Av2 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional


1)
Quando se pensa na "qualidade da educação", o contexto escolar pode ser considerado um excelente laboratório de pesquisa. A escola favorece análise sobre o desenvolvimento do trabalho pedagógico, administrativo, e outros, por meio de diferentes instrumentos avaliativos. Além das avaliações realizadas pelo professor em sala de aula, que é considerada "avaliação da aprendizagem", existe a avaliação que os profissionais realizam internamente no ambiente escolar, afim de detectar pontos vulneráveis ou exitosos, ligados ao seu próprio desempenho e ao desempenho dos colegas de trabalho. É correto considerar que essa afirmativa se refere à:

Alternativas:
  • a)
    Avaliação Externa,
  • b)
    Avaliação da Aprendizagem,
  • c)
    Avaliação Institucional,
    Alternativa assinalada
  • d)
    Avaliação em Larga Escala,
  • e)
    Avaliação do Ensino e da Aprendizagem,
2)
Considere as afirmativas, indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas.
I) ( ) O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – contribui para a reorganização do currículo escolar da etapa final da educação básica.
II) ( ) A Lei nº 12.711/2012, sugeriu que metade das vagas por curso e turno nas universidades; passassem a ser reservadas aos alunos de escolas públicas, que participaram do ENEM.
III) ( ) A Prova Brasil tornou-se um instrumento de medida de competências envolvendo leitura (língua portuguesa) e resolução de problemas significativos (matemática).
IV) ( ) O IDEB é um dos eixos do PDE que permite apresentar à sociedade; dados concretos sobre a educação que acontece de maneira efetiva nas escolas.
Após análise, podemos considerar como resposta correta:

Alternativas:
  • a)
    F – V – F – V,
  • b)
    F – F – F – V,
  • c)
    V – F – V – F,
  • d)
    V – V – V – V,
    Alternativa assinalada
  • e)
    V – V – V – F,
3)
Denominada Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, esse instrumento de avaliação consegue retratar a cada dois anos a realidade e a diversidade em diferentes municípios brasileiros. Além de avaliar o processo de construção do conhecimento em séries/anos distintos, sua aplicação também consegue detectar dificuldade de aprendizagem, em língua portuguesa (foco na leitura) e em matemática (foco na resolução de problemas). Seus resultados auxiliam o professor a reorientar sua prática. Essa afirmativa trata sobre:

Alternativas:
  • a)
    ENEM,
  • b)
    PROVA BRASIL,
    Alternativa assinalada
  • c)
    ENADE,
  • d)
    ENCCEJA,
  • e)
    PROEJA,
4)
A primeira avaliação ocorreu em 1990. A partir de 1992, a aplicação da avaliação ficou a cargo do INEP. Esse modelo de avaliação, instituído pelo MEC, ficou à princípio, definido como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas educacionais. É correto confirmar que se trata do Sistema de Avaliação intitulado:

Alternativas:
  • a)
    SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica,
    Alternativa assinalada
  • b)
    FUNDEB – Fundo de Manutenção da Educação Básica,
  • c)
    FUNDEF – Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental,
  • d)
    FUNDESCOLA – Plano de Desenvolvimento da Escola,
  • e)
    PISA – Programme for International Student Assessment,
5)
Analise as afirmativas indicadas abaixo, e em seguida aponte aquelas que complementam o texto que trata sobre "Avaliação", de maneira correta.
No que se refere à avaliação, cabe ao pedagogo, observar de forma sistemática os aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas escolares. Também é correto considerar que:
I)A avaliação escolar encontra-se integrada ao Projeto Político Pedagógico da escola e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
II)A denominação avaliação externa, diz respeito às avaliações que não são propostas no interior das escolas pelos próprios professores.
III)A função primordial da avaliação quando envolve o desempenho do professor centra-se em orientar o trabalho pedagógico em  em sala de aula.
IV)A avaliação em sala de aula auxilia na investigação, interpretação e organização do trabalho pedagógico.
Após análise das afirmativas, é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a afirmativa I, está Correta,
  • b)
    Apenas as afirmativas I, II e III, Corretas,
  • c)
    Apenas as afirmativas III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas as afirmativas I e IV, estão Corretas,
  • e)
    Apenas as afirmativas I, II, III e IV, estão Corretas,
    Alternativa assinalada

Comentários

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)