INTRODUÇÃO
Estágio
realizado na Escola Municipal Emilio Ferreiro, localizada na cidade de
Planaltina/Go, mais precisamente no endereço Quadra 12 Rua 09 Lote Area Especial, 1.
Com carga horaria total de 100 horas. Aonde foi observado as práticas
pedagogicas da escola, tendo em vista uma melhor formação
prossissional.
O
Objetivo do estágio é
trazer ao acadêmico mais conhecimentos e recursos para aprimorar o aprendizado
e além disso a troca de experiências entre os profissiomnais mais velhos com os
novos é valiosa para ambas as partes, visando o conhecimendo das técnicas de ensino,
e a reflexo do ensino-aprendizado, entendendo os mais variados médotos de
ensino.
O estágio foi realizado de forma obsevatória e
participativa, a aluna estagiaria teve a oportunidade de realizar sua prática
de regência, pautada nos ensinos teoricos e indo além da teoria e prealizado a prática. Conhecendo a cultura
local, compreendendo a realidade escolar. A coodernação da escola, foi receptiva,
assim como toda a comunidade escolar. A escola se mostrou um ambiente alegre,
com profissionais responsáveis e habilidosos.
A
turma em que foi realizada as atividades e as descobertas, foi o 4° ano
vespertino. A aluna estágia juntamente com a professora e as crianças da sala
tiveram a oportunidade
de realizar experiencias e descobertas, através do presente trabalho.
Os
resultados obtidos nessa prárica foram de valor, pois houve uma troca
pedsagigica entre todos envolvvidos nesse processo de ensino aprendizado, onde
a acadêmica pode comprrender a dimânica da escola nos anos iniciais do ensino fundamental.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola é localizada em bairro mais afastado do centro da cidade. É
receptiva e acolhedora com os discentes. A escola atende uma clientela de alunos de
baixa renda. A comunidade é muito envolvida com drogas, e problemas sociais
comuns encontrados em situações de baixa renda, muitas vezes ausência de pais,
ou planejamento familiar. O gestor
Wagner Pereira apresentou o espaço físico escolar. Escola pública do
munícipio, aonde estudam crianças carentes do bairro, a escola tem o compromisso de promover ações
educativas que promovam refletir e mudar a realidade social, e desenvolver a
inclusão.
Logo na entrada do portão principal pode se
ver o parquinho, e um pequeno campinho de futebol todo forrado de areia, muito
bonito. Encontram-se muitos pneus reciclados de carro, pintados de várias cores
em volta do parquinho e em todos os espaços da escola, compondo o jardim. Há
corredores largos, jardins enfeitados com muitas plantas, a escola é um charme.
Outro detalhe que chama a atenção é “mini” pomar da escola, tem horta no pomar,
pé de goiaba, seriguela e outras plantinhas que os alunos sempre dão uma
passadinha lá na hora do intervalo pra pegar frutas e comem ali mesmo na
escola.
A escola tem uma estrutura com água
filtrada e gelada aos docentes e discentes, água encanada da rede pública,
energia da rede pública, fossa, lixo coletado semanalmente.
Os
equipamentos são computadores administrativos, computadores para os alunos,
TVS, copiadora, retroprojetor, aparelho de som e microfone, projetor multimídia
(Datashow), câmera fotográfica.
AS dependências do prédio são 11
salas, 56 funcionários, 1 sala de diretoria, 1 sala de professor, 1 laboratório
de informática, 1 sala de recursos multifuncionais, 1 cozinha com dispensa, 1
biblioteca improvisada, 1 parquinho infantil com campinho, 4 banheiros. A
escola tem rampas de acesso e vias largas adaptadas a alunos com deficiência ou
mobilidade reduzida.
A aluna estagiária teve acesso à
escola, onde pôde observar a rotina estabelecida no local. A Aluna chegava à escola
na rotina de acolhida do portão e pátio, oração. Quando partia, era hora dos
alunos irem lanchar.
A intervenção pedagógica foi
realizada com tranquilidade, a professora regente, foi receptiva, assim como a
turma. A turma contem 25 alunos. É uma turma relativamente calma, com momentos
de distrações. Alguns alunos tem índice de reprovação e estão um pouco acima da
idade.
Durante a observação da aula a escola realizou alguns projetos como: Dia
Internacional da mulher, com lembrancinhas, para as alunas (chocolate) e para
as professoras (Mini Kit Sabonete e Creme), além de palestra e atividades referentes
ao dia da mulher. Conscientizando sobre a importância da mulher, repensando o
seu papel e sua importância na sociedade com sua independência pessoal e
profissional. As alunas fizeram muitas cartinhas para as professoras, de
presente, referente ao dia mundial da mulher.
Dia do circo, culminância com muita
pipoca, algodão doce, palhacinha contratada para realizar as brincadeiras na
escola, mural no pátio da escola. Além disso, realizou um belo passeio, levando
todos os alunos ao circo. Aguçando o mundo imaginário das crianças, e
desenvolvendo o respeito entre as diferenças.
DIÁRIO
DE OBSERVAÇÃO
DE CAMPO
Diário realizado na turma do 4° ano vespertino, turma com 25 alunos,
muitos em idade acima do esperado para a série.
A aula tem inicio as 13:00min e termina as 17h20min. As turmas são
acolhidas no pátio da escola em forma de fila e fazem a oração. Na sala de aula
a professora organiza a turma de maneira, que, ela escolhe aonde cada aluno deve
sentar, muitos sentam sempre no mesmo local todos os dias. Eles se organizam um
atrás do outro, e eventualmente a professora forma duplas para realizar alguma
tarefa.
A professora usa todos os dias os materiais didáticos, são eles: Livros,
quadro e caderno. Eventualmente ela traz algum material demonstrativo. Além
disso, tem o dia do vídeo que utiliza a TV na sala de aula ou na sala de
informática.
Os
conteúdos trabalhados em sala de aula foram: Números e sistema de numeração, bloco
espaço e forma, tratamento da informação.
De modo geral a aula é baseada em reprodução
de exercícios, foi realizada oralmente pela professora, que apresentou definições,
propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. A
professora domina muito bem o conteúdo e explica com fluência. O ambiente é
organizado, a professora está sempre observando tudo a sua volta.
O ponto positivo da aula é que a
professora tem habilidade de explanar o conteúdo para os alunos, ela também
consegue com amor colocar disciplina da turma, uma vez que é uma turma
tendenciosa a indisciplina por causa das idades diferentes e realidade social.
O que poderia melhorar no processo de ensino aprendizagem seriam mais aulas
diversificadas com recurso lúdicas, como dinâmicas, jogos e a participação mais
ativa dos alunos, a fim de fazer pesquisa e trabalhos em casa. Embora seja uma
comunidade carente, e seja necessário trabalhar com sucatas ou outros recursos,
a dificuldade de engajamento dos pais e alunos é grande.
A professora segue um horário padrão com
três aulas por dia, todos os dias tem aula de português e matemática, sendo
flexíveis os horários de acordo ela adapta no dia. A turma conta com um pequeno
intervalo de 20min, no meio da aula, o lanche é realizado dentro da sala, os
alunos saem em fila, buscam o lanche e retornam a sala para fazer a refeição,
geralmente todos lancham, o cardápio fica a disposição dos alunos, é bem
variado (biscoitos/suco, sopa, arroz/salada, biscoito de sal/leite, biscoitos rosquinha/iogurte).
Durante o intervalo os alunos podem jogar
bola na areia, ou pular corda quando acaba o intervalo, os meninos lavam os pés
na torneira lá mesmo no parque, e entram para a sala de aula. A aula segue a
sua rotina normalmente, sendo realizadas as atividades.
A professora faz um
planejamento quinzenal. A coordenadora pedagógica, passa na sala de aula e
recolhe para verificar se esta de acordo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Diante das preocupações modernas, pois a
qualquer momento a água pode acabar devido ao mau uso do homem, os educadores
junto com a sociedade devem conscientizar e trabalhar em conjunto, para que
possa reverter essa situação tão preocupante. Atualmente a escassez de água
para o futuro é um dos problemas mais discutidos mundialmente, pois a água é
algo indispensável para a existência de toda a vida humana e outros no planeta
terra.
E, além disso, existem regiões que há
pouca água potável, se tornando ainda mais preocupante o desperdício de água.
No Brasil há uma grande variação em relação à distribuição de água. O nordeste,
por exemplo, sofre muito por falta de água. Já o Amazonas e Paraná têm muitos
rios.
A
água sempre foi vista pelo homem, com o olhar de abundancia, porque ela ocupa
70% da superfície terrestre, porem apenas 9,7,5% é água salgada.
A Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de
1992 (Eco-1992), recomendou a criação do “Dia Mundial da Água”, que, a partir
de 1993. As atitudes do homem sobre a
água e os seus impactos, atualmente é um DOS assuntos mais discutidos em todas
as mídias. Comemora-se no dia 22 de março, e nessa data é fundamental a
reflexão sobre a ação humana sobre os recursos hídricos, sobre a conservação e
proteção da água.
As
reflexões do Dia Mundial da Água tem o objetivo de sensibilizar a todos, a
cuidar do patrimônio natural de todos e entender, que a natureza por si sozinha
não se destrói e também não soluciona a questão por si mesma, sem a
interferência humana.
A
água não é um recurso infinito, por isso é um excelente tema para trabalhar na
escola. Pois é na escola que está à geração vindoura, e que se não for conscientizada
hoje, amanhã, irá desperdiçar o recurso. O esforço de poupar água deve ser
coletivo, muitas vezes os pais não auxiliam as crianças em casa nesse sentido, por
isso a importância de trabalhar na escola, sobre esse bem tão precioso que é a
água.
Este é um tema relevante dentro do âmbito
escolar, para ensinar os valores às crianças, no sentindo de cuidar do
coletivo, cuidar da natureza e não olhar apenas para si mesmo, sabendo que uma
ação individual pode afetar grandes causas coletivas. Sabendo sobre os impactos
das suas ações e sobre a oferta ser menor que a procura.
