Av1 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional


1)
É importante considerar que a compreensão sobre os documentos que dão suporte à organização do trabalho na escola, também ajuda seus profissionais a desenvolverem a "consciência crítica". Seguindo esse contexto, realize a leitura das afirmativas indicadas a seguir, considerando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas.
I) ( ) Cabe ao pedagogo apropriar-se de conhecimentos que lhes possibilite entender sobre a legislação que ampara a educação.
II) ( ) A Constituição Federal é considerada lei que fixa normas de governo, discrimina direitos e deveres, limita ações e assegura ao povo um ambiente de "ordem".
III) ( ) A LDB n. 9394/96, orienta a estrutura e a organização dos sistemas de ensino, bem como o funcionamento da educação escolar no Brasil.
IV) ( ) Diante das transgressões dos alunos às regras, a instituição escolar, deve sempre ser entendida como espaço coercitivo, punitivo e meritocrático.
V) ( ) A realização da gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas não depende somente da legislação.
Após análise, se deve considerar como resposta correta:

Alternativas:
  • a)
    F – V – F – V – V,
  • b)
    F – V – F – F – F,
  • c)
    V – V – V – F – V,
    Alternativa assinalada
  • d)
    F – V – V – V – F,
  • e)
    V – V – V – F – F,
2)
Quando o pedagogo conhece os documentos que amparam seu trabalho no espaço escolar, ele se sente mais seguro e, consequentemente, consegue demonstrar sua própria capacidade de planejar e aplicar os procedimentos considerados necessários à realização do trabalho pedagógico. Ele consegue agir pessoal e coletivamente com maior autonomia, responsabilidade, resiliência e determinação. Diante dessa afirmativa, considerando os documentos da escola; enumere: 1 –para Regimento Escolar, 2 – para Projeto Político Pedagógico, 3 – para Proposta Curricular, 4 – Plano de Trabalho Docente, nas lacunas indicadas abaixo:
I) ( ) É considerado um instrumento pedagógico porque define as ações educativas, inclusive da sala de aula, que auxiliam no cumprimento dos propósitos da escola.
II) ( ) Documento principal que estrutura, define, regula e normatiza todas as ações do coletivo escolar.
III) ( ) Encontra-se articulada ao trabalho indicado no P.P.P., respeitando os parâmetros legais e diretrizes pedagógicas.
IV) ( ) Sua estruturação favorece a execução de um levantamento situacional, conceitual e operacional.
V) ( ) Sua efetivação em sala de aula, deve estar em consonância com o Regimento Escolar, com o P. P. P., com a Proposta Curricular e com as Diretrizes Curriculares da disciplina.
Após análise das afirmativas é correto o indicado em:

Alternativas:
  • a)
    1 – 2 – 1 – 3 – 4,
  • b)
    4 – 2 – 2 – 1 – 3,
  • c)
    3 – 2 – 3 – 4 – 4,
  • d)
    2 – 1 – 3 – 2 – 4
    Alternativa assinalada
  • e)
    3 – 1 – 2 – 4 – 1,
3)
A gestão democrática pode ser considerada processo de construção social. Os mecanismos de consolidação da gestão encontram respaldo na Constituição Federal de 1988. A gestão ao mesmo tempo que reconhece a escola como espaço de contradições também valoriza a cultura e a dinâmica social. Sobre o conceito de gestão, enumere: 1 - para Gestão Educacional e 2 – para Gestão Escolar, nas lacunas indicadas abaixo:
I) ( ) compreende o ensinar e o aprender, considerando cada sistema de ensino desde a esfera municipal, até a estadual e federal, observando-se na medida do possível, planejamento, execução, controle e avaliação do trabalho realizado.
II) ( ) envolve todas as atividades realizadas no âmbito escolar, inclusive as atividades praticadas dentro da sala de aula; espaço na qual se efetiva a proposta pedagógica.
III) ( ) em esfera macro, considera a especificidade e a possibilidade histórica e cultural a ser desenvolvida em cada sistema de ensino.
IV) ( ) possibilita Implantação de instâncias colegiadas, democratização das relações de poder na escola, eleição de diretor da escola, elaboração coletiva do Projeto Político-Pedagógico.
Após análise das afirmativas é correto o indicado em:

Alternativas:
  • a)
    1 –2 – 1 – 2,
    Alternativa assinalada
  • b)
    2 – 2 – 2 – 1,
  • c)
    1 – 2 – 1 – 1,
  • d)
    1 – 2 – 2 – 2,
  • e)
    2 – 1 – 1 – 1,
4)
Diante do contexto da gestão escolar é compreensível a afirmativa de que a natureza do trabalho pedagógico desenvolvido na escola, deva ser construído de forma a oportunizar a participação de todos, sem perder de vista o grande objetivo da instituição educativa. Importante considerar que o trabalho pedagógico, atualmente, não pode ser pensado simplesmente como um processo de transmissão de conhecimento, porque:

Alternativas:
  • a)
    Ele é parte de um processo intencional, organizado de forma a apresentar aos alunos, determinados conteúdos de maneira "dosada" e sequenciada.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Desfavorece a ação planejada, seguindo determinada rotina envolvendo tempo e espaço.
  • c)
    É construído a partir de sugestão dos alunos e seus familiares, sem levar em conta as diretrizes que orienta o trabalho na escola.
  • d)
    O maior objetivo da escola, continua sendo definido seguindo os princípios traçados pelo ensino tradicional, inclusive no que se refere à atitude do professor.
  • e)
    O trabalho pedagógico na escola, integra um processo espontâneo que sugere uma organização artificial das ações à serem desenvolvidas tanto em sala de aula quanto fora dela.
5)
Quando o assunto é "gestão escolar", é importante que o (a) futuro (a) pedagogo (a) saiba compreender os conceitos tratados pela legislação educacional, assim como o momento certo para sua utilização. Sobre os conceitos ligados à legislação, é correto afirmar que as políticas educacionais:
I) Podem ser interpretadas como um conjunto de medidas sistematizadas e agilizadas pelo governo.
II) São consideradas regras sociais obrigatórias que surgem com objetivo de tentar orientar legalmente o trabalho dos profissionais da escola.
III) Ajudam a organizar, de maneira mais específica, o trabalho em sala de aula.
IV) Formulam diretrizes para acolher especificamente os alunos com maior poder aquisitivo.
V) Ajudam a definir como a educação deve orientar-se para assegurar formação adequada às exigências sociais.
Após análise das afirmativas, é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a afirmativa I, está Correta,
  • b)
    Apenas as afirmativas I, II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as afirmativas III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas as afirmativas I e IV, estão Corretas,
  • e)
    Apenas as afirmativas I, II, III e V, estão Corretas,
    Alternativa assinalada

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