Teorias da aprendizagem






1)
A linguagem possui função central, pois organiza e sistematiza o desenvolvimento cognitivo. Essa ideia pode ser atribuída a qual teórico da área da educação?

Alternativas:
Resolução comentada:
Foi Vygotsky quem enfatizou o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo.

Código da questão: 38181
2)
A relação do sujeito com o objeto de conhecimento é marcada pelo entrelaçamento dos aspectos cognitivos e afetivos. No cotidiano escolar isso significa dizer que:

Alternativas:
Resolução comentada:
O modo como o professor se relaciona com os estudantes, em geral, influencia no modo como os estudantes lidam com o objeto de conhecimento.

Código da questão: 38191
3)
Para Wallon, o ser humano integra aspectos sociais e biológicos. Nessa perspectiva, o professor deve:

Alternativas:
Resolução comentada:
O professor deve considerar os aspectos e cognitivos ao ensinar, uma vez que o ser humano congrega aspectos sociais e biológicos.

Código da questão: 38189
4)
As primeiras aplicações dos estudos cognitivistas foram realizadas por Robert Gagné em meados dos anos de 1970. Gagné acreditava que as habilidades de alto nível estão assentadas em habilidades de nível mais abaixo. Considerando essa afirmação é possível estabelecer que:

Alternativas:
Resolução comentada:
Segundo a teoria de Gagné, as habilidades de alto nível estão assentadas em habilidades de nível mais abaixo, logo os estudantes devem aprender conteúdos de diferentes graus de dificuldades.

Código da questão: 38150
5)
Segundo Wallon, as transformações físicas e psicológicas da adolescência acentuam o caráter afetivo desse estágio. Conflitos internos e externos fazem o indivíduo voltar-se a si mesmo, para autoafirmação, e poder lidar com as transformações de sua sexualidade. Nota-se que:

Alternativas:
Resolução comentada:
Os adolescentes, durante a puberdade, passam por transformações físicas e psicológicas.

Código da questão: 38187
6)
As teorias cognitivistas compreendem que a aprendizagem não pode ser reduzida a uma mudança de comportamento. Aprender é, antes de mais nada, ter e constituir outros conhecimentos sobre as mais diversas situações. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que:

Alternativas:
Resolução comentada:
Ao contrário do behaviorismo que se desenvolveu centrado no comportamento humano, o cognitivismo analisa os processos mentais envolvidos no ato de aprender para, então, compreender como o ser humano constitui seu conhecimento de mundo.

Código da questão: 38148
7)
Wallon considera que a afetividade do ser humano pode ser influenciada pelo mundo externo e interno por meio de sensações ligadas à tonalidade agradáveis ou desagradáveis. Considera-se, assim, que:

Alternativas:
Resolução comentada:
A aprendizagem envolve fatores processos internos e externos.

Código da questão: 38194
8)
A partir do momento em que uma criança descobre que cada objeto tem um nome, quando ela não se recorda ou não sabe o nome, ela pede ajuda a um adulto ou a outra criança. Nota-se que o funcionamento psicológico se desenvolve nas relações sociais entre os diferentes sujeitos. Compreender o desenvolvimento cognitivo relacionado ao social foi o principal fundamento de qual teórico da aprendizagem?

Alternativas:
Resolução comentada:
Apesar de outros autores valorizarem o social, foi Vygotsky quem tomou a relação homem–mundo como ponto de partida de sua teoria.

Código da questão: 38174
9)
Quais os aspectos da teoria da afetividade proposta por Wallon?

Alternativas:
Resolução comentada:
Wallon destaca que sua teoria da afetividade tem três aspectos: emoção, sentimento e paixão.

Código da questão: 38188
10)
Os fatores externos são relevantes para a perspectiva de Henry Wallon. A estrutura biológica seria a primeira condição para o desenvolvimento, mas há as condições do mundo externo. Nesse caso, podemos afirmar que:

Alternativas:
Resolução comentada:
Wallon enfatizou o desenvolvimento humano em relação aos fatores sociais e biológicos.

Código da questão: 38183

Comentários

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)