1. PLANO DE AULA (04/04) Quarta-Feira.
- CONTEÚDO: Português e Matemática
- OBJETIVOS: Apresentação das aulas, sondagem do conhecimento dos
alunos.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
Debate com a turma sobre a água e sua importância no mundo inteiro.
2° Momento: Juntar grupos de 5 alunos.
3° momento: Os alunos devem registrar em folha previamente
impressa, sobre os seus hábitos, rotina, hora em que usam água, Quantidade. Com
intervenção e apoio os alunos irão escrever os dados.
4° Momento:
Cada grupo irá relatar aos demais os dados coletados. E com orientação será
discutido sobre o desperdício da água.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Caderno.
Quadro.
Lápis.
Atividade Impressa.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao termino da aula deve-se beber o
impacto do consumo para o desperdício e conservação da água.
2. PLANO DE AULA (05/04) Quinta-Feira.
- CONTEÚDO
Matemática: Adição e Subtração.
- OBJETIVOS:
Ao término da aula o aluno deverá realizar cálculos com
situações problemas. Conscientizar os alunos a zelar da água e recursos
naturais.
Participar e interagir das atividades.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Conversa com a turma, para apresentação e abordagem
dos combinados do dia e apresentação da dinâmica da aula, retomar o assunto
anterior. Organizar as cadeiras e mesa da sala em um circula.
2° Momento: Montar a pescaria, na sala de aula, com duas bacias
grandes. Chamar alguns alunos para ajudar a encher de água(Água reciclada na
escola, da máquina de lavar).
3° momento: A professora convida de dois em alunos, para
realizar a pescaria, Cada aluno tem alguns minutos para pescar, quando retirar
os peixes da agua, eles devem realizar a soma no quadro (Cada peixe tem um
numero escrito nele).
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Eva.
Gravetos de Madeira.
Linha.
Imã.
Clipe, grampo de cabelo.
Grampo de cabelo.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Avaliar a
interação entre a turma e participação. Capacidade de concentração, habilidades
como atenção e concentração.
3. PLANO DE AULA (06/04) Sexta-Feira.
- HISTÓRIA: A água esta acabando!
- OBJETIVOS:
Conscientização que
está diminuindo a água potável no nosso planeta.
Criar hábito de economizar água.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Entregar reportagem impressa, que relata sobre a
água, para cada aluno. Demostrar a turma que o planeta tem trilhões de litros de
água, porém a maioria se trata de água salgada. Mais temos muita água doce a
nossa disposição. Trabalhar problemáticas, como onde está a água? Para onde
está indo?
3° Momento: Discutir com a turma, possíveis soluções que podemos
realizar, hoje para que não haja falta total de água no futuro.
4° momento: Os alunos irão produzir cartazes com imagens de
possíveis soluções.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Revistas Velhas
Papel Pardo
Atividade Impressa.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Avaliar a participação e interação entre aluno-aluno e
aluno-professor. Verificar a capacidade de opinião critica reflexiva da turma.
4. PLANO DE AULA (09/04) Segunda-Feira.
- CONTEÚDO
Ciências: Planeta Agua (Música Guilherme Arantes)
- OBJETIVOS:
Mostrar aos alunos o líquido mais valioso que existe!
Propor cuidados que devemos ter para economizar água.
Discutir sobre a música.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Colocar a música na televisão para a turma assistir.
3° momento: Problematizar o assunto, perguntar o que chamou a
atenção da turma. Quais os aspectos
físicos da água. Como podemos economizar a água.
4° Momento: Os alunos irão confeccionar em folhar A4, um desenho
sobre a água, e sobre como podemos cuidar desse liquido tão precioso.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Folha A4 branca.
TV.
Música.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Trazer aos alunos um momento de cultura interdisciplinar.
Desempenho e participação da aula.
5. PLANO DE AULA (10/04) Terça-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Gênero literário Poema.
Aspectos Concretos sobre a água!
- OBJETIVOS:
Estimular de forma
concreta a importância da água, visualizando os processos, introduzir o gênero
literário poema.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Levar
a turma, em lugares onde tem água, onde a água atua, onde há vida utilizando
agua, como o jardim e pomar. Demostrar a utilização correta da mangueira, como
ligar a água de forma mais fraca, visitar a “tia” da limpeza e observar ela
organizando e limpando a escola.
3° momento: Como os alunos certamente, estão inspirados, irão
realizar a escrita de um lindo poema.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Plantas da escola
Água
Caderno
Lápis
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao final da aula,
os alunos devem mostrar a importância da água em nossa vida.
6. PLANO DE AULA (11/04) Quarta-Feira.
- CONTEÚDO
Educação Física: Movimento Corporal.
Dia de Cinema. Filme: O Lorax: Em busca da trúfula Perdida.
- OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades corporais e lazer. (Educação Física)
Demostrar a importância da preservação da natureza
- DURAÇÃO 2horas.
- METODOLOGIA:
Brincadeira livre com corda, bola e areia.
Atividades com areia e água no parque.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Corda.
Bola.
Areia.
TV
ASB
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar a interação entre os alunos, a postura corporal e
habilidades de equipe, organização e atenção.
Atenção e entendimento
do filme.
7. PLANO DE AULA (12/04) Quinta-Feira.
- CONTEÚDO
Geografia: O gelo do mundo, Antártida.
- OBJETIVOS:
Trazer informações sobre o formato, o clima e paisagem nesse
mundo repleto de água.
Deixar os alunos inteirados sobre o degelo.
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Imagens impressas para cada aluno serão
distribuídas, junto um texto, que será lido pelos alunos e em seguida será
realizado a reflexão do tema com toda a turma.
3° momento: Cruzadinha sobre o degelo e o sistema climático que
estamos projetando para o futuro.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Atividade impressa.
Lápis.
Datashow.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao final da aula o aluno deve compreender sobre a temática
desenvolvida na aula. Realizar a atividade de forma coerente.
8. PLANO DE AULA (13/04) Sexta-Feira.
- CONTEÚDO
Matemática: Gráficos e Soma e multiplicação
- OBJETIVOS:
Através de problemas interdisciplinares, os alunos devem montar
os gráficos e realizar as operações propostas, tais como: Estáticas de voto
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: 15 Crianças tomam 200ml (cada um) de água durante o
discurso.
25 Mulheres tomaram
300 ml (cada uma).
30 Adolescentes tomaram 430 ml (cada um).
A partir desses dados, os alunos devem desenhar o gráfico. E
será feita perguntas sobre os dados. Como: Quem tomou mais água? A soma de água
das crianças é?
E assim em diante a aula segue.
3° momento: Correção da atividade
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Copo de 200 ml
Copo de 300 ml
Medida de 430 ml
Quadro
Caderno
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a
participação, atenção e concentração. Capacidade de desenvolver os cálculos.
9. PLANO DE AULA (16/04) Segunda-Feira.
- CONTEÚDO
Língua Portuguesa:
Expressão escrita (Redação), sobre a poluição da água.
- OBJETIVOS: Compreender as partes que compões uma redação
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
Debate com a turma sobre o tema. Conscientização da ação humana sobre a água.
2° Momento: Explicação da atividade, desenhar no quadro o layt
da redação. Inicio, meio e fim de texto dissertativo.
3° momento: Passar nas carteiras observando a interação dos
alunos e a forma que estão desenvolvendo, e orientando-os individualmente.
4° Solicitar a
ilustração da atividade escrita. Avaliar as produções e expor na sala de aula.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Ilustrações de livros e revisas sobre a poluição.
Caderno meia pauta.
Quadro.
Lápis de cor
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar o nível
de escrita da turma, a participação, observar a compreensão oral e escrita, a
capacidade de entendimento. Promover a interdisciplinaridade.
10. PLANO DE AULA (17/04) Terça-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Leitura e significado das palavras.
- OBJETIVOS:
Ler as palavras encontradas.
Ditado Mudo
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: No
dicionário os alunos irão buscar o significado de palavras, como: Mananciais,
recursos, água, natural e outras, que serão escritas no quadro.
3° momento: Correção no quadro das palavras.
4° Momento: Ditado Mudo, em silencio a aula deve ser continuada.
As figuras coladas no quadro, e cada aluno faz o nome no caderno. Após acabar o
ditado, a correção será feita, por os alunos do lado, trocarão de caderno e
para fazer as correções.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Quadro
Caderno
Dicionário
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Os alunos devem desenvolver o aspecto da linguagem escrita de
forma culta com fluência.
11. PLANO DE AULA (18/04) Quarta-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Cantinho da Leitura.
Leitura de histórias
- OBJETIVOS:
Incentivar a leitura em diversos gêneros.
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Exposição
de livros e revistas de diversos gêneros na sala, em cada canto da sala uma
porção de livros, gibis.
3° Momento: Conversa com a turma, cada aluno irá fazer uma
pequena apresentação, e falar sobre o que leu para o restante da turma. E
discutir sobre as características.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Gibis
Livros Literários
Revistas
Jornais
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao final da aula
espera-se que o aluno tenha capacidade de entender os diversos tipos de gênero
literário.
12. PLANO DE AULA (19/04) Quinta-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Produção de um grande Mural.
- OBJETIVOS:
Ao término da aula o aluno deverá expressar habilidades de
expressar suas ideias verbalmente e escrita.
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Conversa com a turma, para apresentação e abordagem
dos combinados do dia.
2° Momento: Cada aluno irá confeccionar um pequeno cartaz para
exposição no pátio da escola. Com frases de motivação contra o desperdício, e
atitudes que valorem a água. Com uma ilustração própria.
3° momento: Colagem no pátio da escola.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Lápis de cor.
Régua.
Cartolina Branca.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Espera-se que os alunos tenham consciência da
importância da agua, e espalhe essa boa noticia no o meio social em que vive.
