Como Preparei a Apresentação do TCC?


    Oiee...

Pois é esse dia finalmente chegou!! Apresentei o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)!!
   
Agradeço de alma esses quatro anos que Deus me ajudou a vencer, agradeço a minha família, professora e amigas de sala, pois sei que cada um teve um papel de grande valia nesse universo universitário em que mergulhei a fundo!! 
   
Quero agradecer a você que vem aqui no meu blog e dizer que não vou parar de estudar pois nessa profissão não podemos deixar de nos atualizar, nunca estamos totalmente prontos. Obrigado por sua companhia sempre.

Meu trabalho foi sobre: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZADO!!
         
 Sim esse tema me chama muita atenção pois no dia a dia é muito difícil manter o lúdico em sala de aula e é um diferencial. 

Abrimos a discussão do "óbvio" junto aos caros colegas professores afinal o Lúdico é uma ferramenta, um recurso didático que não se pode abrir mão para ensinar as crianças. Foi uma reflexão leve e maravilhosa, posso dizer que foi lindo, ainda mais que o esperado.
    

Como eu me preparei para apresentar?


Primeiro quero dizer que fiquei ansiosíssima tensa e não conseguia pensar em mais nada, apenas no dia da apresentação, pois gosto de fazer com capricho... hehe

Então vou contar pra vocês a maneira que funcionou aqui, pode ser que você faça diferente e é isso mesmo não tem receita, apenas maneiras que mais se adaptam a  cada pessoa. 

Fiquei nervosa sim como todos ficam ao serem avaliados, enfim desafio vencido. Quero ajudar aos que ainda irão passar por esse processo necessário.

  • 1° PASSO: Destacar as partes principais no texto impresso do TCC.
  • 2° PASSO: Escrever a sua fala exatamente como vai falar.
  • 3° PASSO: Montar os slides em cima da sua fala, separar os tópicos. 5 slides aqui. Nos slides apenas frases chaves que irão lembrar o que sera verbalizado. Nada de slides coloridos.

Modelo de Slide da Unopar.


  • 4° PASSO: Falar estruturar e gravar a sua voz, isso fará que não esqueça tudo!! Lembrando que a cada vez que você falar será de forma diferente, não tem jeito, mais faça uma boa estrutura. 
  • 5° PASSO: Treino e treino... Colei os slides impressos e já me imaginava apresentando...
  - Na hora de apresentar não fale correndo, isso mostra decoreba ou nervosismo, não diga: ESTOU NERVOSO!...  Ninguém vai saber que está nervoso a menos que diga.

   -  Postura Corporal é tudo, você fala mais com gestos do que com fala,  na hora lembre-se: POSTURA DA MULHER MARAVILHA.

 - Faça as pessoas se sentirem bem, seja agradável, ninguém vai lembrar depois o que você disse, porém irão lembrar de como se sentiram na gora da sua apresentação!! Cansados? Tédio? Curiosos? Enfim envolva a banca e os convidados da platéia.

   -  Se tiver medo vá assim mesmo!!!




         


LEMBRANCINHA AOS CONVIDADOS DA BANCA PERSONALIZADA... LONG DRINK PARA TODOS!






O dia estava perfeito, como eu havia desejado!! 
     
Até porque estávamos em tempos de chuva, mais olhem que linda a imagem de dentro da minha faculdade.


  Gratidão a cada detalhe!!
BANCA EXAMINADORA E MINHA PROFESSORA!



Comentários