Av1 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II


1)
A formação continuada é de extrema importância para que se efetive uma educação pública de qualidade em nosso país.
Considerando os estudos desenvolvidos, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    A formação do professor, no contexto atual, necessita assumir o caráter de construção individualista, sem que haja a participação dos agentes sociais, para mudar a realidade educativa.
  • b)
    A docência deve ser entendida como uma profissão estática, que não possui movimento. Logo, que não há necessidade de transformação.
  • c)
    A formação do professor, no contexto atual, necessita assumir o caráter de construção coletiva, com todos os agentes sociais – exceto a União -, para mudar a realidade educativa
  • d)
    A formação continuada precisa ser desarticulada com outros aspectos da atuação dos professores.
  • e)
    A formação continuada de professores ainda é pouco valorizada no Brasil.
    Alternativa assinalada
2)
A formação continuada no Brasil acontece de diferentes formas. Ela pode ser realizada por organismos dos sistemas de ensino, especialmente nas escolas; pelas universidades; as modalidades a distância; as realizadas por ONGs, movimentos populares, sindicatos, associações e entre outros. Há, desta forma, uma formação contínua em diferentes espaços educativos.
Leia o trecho que se segue e assinale a alternativa que contempla o conceito ao qual a definição a seguir define.
"[...] a escola também é um local no qual os professores aprendem sobre sua profissão, sobre como ensinar. Constitui a formação realizada em horário coletivo de trabalho pedagógico, no qual há discussão, reflexão e avaliação do que realizam individualmente ou em grupos."

Alternativas:
  • a)
    A formação contínua realizada na escola
    Alternativa assinalada
  • b)
    A formação contínua realizada no modelo de Educação a Distância
  • c)
    A formação contínua realizada por ONGs, sindicatos ou outros organismos sociais
  • d)
    A formação contínua realizada pela universidade
  • e)
    A formação contínua realizada por museus e centros culturais
3)
Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que contempla as palavras corretas a serem preenchidas na lacuna.
A mais forte ação na formação de professores é a expansão da ________________________________, que possibilitou a oferta de cursos na modalidade a distância, tanto para formação inicial quanto para a formação continuada de professores. No entanto, ações e programas de formação continuada ainda permanecem centrados em modelos de caráter emergencial, como sempre lhe foi atribuído historicamente, carecendo de diretrizes amplas de formação nacional de professores para todas as instituições responsáveis por essa oferta.

Alternativas:
  • a)
    Programa de Correção de Fluxo Escolar (PCFE)
  • b)
    Universidade Aberta do Brasil (UAB)
    Alternativa assinalada
  • c)
    Normal Superior à Distância (NSD)
  • d)
    Instituto de Educação à Distância (IED)
  • e)
    Portal de Educação à Distância (PED)
4)
Para dar continuidade à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, foi elaborado o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).
Considerando os conteúdos estudados, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    O PARFOR foi criado no governo de Michel Temer, na presidência. 
  • b)
    O PARFOR volta-se aos docentes do Ensino Superior
  • c)
    O PARFOR busca enfraquecer os programas estratégicos da área e acolher o menor número de projetos de formação
  • d)
    O PARFOR busca proibir a articulação entre as demandas dos estados e dos municípios e os cursos oferecidos pelas instituições parceiras
  • e)
    Visa ofertar cursos de licenciatura aos professores que não a possuem.
    Alternativa assinalada
5)
Com base nos conteúdos estudados, sabemos que existem diferentes formas de educação contínua.
Assinale a alternativa que contempla corretamente a definição correta para A formação contínua realizada pela universidade.

Alternativas:
  • a)
    consiste na formação ofertada na modalidade a distância, estruturada a partir das tecnologias da informação e da comunicação, como computador, internet, vídeos e televisão. Utilizam atividades a distância, como videoconferências e ambientes virtuais com chats, fóruns, redes sociais e outros recursos ofertados pelo avanço das tecnologias. Dependendo do modelo, apoiam-se em material impresso e atividades presenciais.
  • b)
    museus e centros culturais constituem-se espaços privilegiados de formação contínua. É fundamental ter contato com o mundo da cultura de forma intensa e diferenciada, com leitura de livros de literatura e visitas a museus, cinemas, teatros, concertos, shows etc. Essa ação possibilita o enriquecimento do trabalho docente extrapolando o conhecimento formal e incorporando contribuições do mundo das artes e da literatura.
  • c)
    esses constituem espaços de reflexão e atuação sobre questões ligadas à dimensão pedagógica, aos múltiplos aspectos da cultura e à educação, oferecendo possibilidades de rever ações.
  • d)
    Constitui a formação contínua ofertada pelas instituições de ensino superior aos professores, tanto na relação direta com as escolas, como por meio de convênios com os sistemas de ensino.
    Alternativa assinalada
  • e)
    A escola também é um local no qual os professores aprendem sobre sua profissão, sobre como ensinar. Constitui a formação realizada em horário coletivo de trabalho pedagógico, no qual há discussão, reflexão e avaliação do que realizam individualmente ou em grupos.

Comentários