DIÁRIOS DAS
REGÊNCIAS
1. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Essa foi à primeira intervenção
de regência, depois de observar a rotina da turma, a tendência foi não mudar
muito os costumes e hábitos da professora. Meia hora após o inicio de a aula
começar ela começa a autorizar as idas ao banheiro de um em um. Esse é um ponto
positivo para a aula fluir mais naturalmente, assim foi
feito também todos os dias seguintes.
A turma ainda estava um pouco tímida com
a novidade e por vezes demonstraram um pouco de falta de interesse na proposta
ofertada. Um ponto negativo é a conversa em sala de aula foi grande e assim
fica difícil interagir, sendo necessário o professor regente chamar atenção da
turma. Na hora da apresentação eles foram tímidos, é uma turma que está
acostumada a não apresentar.
2. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A aula foi iniciada como o hábito da sala,
com a acolhida. Os alunos foram convidados a ter uma aula diferente, estagiária
explicou que as aulas seriam de fato um pouco diferentes essa semana, e perguntou
se todos concordavam, foi argumentada a importância da água e do tema que seria
desenvolvido. Assim a turma foi carinhosa e concordou com a aluna.
O ponto positivo é que a turma tem boa
vontade, o negativo é que os alunos têm muitos conflitos a serem mediados, às
vezes por motivos bem simplórios, como os materiais de uso pessoal.
Apresentados aos alunos a proposta da
aula uns gostaram e outros ficaram com preguiça, mais conforme foi sendo desenvolvidos,
todos aderiram com louvor à pescaria. A água foi separada previamente pela tia
da limpeza, elas usam tanque elétrico para lavar os panos da escola, e apara a
agua para ser reutilizada. A turma foi
muito bem com os cálculos.
3. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A aula se deu em dia de sexta-feira, dia
em que a comunidade escolar está mais animada.
A
turma trouxe algumas revistas, outras foram adquiridas na própria escola. A
aula foi muito boa, todos os cartazes precisaram de intervenção da estagiária,
no sentido de embelezar mais um pouco, porem a essência foi toda produzida
pelos alunos, à colagem e a verdadeira pesquisa, assim como as Frases.
A interação
é sempre um grande desafio, pois em minutos a sala toda se distrai com muita
facilidade, não respeitando a estagiaria da maneira esperada.
Na
hora do dialogo, eles trazem consifrraçoes interessantes, pois falam a vivencia
real com a familia e a maneira como fazem uso da água.
4. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Em
todas, ou na maioria das aulas teve uma boa roda de conversa sobre o tema água.
Nessa aula, também foi retomado o assunto a partir da aula anterior, ouvindo as
várias contribuições da turma. Algumas vezes, convidando um aluno para levantar
e dar o seu depoimento, mediado pela acadêmica, direcionando a conversa sobre o
assunto. Os alunos relatam, muito sobre o preço da água na região em quer
vivem, e sobre um problema local que está ocorrendo no município, que é o tratamento
de esgoto. Segundo relatos há uma contaminação na estação de tratamento.
5. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Aula interdisciplinar, poie envolveram
vários assuntos. A turma foi adorável, aprovando a aula proposta. Um passeio na
escola. Todos gostaram muito. Antes de
sair da sala, foi orientada aos alunos a maneira que deveriam se portar no
ambiente, sendo respeitosos com todos a volta.
É um grande desafio sair explorando a
escola, sem atrapalhar as outras turmas, que está tendo aulas. Os alunos são
falantes e agitados.
Saímos em fila da sala, e em fila
andamos pela escola, a escola não é tão grande, íamos devagar.
Parávamos nos locais a ser observados,
cada aluno fazia uma pequena anotação sobre o que via, para que pudesse usar e
fazer o poema. Foi bem animado, um pouco agitado, mais aconteceu conforme o
planejamento.
6. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Dia de cinema, como a professora faz toda
semana, ela usa um dia para fazer o cinema, o filme foi passado na sala de
videio, com o ar condicionado ligado, a turma viu o filme com tranquilidade.
A educação física, geralmente, é livre na
areia, eles jogaram bola, pularam corda muita corda, e brincaram a vontade.
N realidade foi um dia para lazer, descansar
um pouco e poder brincar com os amigos.
7. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Essa aula foi incrível, pois
através dele os alunos puderam ver o impacto do degelo e imagens impactantes do
antes e depois. Puderam refletir que com os anos, podemos ficar em uma situação
até de guerra por falta de água.
Os alunos, falaram que
ficaram muito preocupados com a situação em que estamos no momento. A aula se
deu forma agitada, as crianças queriam se expressar, pois eles ficaram
impressionados com o material que viram.
8. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Aula de matemática evoluiu muito bem. A
turma já estava curiosa a cada aula. Pois bem nesse dia, foi dia de beber muita
água. Com demonstração em copos. A aula foi explicativa e expositiva. Ao final
da aula todos os exercícios foram corrigidos.
Perguntava se eles tomavam muita água e a
maioria dizia que sim. A turma já sabe fazer gráficos, pois a professora
regente tem o habito de fazer. Então foi uma aula, que segue os padrões conhecido
por eles.
9. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Foi explicada a turma como se faz uma
redação dissertativa. Demostrado no quadro, as partes do texto como começo meio
e fim, foi demostrado como se deve escrever em toda a folha até o final das
margens.
Após a explicação foi solicitado que cada
aluno iniciasse a sua produção textual no caderno meia pauta. No quadro, foi
demostrado a primeira frase sugestiva, a segunda frase, e ultima frase, onde
cada frase daria inicio a uma parte do texto.
Essa aula os alunos ficaram
atentos e em silencio, alguns mais inseguros chamavam em sua mesa a todo
instante.
Foi
uma aula que pediu muita atenção e concebmtraçao do do professor e do aluno,
pois o professo deve trancrever muitas vezes as produçoes dos alunos de forma
culta e rica de vocabulario dentro do que o aluno escrever
10. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
O
desafio lançado nessa aula, entender que não se escreve, como se pronuncia, foi
observar todos os aspectos da lingua e norma culta.
A aula foi divertida, faltou poucos alunos.
Eles ainda tem muita difildade de encontrar as palavras no dicionario, tem dificuldade
de concentrar por muito tempo, mais é uma turma bem esforçada, embora algums
deles, fiquem distraidos e não sigam o ritmo do restante, no geral a interção é
cheia de conflitos pequenos, que são resolvidos com intervenção da professora,
ou da diretoria.
11. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A aula foi realizada com sucesso. A
proposta era iniciar a aula com um dia mais gostoso e relaxante.
As
mochilas ficaram organizadas em um cantinho diferente todas juntas. A sala também
foi reorganizada, as mesas foram colocadas em agrupamentos da sala.
A turma ficou concentrada por período
longo, após um tempo eles dispersaram e começaram a conversar.
Muitos alunos não tinham conhecimento ou
nenhum contato físico com GIBIS! Realidade do município e barro carente. A
maioria noção tem acesso à internet.
O que eles mais gostaram foi de
revistas e gibis, os gibis, teve intervenção, para eles entenderem o
funcionamento.
12. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A última aula aplicada nessa
sala. Foi um imenso prazer conhecer esses rostinhos de crianças tão especiais.
Como se nota nas aulas anteriores, as aulas foram permeadas de muitas reflexões
e conversas. Todas a aulas foram desafiadoras, com o apoio da professora
regente, foi possível fazer o melhor com a turma.
O maior desafio da aula sempre foi equilibrar
a conversa dialogo e a falta de disciplina, pois quando se abria o dialogo
muitos se excedem e tendem a fazer comentários fora do tema.
Essa aula foi especial, a culminância do
trabalho que eles vinham realizando até o momento, dia demostrar no pátio os cartazes
que foram confeccionados por eles mesmos. Eles demonstraram orgulho, e sempre perguntando
se estava bonito, se estava correto enfim. Lindo Projeto!
Foi momentos de muita cumplicidade essa
semana que passamos juntos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
estágio é a possibilidade de o aluno conhecer um mundo novo, um universo que
ele ouve falar e não tem a possiblidade conviver e apalpar. Sendo assim a
experiência de está dentro do sistema escolar é reveladora, é prazerosa e acima
de tudo é a reflexão das habilidades e competências do estado, do professor e
do estudante que desempenhará a função dentro da sua comunidade.
Portanto
o aluno estagiário deve ter responsabilidade e seriedade com a realização do
estágio, pois assim ele esta agregando valor e conhecimento para o seu futuro
profissional e social.
Assim a
forma mais ampla de reconhecimento do valor do estágio é saber que é um
profundo aperfeiçoamento das praticas e conhecimentos pedagógicos, formando
professores críticos e reflexivos, respeitando os limites de cada realidade
comunitária.
O
professor aprende a se comunicar com o aluno de forma mais eficaz, sabendo que
não é de qualquer maneira que o aluno entende, a criança deve ser respeitada, e
o professor precisa ter esse contato físico, para aprender, pois a teoria não
alcançaria.
Pessoalmente embasou a carreira, trouxe a plena e convicção que é
possível sim desenvolver um trabalho que faça a diferença na vida de cada
aluno, mesmo cm tanta problemática politica social.
O
professor quando entra em uma sala de aula, ele descobre a sua verdadeira
identidade, e consegue se tiver empatia com o mundo, pois ali no ambiente
escolar há diversidades de opiniões e de vários aspectos, que dever respeitados
e nunca julgados.
Quando o
professor tem contato diário com o aluno, ele conhece cada detalhe no que diz
respeito a maiorias dos aspectos psicológicos, cógnitos e físico de cada aluno,
é uma troca riquíssima entre seres humanos. As crianças gostam de limites, de
respeito, de carinho e amos.
A ética
profissional deve ser soberana a todas as demais coisas no âmbito educativo,
pois o profissional acessa a detalhes íntimos e pessoais, conflitos reveladores
de conduta, que não pode ser jamais interferidos sem a cautela necessária.
