CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

 



1 INTRODUÇÃO:



O celular se tornou uma ferramenta indispensável no cotidiano das pessoas, e seu uso tem sido discutido na educação. Em muitas escolas, o celular ainda é visto como um problema e é proibido durante as aulas. No entanto, quando usado de maneira adequada, pode se tornar uma ferramenta pedagógica valiosa.



Cada vez mais presente na vida das pessoas, especialmente dos jovens. Ele é utilizado para diversas finalidades, como comunicação, entretenimento e até mesmo para fins educacionais. Com o avanço da tecnologia, é possível transformar o celular em uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem.



2 DESENVOLVIMENTO:



O uso do celular em sala de aula pode ajudar a estimular a participação dos alunos, fornecer recursos para pesquisa e trabalhos escolares, além de ajudar na organização e gestão do tempo. Uma das ferramentas mais utilizadas é o uso de aplicativos educacionais, que podem auxiliar na fixação do conteúdo.



Existem diversas maneiras de utilizar o celular como ferramenta pedagógica. Uma delas é por meio de aplicativos educativos, que podem ser utilizados para aprender novos conteúdos de forma interativa e lúdica. Há aplicativos para diversas áreas do conhecimento, desde matemática e português até história e geografia.



Os professores podem utilizar aplicativos que ajudam a criar mapas mentais, flashcards, jogos educativos, leitores de livros e outros recursos pedagógicos. Além disso, os celulares podem ser usados ​​para acessar conteúdos multimídia, como vídeos, áudios e imagens, que podem enriquecer o aprendizado.



Outra maneira de utilizar o celular como ferramenta pedagógica é por meio de recursos multimídia, como vídeos, podcasts e imagens. Esses recursos podem ser utilizados pelos professores para enriquecer as aulas e torná-las mais dinâmicas e interessantes para os alunos. Além disso, os alunos podem utilizar esses recursos para revisar e fixar os conteúdos didáticos em sala de aula.




É importante lembrar que o uso do celular em sala de aula deve ser regulado e orientado pelos professores, a fim de evitar distrações e uso inadequado. Os alunos devem ser orientados sobre o uso consciente do celular e suas possibilidades como ferramenta de aprendizado.




É importante destacar que, para utilizar o celular como ferramenta pedagógica, é necessário que haja uma integração entre a tecnologia e a metodologia de ensino. Os professores precisam estar preparados para utilizar o celular de forma consciente e eficaz, de forma a potencializar a aprendizagem dos alunos.



Outro ponto importante é que nem todos os alunos têm acesso a um celular ou a uma conexão com a internet. Por isso, é necessário que as escolas tenham alternativas para que todos possam ter as mesmas oportunidades de aprendizado.



Por outro lado, é preciso ter em mente que o uso excessivo do celular pode ser prejudicial à saúde e ao desenvolvimento dos jovens. Por isso, é importante estabelecer limites para o uso do celular em sala de aula e conscientizar os alunos sobre os possíveis negativos do uso excessivo do aparelho.




3 CONSIDERAÇÕES FINAIS:



O uso do celular como ferramenta pedagógica pode trazer benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, desde que seja utilizado de forma consciente e responsável. Os educadores têm o papel de orientar os alunos sobre o uso adequado e incentivar o uso de aplicativos educacionais.



Por fim, é necessário que as escolas tenham alternativas para que todos os alunos possam ter acesso às ferramentas digitais, a fim de evitar desigualdades e garantir um ensino de qualidade para todos.



Em resumo, o celular pode ser uma ferramenta pedagógica valiosa no processo de ensino-aprendizagem, desde que seja utilizado de forma consciente e integrado à metodologia de ensino. É importante que os professores estejam preparados para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis de forma eficaz e que os alunos sejam conscientizados sobre os limites de uso do celular em sala de aula.



REFERÊNCIAS:



ALMEIDA, JC O uso do celular como ferramenta pedagógica: um estudo sobre o uso de aplicativos em sala de aula. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.



PEREIRA, EP O uso do celular na educação: um estudo sobre as possibilidades pedagógicas dos aplicativos educacionais. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.




PRETTO, NL Tecnologias e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2001.

Comentários