Vida real do professor


              Então meninas tudo bem?
           Se você já ingressou na faculdade ou se está pensando em cursar pedagogia ou outro curso na área de licenciatura para ser professora, esse post é para contar o que ninguém te conta sobre como é realmente na prática e como o professor está atualmente na área!! Leia até o fim, o texto é apenas uma reflexão e informação da realidade Brasileira. Se você tem algo a acrescentar  comente lá embaixo.

         A função do professor hoje especialmente do professor que leciona na educação infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental está bem desvalorizada, mas não se resume apenas a este post. 
            
          Bom, é o seguinte; são muitas pessoas com certos comentários  sem conhecimento de causa falando que o professor trabalha muito pouco, pois trabalha, se quiser apenas 4 horas por dia ou seja um período e tem duas férias ao ano,  e professor pode ter os feriados, né?  Os recessos, certo? ERRADO!!!

        Um professor nunca, leia de novo: nunca trabalha apenas o horário em que está no seu registro de ponto ou seja na sua carteira assinada ou no seu contrato de trabalho.  Se lá no contrato diz que ele vai trabalhar 4 horas,  pode ter certeza ele trabalha no mínimo, brincando, 6 horas, se não são 8 horas, ele trabalha umas 10 horas no mínimo. Isso tudo sem ganhar hora extras. Então esqueça isso de duas férias, pois é enorme as competências de uma professor.

          Por quê? bom vou explicar para que você entenda de vez,  é que ser professor não é simplesmente chegar na sala e "dar aulas', ele tem que preparar antes o seu conteúdo, em casa, criar e confeccionar seu material didático, as vezes até comprar com recursos próprios, em prol de garantir uma parcela de contribuição na formação das crianças. 
        
     Outros adicionais são os projetos pedagógicos e as lembrancinhas, isso mesmo, confeccionar lindas lembrancinhas para  as datas comemorativas mais significativas. Tempo adicional de novo!

      Certamente vocês terão que realizar trabalhos "extras" com prazos, em algumas vezes, curtíssimos e estimados, então, em casa você tem que organizar, preparar e elaborar todo material e a fins e cumprir, também, todos prazos e metas..Tempo de novo.

     O professor sempre está estudando correto? Simm!!! Sempre vai estar a procura de conteúdo e conceitos para aprofundar, ver novas metodologias de ensino, conhecer novos recursos, enfim,  ele vai estudar mesmo e muito. Tempo de novo. Claro tudo isso vira rotina e todos se adaptam.

         Como você já pode ver tempo é tudo o que os professores não têm e não estou reclamando ou nada parecido apenas esclarecendo a quem tiver interesse, ok? Jamais fale que professores e educadores trabalham pouco, tudo para eles deve ser planejado e organizado para encaixar em sua rotina.
        Agora vamos a mais alguns detalhes extras para concluir e deixar claro que somos sim super heróis por levar tanta leveza para essas lindas crianças todos os dias.

    O professor sempre será "taxado" como o único e responsável pelo aprendizado do aluno, se o aluno NÃO aprendeu o único responsabilizado será o professor, inclusive são bem desunidos em algumas questões, digo os professores entre si, precisamos melhorar nesse quesito. Sabemos que o aprendizado vai além da vivência em sala de aula.

            Paulo Freire acredita que a Educação é um processo humanizante, social, político, ético, histórico, cultural e afirma: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

      Certa vez encaminhei um querido aluno meu ao psicólogo pois ele tinha dificuldade de se concentrar, aluno inteligente, mas precisava de uma certa orientação. Segundo o diagnóstico (com duas consultas apenas) a criança não apresentava nenhum problema de concentração, ok, até aí, porém ao final do relatório médico tinham algumas sugestões de mudanças na metodologia de aula. Ops , ora, se o aluno não apresenta nenhuma dificuldade, então está tudo certo, né? Afinal médico não receita remédio para paciente com saúde. 
      Não vou me adentrar muito nas questões da criança pois foge a ética profissional, mais fiquei frustada...Ressalto que temos uma excelente didática na escola, onde é uma realidade de escola privada e temos sempre orientação pedagogia. 

    Esse é só um exemplo claro que a culpa sempre recai sobre você PROFESSOR, INFELIZMENTE. Ah! Claro que segui as sugestões  que firam cabíveis em nossa realidade. Não estou recriminando profissional, estou apenas fazendo uma reflexão aqui.

     A mãe e o pai ou responsável sempre irão 'achar' um culpado  para aliviar até mesmo suas consciências, claro que não vamos generalizar aqui, estamos falando de uma grande maioria e de como alguns professores se sentem em sua posição profissional, e se aqui tiver alguma coisa que acha loucura por favor comente. Mais quem está dentro de uma sala de aula todo dia sabe do que se trata!

      Já ouvi até de colegas profissionais falar assim: cadê, onde estava o professor dessa criança em situação em que o professor estava em horário livre e fora de obrigação com aquele aluno, e a criança estando fora de sua sala, ou seja, tudo é culpa do professor.

         Então já sabe que você vai ser um mártir de todas as questões da escola tá bom? Certamente uma coisa que é mais fácil para uns e mais DIFÍCIL PARA OUTROS. Então para não haver erros siga o código de ética, siga seu coração e pratique o auto conhecimento diário. Muitas vezes não é sobre você, faz parte da sua profissão. 

        Uma coisa não menos importante é que o professor sempre vai gastar do seu próprio salário para os seus alunos,  por mais que ele não queira gastar ele gasta até porque ele gosta daquelas crianças, ele quer fazer algo e ele vai gastar um pouquinho do seu salário com aquelas crianças. Reserve um pouquinho, eles merecem.

      O professor deve se conhecer o suficiente para não levar as questões profissionais para o nível pessoal. Saber levar os relacionamentos interpessoais que a escola trazem e aproveitar o lado bonito da profissão que também são muitos, afinal tudo na vida tem uma dualidade, como por exemplo o mesmo remédio que cura, mata se errar a dosagem, e assim é a nossa profissão, é maravilhoso ter o contato diário com as crianças, ensinar e aprender a cada dia com eles, trocar vivências. Se está disposto a tudo isso, faça bem feito com o seu melhor.
       Honre a sua profissão, proteja as crianças, muitas precisam de muito pouco de você, outras só tem você e entre no barco sabendo de todas as possíveis tempestades...


Comentários