REFERÊNCIAS
1.
BRASIL. Blocos de Conteúdos
de Matemática do Ensino Fundamental. Disponível em: https://matematicazup.com.br/blocos-de-conteudos-de-matematica-do-ensino-fundamental/. Acesso em: 9 de março de 2018
2. BRASIL.
Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa
II - caderno I:organização do trabalho pedagógico no ensino médio / Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima...
et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. Acesso em: 15 de março de
2018
3. SILVA, Elielza Alves; Pedagogia Intensa. O professor Como
Agente de Mudança e Transformação. Brasília. 2015. Disponível em:<http://pedagogiaintensa.blogspot.com.br/2015/11/o-professor-como-agente-de-mudanca-e.html. Acesso em 9 de março de 2018
4. FERREIRA, Ivani: Projeto Água- Dia Mundial da água. Fevereiro 2017.Disponivel em: https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/02/projeto-agua-dia-mundial-da-agua.htm Acesso em: 15 de março de 2018
INTRODUÇÃO
Estágio
realizado na Escola Municipal Emilio Ferreiro, localizada na cidade de
Planaltina/Go, mais precisamente no endereço Quadra 12 Rua 09 Lote Area Especial, 1.
Com carga horaria total de 100 horas. Aonde foi observado as práticas
pedagogicas da escola, tendo em vista uma melhor formação
prossissional.
O
Objetivo do estágio é
trazer ao acadêmico mais conhecimentos e recursos para aprimorar o aprendizado
e além disso a troca de experiências entre os profissiomnais mais velhos com os
novos é valiosa para ambas as partes, visando o conhecimendo das técnicas de ensino,
e a reflexo do ensino-aprendizado, entendendo os mais variados médotos de
ensino.
O estágio foi realizado de forma obsevatória e
participativa, a aluna estagiaria teve a oportunidade de realizar sua prática
de regência, pautada nos ensinos teoricos e indo além da teoria e prealizado a prática. Conhecendo a cultura
local, compreendendo a realidade escolar. A coodernação da escola, foi receptiva,
assim como toda a comunidade escolar. A escola se mostrou um ambiente alegre,
com profissionais responsáveis e habilidosos.
A
turma em que foi realizada as atividades e as descobertas, foi o 4° ano
vespertino. A aluna estágia juntamente com a professora e as crianças da sala
tiveram a oportunidade
de realizar experiencias e descobertas, através do presente trabalho.
Os
resultados obtidos nessa prárica foram de valor, pois houve uma troca
pedsagigica entre todos envolvvidos nesse processo de ensino aprendizado, onde
a acadêmica pode comprrender a dimânica da escola nos anos iniciais do ensino fundamental.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola é localizada em bairro mais afastado do centro da cidade. É
receptiva e acolhedora com os discentes. A escola atende uma clientela de alunos de
baixa renda. A comunidade é muito envolvida com drogas, e problemas sociais
comuns encontrados em situações de baixa renda, muitas vezes ausência de pais,
ou planejamento familiar. O gestor
Wagner Pereira apresentou o espaço físico escolar. Escola pública do
munícipio, aonde estudam crianças carentes do bairro, a escola tem o compromisso de promover ações
educativas que promovam refletir e mudar a realidade social, e desenvolver a
inclusão.
Logo na entrada do portão principal pode se
ver o parquinho, e um pequeno campinho de futebol todo forrado de areia, muito
bonito. Encontram-se muitos pneus reciclados de carro, pintados de várias cores
em volta do parquinho e em todos os espaços da escola, compondo o jardim. Há
corredores largos, jardins enfeitados com muitas plantas, a escola é um charme.
Outro detalhe que chama a atenção é “mini” pomar da escola, tem horta no pomar,
pé de goiaba, seriguela e outras plantinhas que os alunos sempre dão uma
passadinha lá na hora do intervalo pra pegar frutas e comem ali mesmo na
escola.
A escola tem uma estrutura com água
filtrada e gelada aos docentes e discentes, água encanada da rede pública,
energia da rede pública, fossa, lixo coletado semanalmente.
Os
equipamentos são computadores administrativos, computadores para os alunos,
TVS, copiadora, retroprojetor, aparelho de som e microfone, projetor multimídia
(Datashow), câmera fotográfica.
AS dependências do prédio são 11
salas, 56 funcionários, 1 sala de diretoria, 1 sala de professor, 1 laboratório
de informática, 1 sala de recursos multifuncionais, 1 cozinha com dispensa, 1
biblioteca improvisada, 1 parquinho infantil com campinho, 4 banheiros. A
escola tem rampas de acesso e vias largas adaptadas a alunos com deficiência ou
mobilidade reduzida.
A aluna estagiária teve acesso à
escola, onde pôde observar a rotina estabelecida no local. A Aluna chegava à escola
na rotina de acolhida do portão e pátio, oração. Quando partia, era hora dos
alunos irem lanchar.
A intervenção pedagógica foi
realizada com tranquilidade, a professora regente, foi receptiva, assim como a
turma. A turma contem 25 alunos. É uma turma relativamente calma, com momentos
de distrações. Alguns alunos tem índice de reprovação e estão um pouco acima da
idade.
Durante a observação da aula a escola realizou alguns projetos como: Dia
Internacional da mulher, com lembrancinhas, para as alunas (chocolate) e para
as professoras (Mini Kit Sabonete e Creme), além de palestra e atividades referentes
ao dia da mulher. Conscientizando sobre a importância da mulher, repensando o
seu papel e sua importância na sociedade com sua independência pessoal e
profissional. As alunas fizeram muitas cartinhas para as professoras, de
presente, referente ao dia mundial da mulher.
Dia do circo, culminância com muita
pipoca, algodão doce, palhacinha contratada para realizar as brincadeiras na
escola, mural no pátio da escola. Além disso, realizou um belo passeio, levando
todos os alunos ao circo. Aguçando o mundo imaginário das crianças, e
desenvolvendo o respeito entre as diferenças.
DIÁRIO
DE OBSERVAÇÃO
DE CAMPO
Diário realizado na turma do 4° ano vespertino, turma com 25 alunos,
muitos em idade acima do esperado para a série.
A aula tem inicio as 13:00min e termina as 17h20min. As turmas são
acolhidas no pátio da escola em forma de fila e fazem a oração. Na sala de aula
a professora organiza a turma de maneira, que, ela escolhe aonde cada aluno deve
sentar, muitos sentam sempre no mesmo local todos os dias. Eles se organizam um
atrás do outro, e eventualmente a professora forma duplas para realizar alguma
tarefa.
A professora usa todos os dias os materiais didáticos, são eles: Livros,
quadro e caderno. Eventualmente ela traz algum material demonstrativo. Além
disso, tem o dia do vídeo que utiliza a TV na sala de aula ou na sala de
informática.
Os
conteúdos trabalhados em sala de aula foram: Números e sistema de numeração, bloco
espaço e forma, tratamento da informação.
De modo geral a aula é baseada em reprodução
de exercícios, foi realizada oralmente pela professora, que apresentou definições,
propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. A
professora domina muito bem o conteúdo e explica com fluência. O ambiente é
organizado, a professora está sempre observando tudo a sua volta.
O ponto positivo da aula é que a
professora tem habilidade de explanar o conteúdo para os alunos, ela também
consegue com amor colocar disciplina da turma, uma vez que é uma turma
tendenciosa a indisciplina por causa das idades diferentes e realidade social.
O que poderia melhorar no processo de ensino aprendizagem seriam mais aulas
diversificadas com recurso lúdicas, como dinâmicas, jogos e a participação mais
ativa dos alunos, a fim de fazer pesquisa e trabalhos em casa. Embora seja uma
comunidade carente, e seja necessário trabalhar com sucatas ou outros recursos,
a dificuldade de engajamento dos pais e alunos é grande.
A professora segue um horário padrão com
três aulas por dia, todos os dias tem aula de português e matemática, sendo
flexíveis os horários de acordo ela adapta no dia. A turma conta com um pequeno
intervalo de 20min, no meio da aula, o lanche é realizado dentro da sala, os
alunos saem em fila, buscam o lanche e retornam a sala para fazer a refeição,
geralmente todos lancham, o cardápio fica a disposição dos alunos, é bem
variado (biscoitos/suco, sopa, arroz/salada, biscoito de sal/leite, biscoitos rosquinha/iogurte).
Durante o intervalo os alunos podem jogar
bola na areia, ou pular corda quando acaba o intervalo, os meninos lavam os pés
na torneira lá mesmo no parque, e entram para a sala de aula. A aula segue a
sua rotina normalmente, sendo realizadas as atividades.
A professora faz um
planejamento quinzenal. A coordenadora pedagógica, passa na sala de aula e
recolhe para verificar se esta de acordo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Diante das preocupações modernas, pois a
qualquer momento a água pode acabar devido ao mau uso do homem, os educadores
junto com a sociedade devem conscientizar e trabalhar em conjunto, para que
possa reverter essa situação tão preocupante. Atualmente a escassez de água
para o futuro é um dos problemas mais discutidos mundialmente, pois a água é
algo indispensável para a existência de toda a vida humana e outros no planeta
terra.
E, além disso, existem regiões que há
pouca água potável, se tornando ainda mais preocupante o desperdício de água.
No Brasil há uma grande variação em relação à distribuição de água. O nordeste,
por exemplo, sofre muito por falta de água. Já o Amazonas e Paraná têm muitos
rios.
A
água sempre foi vista pelo homem, com o olhar de abundancia, porque ela ocupa
70% da superfície terrestre, porem apenas 9,7,5% é água salgada.
A Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de
1992 (Eco-1992), recomendou a criação do “Dia Mundial da Água”, que, a partir
de 1993. As atitudes do homem sobre a
água e os seus impactos, atualmente é um DOS assuntos mais discutidos em todas
as mídias. Comemora-se no dia 22 de março, e nessa data é fundamental a
reflexão sobre a ação humana sobre os recursos hídricos, sobre a conservação e
proteção da água.
