempre adaptável. Após a
rotina, as atividades foram iniciadas,
ainda voltada para o produzir as tarefas que serão expostas ao final do
projeto.
O ponto positivo é que nessa aula, já se tem
o um maior domínio da turma; não completamente, contando com a professora docente sempre que necessário. A interação entre aluno e aluno tem sempre alguns
conflitos que a professora deixa eles primeiro, resolverem, caso não consigam,
ela faz a mediação com conversa.
5. RELATÓRIO
DE REGÊNCIA.
Todas as aulas, foram acompanhadas pela professora docente, enquanto a monitora
de sala fazia as organizaçoes das agendas (comunicação com a família). A
professora sempre tinha algumas ativiades para corrigir e organizar durante a
aula da aluna estágiaria. A aluna não conseguiu aprender o nome de todos os
alunos e issso as vezes era um problema na comunicação.
6. RELATÓRIO
DE REGÊNCIA.
Aula especial pois foi a culminância do
trabalho intenso da semana. A turma estava em clima de festa, animados, caracterizados
para a apresentação. No primeiro momento, conversa informal e despedida. Também
ganharam um pedaço de bolo, feito pela estagiária (que foi guardado para o momento
do lanche). Realização do ensaio da música. Pausa para o lanche.
Após o lanche, as crianças se organizam e
descem com os materiais com calma para o pátio; cartazes e livros. Com ajuda da
professora docente, monitora e aluna estagiária, foi organizado tudo em mesas
da escola. As outras turmas chegam e são convidadas a sentar no chão da escola
para ver a apresentação. O grupo 5 estava eufórico. A turma apresentou lindamente
a coreografia. Foi cansativo e compensador. Receberam muitas palmas.
MOSTRA DE ESTÁGIO
A Mostra
de estágio se deu no polo de Planaltina Goias, e culminou na interação da
turma e tutora presencial. Juntos abordamos as nossas vivências nas escolas do nosso município.
Através da reflexão percebe-se que o nosso município é dotado de diversidade de escolas e realidades
diferentes, e foi constatado que temos uma prática diferenciada na rede de escolas
particulares.
Realidades diferentes, ambas, sonhando com
uma educação melhor. A prática na escola precisa de suporte da família, pois juntos
se constrói uma ponte inabalável de confiança e capacitação afim de contribuir
com o sucesso das crianças.
É importante que as escolas trabalhem a
autonomia das crianças. Importante também que os profissionais se capacitem sempre,
pois mesmo tendo todo suporte de documentos legais, a prática vivenciada na
sala é dotada com peculiaridades particulares de cada professor. A união entre a
equipe escolar faz toda a diferença para uma ação perfeita, menos tradicional e mais crítica-social dos conteúdos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A observação participativa
é um momento fundamental e inesquecível na vida do aluno, pois se tem a
oportunidade de vivenciar a prática de todo estudo teórico realizado até o
momento. Através da dinâmica do dia a dia o aluno aprofunda os conhecimentos
metodológicos do ensino aprendizagem, a partir do cotidiano escolar.
A realidade do exercício
da função do professor é a expansão natural da capacitação do aluno, e através
do estágio o aluno tem a oportunidade de ver o que o que de fato é a profissão
e a educação no seu município.
Pode-se dizer que o estágio
é um dos momentos mais importantes da vida do aluno, afinal ele é inserido
exatamente no mundo profissional em que vai atuar. Esse momento o aluno deve
refletir sobre todos os aspectos possíveis e aproveitar ao máximo o estágio.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Referencial
curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. 3. ed. Secretaria de educação fundamental. 267
p. Brasília. 1998. (ministério da educação e do desporto.). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 02 Setembro
de 2017.
CRUVINEL, Fabiana Rodrigues;
LIMA, Bianca; ALVES, Gabrielle Marques.Revista cientifica eletronica: Como desenvolver
a linguagem oral e escrita na educação infantil. 2013. Disponível em: .
Acesso em: 20 de Outubro de 2017.
Colocando a mão na massa, Massinha de Modelar Caseira. |
Deu muito certo!! Fiz muito mais hehhehe |
Semáforo do comportamento! |
Caixinha Surpresa! |
Lembrançinhas para a turma <3 font="">3> |
Grupo 5, dia lindo e especial! |
Atividade Balão estourado, eles amaram e eu também <3 font="">3> |
Pastas Projeto ... |
Obg pelo Mimo <3 font="">3> |
Ganhei o meu 1° Presente: dia DO PROFESSOR!! Grata, ameiiiiii... |
Dia Normal do grupo 2, interação, uma troca riquíssima de saberes entre eles, mediado pelo professor... <3 font="">3> |
Piquenique despedida, minha alma chorou :( Muito apego pelas crianças... |
Palavras Chaves: Semáforo do comportamento, Atividades Educação Infantil, Estágio Pedagogia.
TRABALHO DE MINHA AUTORIA!!
O SITE Passei direto está PLAGIANDO!!!!
oi boa tarde!Meu nome é Karoline, estou cursando pedagogia e estou no 6º semestre ,estou para começar, meu primeiro relatorio de estagio com aquele nervosismo que voce ja pode imaginar kkk! Li seu relatorio achei muito interessante se puder me dar uma ajudinha eu agradeço ,obrigada :)
ResponderExcluirOi Karoline, seja muito bem vinda!! Não precisa ficar nervosa, vai dar tudo certo... Lá no AVA, tem o modelo de relatório pronto para você seguir :)... Eu peguei muitas dicas de aulas lúdicas nos grupos de professores no Facebook, me ajudou muito! Atualmente estou trabalhando nessa escola que fiz estágio, então vai um dica, se tem vontade de ingressar em escolas privadas, já comece a fazer estágios em escolas particulares!
ExcluirBjus espero ter contribuído...
Amei seu relatório, obrigada pelas dicas.
ExcluirParabéns pelo relatório postado, será de grande auxílio para mim.
ResponderExcluirObrigada, que bom que pude contribuir <3.
ExcluirVai me ajudar muito, pois está divino, espero que o meu trabalho tenha um conteúdo tão bom quanto o seu.
ExcluirEstou me preparando para fazer esses relatorio,estou pirando.
ExcluirMuito bom o seu relatorio
ResponderExcluirparabéns seu relatório esta muito lindo
ResponderExcluirquero sua ajuda para realiza o meu kkkk to nervosa e ansiosa
ResponderExcluirOie Nelquiane Rocha, bem vinda!!
ExcluirFique calma, vai dar certo, no final sempre dá, eu também fiquei muito ansiosa em todos os estágios.
#Uma dica, anote tudo que puder, se não tiver tempo na sala de aula, faça as anotações em casa assim que possível, acredite vai precisar das anotações.
Oi amei o seu relatório... estou quebrando a cabeça para fazer 6 planos de aula, vc poderia me ajudar?
ResponderExcluirOi nossa seu portfolio do estágio estar topissimo,eu entrei no acha procurando esses modelos de relatórios porém não achei onde posso encontrar? Socorro
ResponderExcluirParabéns muito bom seu relato.
ResponderExcluirBom dia meu nobre meu nome é Ruan gostaria de receber uma ajudinha para realizar meu primeiro relatorio.
ResponderExcluir