As
reflexões do Dia Mundial da Água tem o objetivo de sensibilizar a todos, a
cuidar do patrimônio natural de todos e entender, que a natureza por si sozinha
não se destrói e também não soluciona a questão por si mesma, sem a
interferência humana.
A
água não é um recurso infinito, por isso é um excelente tema para trabalhar na
escola. Pois é na escola que está à geração vindoura, e que se não for conscientizada
hoje, amanhã, irá desperdiçar o recurso. O esforço de poupar água deve ser
coletivo, muitas vezes os pais não auxiliam as crianças em casa nesse sentido, por
isso a importância de trabalhar na escola, sobre esse bem tão precioso que é a
água.
Este é um tema relevante dentro do âmbito
escolar, para ensinar os valores às crianças, no sentindo de cuidar do
coletivo, cuidar da natureza e não olhar apenas para si mesmo, sabendo que uma
ação individual pode afetar grandes causas coletivas. Sabendo sobre os impactos
das suas ações e sobre a oferta ser menor que a procura.
1. PLANO DE AULA (04/04) Quarta-Feira.
- CONTEÚDO: Português e Matemática
- OBJETIVOS: Apresentação das aulas, sondagem do conhecimento dos
alunos.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
Debate com a turma sobre a água e sua importância no mundo inteiro.
2° Momento: Juntar grupos de 5 alunos.
3° momento: Os alunos devem registrar em folha previamente
impressa, sobre os seus hábitos, rotina, hora em que usam água, Quantidade. Com
intervenção e apoio os alunos irão escrever os dados.
4° Momento:
Cada grupo irá relatar aos demais os dados coletados. E com orientação será
discutido sobre o desperdício da água.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Caderno.
Quadro.
Lápis.
Atividade Impressa.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao termino da aula deve-se beber o
impacto do consumo para o desperdício e conservação da água.
2. PLANO DE AULA (05/04) Quinta-Feira.
- CONTEÚDO
Matemática: Adição e Subtração.
- OBJETIVOS:
Ao término da aula o aluno deverá realizar cálculos com
situações problemas. Conscientizar os alunos a zelar da água e recursos
naturais.
Participar e interagir das atividades.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Conversa com a turma, para apresentação e abordagem
dos combinados do dia e apresentação da dinâmica da aula, retomar o assunto
anterior. Organizar as cadeiras e mesa da sala em um circula.
2° Momento: Montar a pescaria, na sala de aula, com duas bacias
grandes. Chamar alguns alunos para ajudar a encher de água(Água reciclada na
escola, da máquina de lavar).
3° momento: A professora convida de dois em alunos, para
realizar a pescaria, Cada aluno tem alguns minutos para pescar, quando retirar
os peixes da agua, eles devem realizar a soma no quadro (Cada peixe tem um
numero escrito nele).
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Eva.
Gravetos de Madeira.
Linha.
Imã.
Clipe, grampo de cabelo.
Grampo de cabelo.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Avaliar a
interação entre a turma e participação. Capacidade de concentração, habilidades
como atenção e concentração.
3. PLANO DE AULA (06/04) Sexta-Feira.
- HISTÓRIA: A água esta acabando!
- OBJETIVOS:
Conscientização que
está diminuindo a água potável no nosso planeta.
Criar hábito de economizar água.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Entregar reportagem impressa, que relata sobre a
água, para cada aluno. Demostrar a turma que o planeta tem trilhões de litros de
água, porém a maioria se trata de água salgada. Mais temos muita água doce a
nossa disposição. Trabalhar problemáticas, como onde está a água? Para onde
está indo?
3° Momento: Discutir com a turma, possíveis soluções que podemos
realizar, hoje para que não haja falta total de água no futuro.
4° momento: Os alunos irão produzir cartazes com imagens de
possíveis soluções.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Revistas Velhas
Papel Pardo
Atividade Impressa.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Avaliar a participação e interação entre aluno-aluno e
aluno-professor. Verificar a capacidade de opinião critica reflexiva da turma.
4. PLANO DE AULA (09/04) Segunda-Feira.
- CONTEÚDO
Ciências: Planeta Agua (Música Guilherme Arantes)
- OBJETIVOS:
Mostrar aos alunos o líquido mais valioso que existe!
Propor cuidados que devemos ter para economizar água.
Discutir sobre a música.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Colocar a música na televisão para a turma assistir.
3° momento: Problematizar o assunto, perguntar o que chamou a
atenção da turma. Quais os aspectos
físicos da água. Como podemos economizar a água.
4° Momento: Os alunos irão confeccionar em folhar A4, um desenho
sobre a água, e sobre como podemos cuidar desse liquido tão precioso.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Folha A4 branca.
TV.
Música.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Trazer aos alunos um momento de cultura interdisciplinar.
Desempenho e participação da aula.
5. PLANO DE AULA (10/04) Terça-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Gênero literário Poema.
Aspectos Concretos sobre a água!
- OBJETIVOS:
Estimular de forma
concreta a importância da água, visualizando os processos, introduzir o gênero
literário poema.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Levar
a turma, em lugares onde tem água, onde a água atua, onde há vida utilizando
agua, como o jardim e pomar. Demostrar a utilização correta da mangueira, como
ligar a água de forma mais fraca, visitar a “tia” da limpeza e observar ela
organizando e limpando a escola.
3° momento: Como os alunos certamente, estão inspirados, irão
realizar a escrita de um lindo poema.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Plantas da escola
Água
Caderno
Lápis
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao final da aula,
os alunos devem mostrar a importância da água em nossa vida.
6. PLANO DE AULA (11/04) Quarta-Feira.
- CONTEÚDO
Educação Física: Movimento Corporal.
Dia de Cinema. Filme: O Lorax: Em busca da trúfula Perdida.
- OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades corporais e lazer. (Educação Física)
Demostrar a importância da preservação da natureza
- DURAÇÃO 2horas.
- METODOLOGIA:
Brincadeira livre com corda, bola e areia.
Atividades com areia e água no parque.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Corda.
Bola.
Areia.
TV
ASB
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar a interação entre os alunos, a postura corporal e
habilidades de equipe, organização e atenção.
Atenção e entendimento
do filme.
7. PLANO DE AULA (12/04) Quinta-Feira.
- CONTEÚDO
Geografia: O gelo do mundo, Antártida.
- OBJETIVOS:
Trazer informações sobre o formato, o clima e paisagem nesse
mundo repleto de água.
Deixar os alunos inteirados sobre o degelo.
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Imagens impressas para cada aluno serão
distribuídas, junto um texto, que será lido pelos alunos e em seguida será
realizado a reflexão do tema com toda a turma.
3° momento: Cruzadinha sobre o degelo e o sistema climático que
estamos projetando para o futuro.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Atividade impressa.
Lápis.
Datashow.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao final da aula o aluno deve compreender sobre a temática
desenvolvida na aula. Realizar a atividade de forma coerente.
8. PLANO DE AULA (13/04) Sexta-Feira.
- CONTEÚDO
Matemática: Gráficos e Soma e multiplicação
- OBJETIVOS:
Através de problemas interdisciplinares, os alunos devem montar
os gráficos e realizar as operações propostas, tais como: Estáticas de voto
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: 15 Crianças tomam 200ml (cada um) de água durante o
discurso.
25 Mulheres tomaram
300 ml (cada uma).
30 Adolescentes tomaram 430 ml (cada um).
A partir desses dados, os alunos devem desenhar o gráfico. E
será feita perguntas sobre os dados. Como: Quem tomou mais água? A soma de água
das crianças é?
E assim em diante a aula segue.
3° momento: Correção da atividade
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Copo de 200 ml
Copo de 300 ml
Medida de 430 ml
Quadro
Caderno
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a
participação, atenção e concentração. Capacidade de desenvolver os cálculos.
9. PLANO DE AULA (16/04) Segunda-Feira.
- CONTEÚDO
Língua Portuguesa:
Expressão escrita (Redação), sobre a poluição da água.
- OBJETIVOS: Compreender as partes que compões uma redação
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
Debate com a turma sobre o tema. Conscientização da ação humana sobre a água.
2° Momento: Explicação da atividade, desenhar no quadro o layt
da redação. Inicio, meio e fim de texto dissertativo.
3° momento: Passar nas carteiras observando a interação dos
alunos e a forma que estão desenvolvendo, e orientando-os individualmente.
4° Solicitar a
ilustração da atividade escrita. Avaliar as produções e expor na sala de aula.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Ilustrações de livros e revisas sobre a poluição.
Caderno meia pauta.
Quadro.
Lápis de cor
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar o nível
de escrita da turma, a participação, observar a compreensão oral e escrita, a
capacidade de entendimento. Promover a interdisciplinaridade.
10. PLANO DE AULA (17/04) Terça-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Leitura e significado das palavras.
- OBJETIVOS:
Ler as palavras encontradas.
Ditado Mudo
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: No
dicionário os alunos irão buscar o significado de palavras, como: Mananciais,
recursos, água, natural e outras, que serão escritas no quadro.
3° momento: Correção no quadro das palavras.
4° Momento: Ditado Mudo, em silencio a aula deve ser continuada.
As figuras coladas no quadro, e cada aluno faz o nome no caderno. Após acabar o
ditado, a correção será feita, por os alunos do lado, trocarão de caderno e
para fazer as correções.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Quadro
Caderno
Dicionário
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Os alunos devem desenvolver o aspecto da linguagem escrita de
forma culta com fluência.
11. PLANO DE AULA (18/04) Quarta-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Cantinho da Leitura.
Leitura de histórias
- OBJETIVOS:
Incentivar a leitura em diversos gêneros.
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Exposição
de livros e revistas de diversos gêneros na sala, em cada canto da sala uma
porção de livros, gibis.
3° Momento: Conversa com a turma, cada aluno irá fazer uma
pequena apresentação, e falar sobre o que leu para o restante da turma. E
discutir sobre as características.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Gibis
Livros Literários
Revistas
Jornais
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao final da aula
espera-se que o aluno tenha capacidade de entender os diversos tipos de gênero
literário.
12. PLANO DE AULA (19/04) Quinta-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Produção de um grande Mural.
- OBJETIVOS:
Ao término da aula o aluno deverá expressar habilidades de
expressar suas ideias verbalmente e escrita.
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Conversa com a turma, para apresentação e abordagem
dos combinados do dia.
2° Momento: Cada aluno irá confeccionar um pequeno cartaz para
exposição no pátio da escola. Com frases de motivação contra o desperdício, e
atitudes que valorem a água. Com uma ilustração própria.
3° momento: Colagem no pátio da escola.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Lápis de cor.
Régua.
Cartolina Branca.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Espera-se que os alunos tenham consciência da
importância da agua, e espalhe essa boa noticia no o meio social em que vive.
DIÁRIOS DAS
REGÊNCIAS
1. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Essa foi à primeira intervenção
de regência, depois de observar a rotina da turma, a tendência foi não mudar
muito os costumes e hábitos da professora. Meia hora após o inicio de a aula
começar ela começa a autorizar as idas ao banheiro de um em um. Esse é um ponto
positivo para a aula fluir mais naturalmente, assim foi
feito também todos os dias seguintes.
A turma ainda estava um pouco tímida com
a novidade e por vezes demonstraram um pouco de falta de interesse na proposta
ofertada. Um ponto negativo é a conversa em sala de aula foi grande e assim
fica difícil interagir, sendo necessário o professor regente chamar atenção da
turma. Na hora da apresentação eles foram tímidos, é uma turma que está
acostumada a não apresentar.
2. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A aula foi iniciada como o hábito da sala,
com a acolhida. Os alunos foram convidados a ter uma aula diferente, estagiária
explicou que as aulas seriam de fato um pouco diferentes essa semana, e perguntou
se todos concordavam, foi argumentada a importância da água e do tema que seria
desenvolvido. Assim a turma foi carinhosa e concordou com a aluna.
O ponto positivo é que a turma tem boa
vontade, o negativo é que os alunos têm muitos conflitos a serem mediados, às
vezes por motivos bem simplórios, como os materiais de uso pessoal.
Apresentados aos alunos a proposta da
aula uns gostaram e outros ficaram com preguiça, mais conforme foi sendo desenvolvidos,
todos aderiram com louvor à pescaria. A água foi separada previamente pela tia
da limpeza, elas usam tanque elétrico para lavar os panos da escola, e apara a
agua para ser reutilizada. A turma foi
muito bem com os cálculos.
3. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A aula se deu em dia de sexta-feira, dia
em que a comunidade escolar está mais animada.
A
turma trouxe algumas revistas, outras foram adquiridas na própria escola. A
aula foi muito boa, todos os cartazes precisaram de intervenção da estagiária,
no sentido de embelezar mais um pouco, porem a essência foi toda produzida
pelos alunos, à colagem e a verdadeira pesquisa, assim como as Frases.
A interação
é sempre um grande desafio, pois em minutos a sala toda se distrai com muita
facilidade, não respeitando a estagiaria da maneira esperada.
Na
hora do dialogo, eles trazem consifrraçoes interessantes, pois falam a vivencia
real com a familia e a maneira como fazem uso da água.
4. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Em
todas, ou na maioria das aulas teve uma boa roda de conversa sobre o tema água.
Nessa aula, também foi retomado o assunto a partir da aula anterior, ouvindo as
várias contribuições da turma. Algumas vezes, convidando um aluno para levantar
e dar o seu depoimento, mediado pela acadêmica, direcionando a conversa sobre o
assunto. Os alunos relatam, muito sobre o preço da água na região em quer
vivem, e sobre um problema local que está ocorrendo no município, que é o tratamento
de esgoto. Segundo relatos há uma contaminação na estação de tratamento.
5. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Aula interdisciplinar, poie envolveram
vários assuntos. A turma foi adorável, aprovando a aula proposta. Um passeio na
escola. Todos gostaram muito. Antes de
sair da sala, foi orientada aos alunos a maneira que deveriam se portar no
ambiente, sendo respeitosos com todos a volta.
É um grande desafio sair explorando a
escola, sem atrapalhar as outras turmas, que está tendo aulas. Os alunos são
falantes e agitados.
Saímos em fila da sala, e em fila
andamos pela escola, a escola não é tão grande, íamos devagar.
Parávamos nos locais a ser observados,
cada aluno fazia uma pequena anotação sobre o que via, para que pudesse usar e
fazer o poema. Foi bem animado, um pouco agitado, mais aconteceu conforme o
planejamento.
6. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Dia de cinema, como a professora faz toda
semana, ela usa um dia para fazer o cinema, o filme foi passado na sala de
videio, com o ar condicionado ligado, a turma viu o filme com tranquilidade.
A educação física, geralmente, é livre na
areia, eles jogaram bola, pularam corda muita corda, e brincaram a vontade.
N realidade foi um dia para lazer, descansar
um pouco e poder brincar com os amigos.
7. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Essa aula foi incrível, pois
através dele os alunos puderam ver o impacto do degelo e imagens impactantes do
antes e depois. Puderam refletir que com os anos, podemos ficar em uma situação
até de guerra por falta de água.
Os alunos, falaram que
ficaram muito preocupados com a situação em que estamos no momento. A aula se
deu forma agitada, as crianças queriam se expressar, pois eles ficaram
impressionados com o material que viram.
8. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Aula de matemática evoluiu muito bem. A
turma já estava curiosa a cada aula. Pois bem nesse dia, foi dia de beber muita
água. Com demonstração em copos. A aula foi explicativa e expositiva. Ao final
da aula todos os exercícios foram corrigidos.
Perguntava se eles tomavam muita água e a
maioria dizia que sim. A turma já sabe fazer gráficos, pois a professora
regente tem o habito de fazer. Então foi uma aula, que segue os padrões conhecido
por eles.
9. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Foi explicada a turma como se faz uma
redação dissertativa. Demostrado no quadro, as partes do texto como começo meio
e fim, foi demostrado como se deve escrever em toda a folha até o final das
margens.
Após a explicação foi solicitado que cada
aluno iniciasse a sua produção textual no caderno meia pauta. No quadro, foi
demostrado a primeira frase sugestiva, a segunda frase, e ultima frase, onde
cada frase daria inicio a uma parte do texto.
Essa aula os alunos ficaram
atentos e em silencio, alguns mais inseguros chamavam em sua mesa a todo
instante.
Foi
uma aula que pediu muita atenção e concebmtraçao do do professor e do aluno,
pois o professo deve trancrever muitas vezes as produçoes dos alunos de forma
culta e rica de vocabulario dentro do que o aluno escrever
10. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
O
desafio lançado nessa aula, entender que não se escreve, como se pronuncia, foi
observar todos os aspectos da lingua e norma culta.
A aula foi divertida, faltou poucos alunos.
Eles ainda tem muita difildade de encontrar as palavras no dicionario, tem dificuldade
de concentrar por muito tempo, mais é uma turma bem esforçada, embora algums
deles, fiquem distraidos e não sigam o ritmo do restante, no geral a interção é
cheia de conflitos pequenos, que são resolvidos com intervenção da professora,
ou da diretoria.
11. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A aula foi realizada com sucesso. A
proposta era iniciar a aula com um dia mais gostoso e relaxante.
As
mochilas ficaram organizadas em um cantinho diferente todas juntas. A sala também
foi reorganizada, as mesas foram colocadas em agrupamentos da sala.
A turma ficou concentrada por período
longo, após um tempo eles dispersaram e começaram a conversar.
Muitos alunos não tinham conhecimento ou
nenhum contato físico com GIBIS! Realidade do município e barro carente. A
maioria noção tem acesso à internet.
O que eles mais gostaram foi de
revistas e gibis, os gibis, teve intervenção, para eles entenderem o
funcionamento.
12. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A última aula aplicada nessa
sala. Foi um imenso prazer conhecer esses rostinhos de crianças tão especiais.
Como se nota nas aulas anteriores, as aulas foram permeadas de muitas reflexões
e conversas. Todas a aulas foram desafiadoras, com o apoio da professora
regente, foi possível fazer o melhor com a turma.
O maior desafio da aula sempre foi equilibrar
a conversa dialogo e a falta de disciplina, pois quando se abria o dialogo
muitos se excedem e tendem a fazer comentários fora do tema.
Essa aula foi especial, a culminância do
trabalho que eles vinham realizando até o momento, dia demostrar no pátio os cartazes
que foram confeccionados por eles mesmos. Eles demonstraram orgulho, e sempre perguntando
se estava bonito, se estava correto enfim. Lindo Projeto!
Foi momentos de muita cumplicidade essa
semana que passamos juntos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
estágio é a possibilidade de o aluno conhecer um mundo novo, um universo que
ele ouve falar e não tem a possiblidade conviver e apalpar. Sendo assim a
experiência de está dentro do sistema escolar é reveladora, é prazerosa e acima
de tudo é a reflexão das habilidades e competências do estado, do professor e
do estudante que desempenhará a função dentro da sua comunidade.
Portanto
o aluno estagiário deve ter responsabilidade e seriedade com a realização do
estágio, pois assim ele esta agregando valor e conhecimento para o seu futuro
profissional e social.
Assim a
forma mais ampla de reconhecimento do valor do estágio é saber que é um
profundo aperfeiçoamento das praticas e conhecimentos pedagógicos, formando
professores críticos e reflexivos, respeitando os limites de cada realidade
comunitária.
O
professor aprende a se comunicar com o aluno de forma mais eficaz, sabendo que
não é de qualquer maneira que o aluno entende, a criança deve ser respeitada, e
o professor precisa ter esse contato físico, para aprender, pois a teoria não
alcançaria.
Pessoalmente embasou a carreira, trouxe a plena e convicção que é
possível sim desenvolver um trabalho que faça a diferença na vida de cada
aluno, mesmo cm tanta problemática politica social.
O
professor quando entra em uma sala de aula, ele descobre a sua verdadeira
identidade, e consegue se tiver empatia com o mundo, pois ali no ambiente
escolar há diversidades de opiniões e de vários aspectos, que dever respeitados
e nunca julgados.
Quando o
professor tem contato diário com o aluno, ele conhece cada detalhe no que diz
respeito a maiorias dos aspectos psicológicos, cógnitos e físico de cada aluno,
é uma troca riquíssima entre seres humanos. As crianças gostam de limites, de
respeito, de carinho e amos.
A ética
profissional deve ser soberana a todas as demais coisas no âmbito educativo,
pois o profissional acessa a detalhes íntimos e pessoais, conflitos reveladores
de conduta, que não pode ser jamais interferidos sem a cautela necessária.
REFERÊNCIAS
1.
BRASIL. Blocos de Conteúdos
de Matemática do Ensino Fundamental. Disponível em: https://matematicazup.com.br/blocos-de-conteudos-de-matematica-do-ensino-fundamental/. Acesso em: 9 de março de 2018
2. BRASIL.
Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa
II - caderno I:organização do trabalho pedagógico no ensino médio / Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima...
et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. Acesso em: 15 de março de
2018
3. SILVA, Elielza Alves; Pedagogia Intensa. O professor Como
Agente de Mudança e Transformação. Brasília. 2015. Disponível em:<http://pedagogiaintensa.blogspot.com.br/2015/11/o-professor-como-agente-de-mudanca-e.html. Acesso em 9 de março de 2018
4. FERREIRA, Ivani: Projeto Água- Dia Mundial da água. Fevereiro 2017.Disponivel em: https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2017/02/projeto-agua-dia-mundial-da-agua.htm Acesso em: 15 de março de 2018
INTRODUÇÃO
Estágio
realizado na Escola Municipal Emilio Ferreiro, localizada na cidade de
Planaltina/Go, mais precisamente no endereço Quadra 12 Rua 09 Lote Area Especial, 1.
Com carga horaria total de 100 horas. Aonde foi observado as práticas
pedagogicas da escola, tendo em vista uma melhor formação
prossissional.
O
Objetivo do estágio é
trazer ao acadêmico mais conhecimentos e recursos para aprimorar o aprendizado
e além disso a troca de experiências entre os profissiomnais mais velhos com os
novos é valiosa para ambas as partes, visando o conhecimendo das técnicas de ensino,
e a reflexo do ensino-aprendizado, entendendo os mais variados médotos de
ensino.
O estágio foi realizado de forma obsevatória e
participativa, a aluna estagiaria teve a oportunidade de realizar sua prática
de regência, pautada nos ensinos teoricos e indo além da teoria e prealizado a prática. Conhecendo a cultura
local, compreendendo a realidade escolar. A coodernação da escola, foi receptiva,
assim como toda a comunidade escolar. A escola se mostrou um ambiente alegre,
com profissionais responsáveis e habilidosos.
A
turma em que foi realizada as atividades e as descobertas, foi o 4° ano
vespertino. A aluna estágia juntamente com a professora e as crianças da sala
tiveram a oportunidade
de realizar experiencias e descobertas, através do presente trabalho.
Os
resultados obtidos nessa prárica foram de valor, pois houve uma troca
pedsagigica entre todos envolvvidos nesse processo de ensino aprendizado, onde
a acadêmica pode comprrender a dimânica da escola nos anos iniciais do ensino fundamental.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola é localizada em bairro mais afastado do centro da cidade. É
receptiva e acolhedora com os discentes. A escola atende uma clientela de alunos de
baixa renda. A comunidade é muito envolvida com drogas, e problemas sociais
comuns encontrados em situações de baixa renda, muitas vezes ausência de pais,
ou planejamento familiar. O gestor
Wagner Pereira apresentou o espaço físico escolar. Escola pública do
munícipio, aonde estudam crianças carentes do bairro, a escola tem o compromisso de promover ações
educativas que promovam refletir e mudar a realidade social, e desenvolver a
inclusão.
Logo na entrada do portão principal pode se
ver o parquinho, e um pequeno campinho de futebol todo forrado de areia, muito
bonito. Encontram-se muitos pneus reciclados de carro, pintados de várias cores
em volta do parquinho e em todos os espaços da escola, compondo o jardim. Há
corredores largos, jardins enfeitados com muitas plantas, a escola é um charme.
Outro detalhe que chama a atenção é “mini” pomar da escola, tem horta no pomar,
pé de goiaba, seriguela e outras plantinhas que os alunos sempre dão uma
passadinha lá na hora do intervalo pra pegar frutas e comem ali mesmo na
escola.
A escola tem uma estrutura com água
filtrada e gelada aos docentes e discentes, água encanada da rede pública,
energia da rede pública, fossa, lixo coletado semanalmente.
Os
equipamentos são computadores administrativos, computadores para os alunos,
TVS, copiadora, retroprojetor, aparelho de som e microfone, projetor multimídia
(Datashow), câmera fotográfica.
AS dependências do prédio são 11
salas, 56 funcionários, 1 sala de diretoria, 1 sala de professor, 1 laboratório
de informática, 1 sala de recursos multifuncionais, 1 cozinha com dispensa, 1
biblioteca improvisada, 1 parquinho infantil com campinho, 4 banheiros. A
escola tem rampas de acesso e vias largas adaptadas a alunos com deficiência ou
mobilidade reduzida.
A aluna estagiária teve acesso à
escola, onde pôde observar a rotina estabelecida no local. A Aluna chegava à escola
na rotina de acolhida do portão e pátio, oração. Quando partia, era hora dos
alunos irem lanchar.
A intervenção pedagógica foi
realizada com tranquilidade, a professora regente, foi receptiva, assim como a
turma. A turma contem 25 alunos. É uma turma relativamente calma, com momentos
de distrações. Alguns alunos tem índice de reprovação e estão um pouco acima da
idade.
Durante a observação da aula a escola realizou alguns projetos como: Dia
Internacional da mulher, com lembrancinhas, para as alunas (chocolate) e para
as professoras (Mini Kit Sabonete e Creme), além de palestra e atividades referentes
ao dia da mulher. Conscientizando sobre a importância da mulher, repensando o
seu papel e sua importância na sociedade com sua independência pessoal e
profissional. As alunas fizeram muitas cartinhas para as professoras, de
presente, referente ao dia mundial da mulher.
Dia do circo, culminância com muita
pipoca, algodão doce, palhacinha contratada para realizar as brincadeiras na
escola, mural no pátio da escola. Além disso, realizou um belo passeio, levando
todos os alunos ao circo. Aguçando o mundo imaginário das crianças, e
desenvolvendo o respeito entre as diferenças.
DIÁRIO
DE OBSERVAÇÃO
DE CAMPO
Diário realizado na turma do 4° ano vespertino, turma com 25 alunos,
muitos em idade acima do esperado para a série.
A aula tem inicio as 13:00min e termina as 17h20min. As turmas são
acolhidas no pátio da escola em forma de fila e fazem a oração. Na sala de aula
a professora organiza a turma de maneira, que, ela escolhe aonde cada aluno deve
sentar, muitos sentam sempre no mesmo local todos os dias. Eles se organizam um
atrás do outro, e eventualmente a professora forma duplas para realizar alguma
tarefa.
A professora usa todos os dias os materiais didáticos, são eles: Livros,
quadro e caderno. Eventualmente ela traz algum material demonstrativo. Além
disso, tem o dia do vídeo que utiliza a TV na sala de aula ou na sala de
informática.
Os
conteúdos trabalhados em sala de aula foram: Números e sistema de numeração, bloco
espaço e forma, tratamento da informação.
De modo geral a aula é baseada em reprodução
de exercícios, foi realizada oralmente pela professora, que apresentou definições,
propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. A
professora domina muito bem o conteúdo e explica com fluência. O ambiente é
organizado, a professora está sempre observando tudo a sua volta.
O ponto positivo da aula é que a
professora tem habilidade de explanar o conteúdo para os alunos, ela também
consegue com amor colocar disciplina da turma, uma vez que é uma turma
tendenciosa a indisciplina por causa das idades diferentes e realidade social.
O que poderia melhorar no processo de ensino aprendizagem seriam mais aulas
diversificadas com recurso lúdicas, como dinâmicas, jogos e a participação mais
ativa dos alunos, a fim de fazer pesquisa e trabalhos em casa. Embora seja uma
comunidade carente, e seja necessário trabalhar com sucatas ou outros recursos,
a dificuldade de engajamento dos pais e alunos é grande.
A professora segue um horário padrão com
três aulas por dia, todos os dias tem aula de português e matemática, sendo
flexíveis os horários de acordo ela adapta no dia. A turma conta com um pequeno
intervalo de 20min, no meio da aula, o lanche é realizado dentro da sala, os
alunos saem em fila, buscam o lanche e retornam a sala para fazer a refeição,
geralmente todos lancham, o cardápio fica a disposição dos alunos, é bem
variado (biscoitos/suco, sopa, arroz/salada, biscoito de sal/leite, biscoitos rosquinha/iogurte).
Durante o intervalo os alunos podem jogar
bola na areia, ou pular corda quando acaba o intervalo, os meninos lavam os pés
na torneira lá mesmo no parque, e entram para a sala de aula. A aula segue a
sua rotina normalmente, sendo realizadas as atividades.
A professora faz um
planejamento quinzenal. A coordenadora pedagógica, passa na sala de aula e
recolhe para verificar se esta de acordo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Diante das preocupações modernas, pois a
qualquer momento a água pode acabar devido ao mau uso do homem, os educadores
junto com a sociedade devem conscientizar e trabalhar em conjunto, para que
possa reverter essa situação tão preocupante. Atualmente a escassez de água
para o futuro é um dos problemas mais discutidos mundialmente, pois a água é
algo indispensável para a existência de toda a vida humana e outros no planeta
terra.
E, além disso, existem regiões que há
pouca água potável, se tornando ainda mais preocupante o desperdício de água.
No Brasil há uma grande variação em relação à distribuição de água. O nordeste,
por exemplo, sofre muito por falta de água. Já o Amazonas e Paraná têm muitos
rios.
A
água sempre foi vista pelo homem, com o olhar de abundancia, porque ela ocupa
70% da superfície terrestre, porem apenas 9,7,5% é água salgada.
A Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de
1992 (Eco-1992), recomendou a criação do “Dia Mundial da Água”, que, a partir
de 1993. As atitudes do homem sobre a
água e os seus impactos, atualmente é um DOS assuntos mais discutidos em todas
as mídias. Comemora-se no dia 22 de março, e nessa data é fundamental a
reflexão sobre a ação humana sobre os recursos hídricos, sobre a conservação e
proteção da água.
As
reflexões do Dia Mundial da Água tem o objetivo de sensibilizar a todos, a
cuidar do patrimônio natural de todos e entender, que a natureza por si sozinha
não se destrói e também não soluciona a questão por si mesma, sem a
interferência humana.
A
água não é um recurso infinito, por isso é um excelente tema para trabalhar na
escola. Pois é na escola que está à geração vindoura, e que se não for conscientizada
hoje, amanhã, irá desperdiçar o recurso. O esforço de poupar água deve ser
coletivo, muitas vezes os pais não auxiliam as crianças em casa nesse sentido, por
isso a importância de trabalhar na escola, sobre esse bem tão precioso que é a
água.
Este é um tema relevante dentro do âmbito
escolar, para ensinar os valores às crianças, no sentindo de cuidar do
coletivo, cuidar da natureza e não olhar apenas para si mesmo, sabendo que uma
ação individual pode afetar grandes causas coletivas. Sabendo sobre os impactos
das suas ações e sobre a oferta ser menor que a procura.
1. PLANO DE AULA (04/04) Quarta-Feira.
- CONTEÚDO: Português e Matemática
- OBJETIVOS: Apresentação das aulas, sondagem do conhecimento dos
alunos.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
Debate com a turma sobre a água e sua importância no mundo inteiro.
2° Momento: Juntar grupos de 5 alunos.
3° momento: Os alunos devem registrar em folha previamente
impressa, sobre os seus hábitos, rotina, hora em que usam água, Quantidade. Com
intervenção e apoio os alunos irão escrever os dados.
4° Momento:
Cada grupo irá relatar aos demais os dados coletados. E com orientação será
discutido sobre o desperdício da água.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Caderno.
Quadro.
Lápis.
Atividade Impressa.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao termino da aula deve-se beber o
impacto do consumo para o desperdício e conservação da água.
2. PLANO DE AULA (05/04) Quinta-Feira.
- CONTEÚDO
Matemática: Adição e Subtração.
- OBJETIVOS:
Ao término da aula o aluno deverá realizar cálculos com
situações problemas. Conscientizar os alunos a zelar da água e recursos
naturais.
Participar e interagir das atividades.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Conversa com a turma, para apresentação e abordagem
dos combinados do dia e apresentação da dinâmica da aula, retomar o assunto
anterior. Organizar as cadeiras e mesa da sala em um circula.
2° Momento: Montar a pescaria, na sala de aula, com duas bacias
grandes. Chamar alguns alunos para ajudar a encher de água(Água reciclada na
escola, da máquina de lavar).
3° momento: A professora convida de dois em alunos, para
realizar a pescaria, Cada aluno tem alguns minutos para pescar, quando retirar
os peixes da agua, eles devem realizar a soma no quadro (Cada peixe tem um
numero escrito nele).
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Eva.
Gravetos de Madeira.
Linha.
Imã.
Clipe, grampo de cabelo.
Grampo de cabelo.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Avaliar a
interação entre a turma e participação. Capacidade de concentração, habilidades
como atenção e concentração.
3. PLANO DE AULA (06/04) Sexta-Feira.
- HISTÓRIA: A água esta acabando!
- OBJETIVOS:
Conscientização que
está diminuindo a água potável no nosso planeta.
Criar hábito de economizar água.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Entregar reportagem impressa, que relata sobre a
água, para cada aluno. Demostrar a turma que o planeta tem trilhões de litros de
água, porém a maioria se trata de água salgada. Mais temos muita água doce a
nossa disposição. Trabalhar problemáticas, como onde está a água? Para onde
está indo?
3° Momento: Discutir com a turma, possíveis soluções que podemos
realizar, hoje para que não haja falta total de água no futuro.
4° momento: Os alunos irão produzir cartazes com imagens de
possíveis soluções.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Revistas Velhas
Papel Pardo
Atividade Impressa.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Avaliar a participação e interação entre aluno-aluno e
aluno-professor. Verificar a capacidade de opinião critica reflexiva da turma.
4. PLANO DE AULA (09/04) Segunda-Feira.
- CONTEÚDO
Ciências: Planeta Agua (Música Guilherme Arantes)
- OBJETIVOS:
Mostrar aos alunos o líquido mais valioso que existe!
Propor cuidados que devemos ter para economizar água.
Discutir sobre a música.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Colocar a música na televisão para a turma assistir.
3° momento: Problematizar o assunto, perguntar o que chamou a
atenção da turma. Quais os aspectos
físicos da água. Como podemos economizar a água.
4° Momento: Os alunos irão confeccionar em folhar A4, um desenho
sobre a água, e sobre como podemos cuidar desse liquido tão precioso.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Folha A4 branca.
TV.
Música.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Trazer aos alunos um momento de cultura interdisciplinar.
Desempenho e participação da aula.
5. PLANO DE AULA (10/04) Terça-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Gênero literário Poema.
Aspectos Concretos sobre a água!
- OBJETIVOS:
Estimular de forma
concreta a importância da água, visualizando os processos, introduzir o gênero
literário poema.
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Levar
a turma, em lugares onde tem água, onde a água atua, onde há vida utilizando
agua, como o jardim e pomar. Demostrar a utilização correta da mangueira, como
ligar a água de forma mais fraca, visitar a “tia” da limpeza e observar ela
organizando e limpando a escola.
3° momento: Como os alunos certamente, estão inspirados, irão
realizar a escrita de um lindo poema.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Plantas da escola
Água
Caderno
Lápis
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao final da aula,
os alunos devem mostrar a importância da água em nossa vida.
6. PLANO DE AULA (11/04) Quarta-Feira.
- CONTEÚDO
Educação Física: Movimento Corporal.
Dia de Cinema. Filme: O Lorax: Em busca da trúfula Perdida.
- OBJETIVOS:
Desenvolver habilidades corporais e lazer. (Educação Física)
Demostrar a importância da preservação da natureza
- DURAÇÃO 2horas.
- METODOLOGIA:
Brincadeira livre com corda, bola e areia.
Atividades com areia e água no parque.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Corda.
Bola.
Areia.
TV
ASB
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar a interação entre os alunos, a postura corporal e
habilidades de equipe, organização e atenção.
Atenção e entendimento
do filme.
7. PLANO DE AULA (12/04) Quinta-Feira.
- CONTEÚDO
Geografia: O gelo do mundo, Antártida.
- OBJETIVOS:
Trazer informações sobre o formato, o clima e paisagem nesse
mundo repleto de água.
Deixar os alunos inteirados sobre o degelo.
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Imagens impressas para cada aluno serão
distribuídas, junto um texto, que será lido pelos alunos e em seguida será
realizado a reflexão do tema com toda a turma.
3° momento: Cruzadinha sobre o degelo e o sistema climático que
estamos projetando para o futuro.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Atividade impressa.
Lápis.
Datashow.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao final da aula o aluno deve compreender sobre a temática
desenvolvida na aula. Realizar a atividade de forma coerente.
8. PLANO DE AULA (13/04) Sexta-Feira.
- CONTEÚDO
Matemática: Gráficos e Soma e multiplicação
- OBJETIVOS:
Através de problemas interdisciplinares, os alunos devem montar
os gráficos e realizar as operações propostas, tais como: Estáticas de voto
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: 15 Crianças tomam 200ml (cada um) de água durante o
discurso.
25 Mulheres tomaram
300 ml (cada uma).
30 Adolescentes tomaram 430 ml (cada um).
A partir desses dados, os alunos devem desenhar o gráfico. E
será feita perguntas sobre os dados. Como: Quem tomou mais água? A soma de água
das crianças é?
E assim em diante a aula segue.
3° momento: Correção da atividade
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Copo de 200 ml
Copo de 300 ml
Medida de 430 ml
Quadro
Caderno
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a
participação, atenção e concentração. Capacidade de desenvolver os cálculos.
9. PLANO DE AULA (16/04) Segunda-Feira.
- CONTEÚDO
Língua Portuguesa:
Expressão escrita (Redação), sobre a poluição da água.
- OBJETIVOS: Compreender as partes que compões uma redação
- DURAÇÃO: 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
Debate com a turma sobre o tema. Conscientização da ação humana sobre a água.
2° Momento: Explicação da atividade, desenhar no quadro o layt
da redação. Inicio, meio e fim de texto dissertativo.
3° momento: Passar nas carteiras observando a interação dos
alunos e a forma que estão desenvolvendo, e orientando-os individualmente.
4° Solicitar a
ilustração da atividade escrita. Avaliar as produções e expor na sala de aula.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Ilustrações de livros e revisas sobre a poluição.
Caderno meia pauta.
Quadro.
Lápis de cor
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Verificar o nível
de escrita da turma, a participação, observar a compreensão oral e escrita, a
capacidade de entendimento. Promover a interdisciplinaridade.
10. PLANO DE AULA (17/04) Terça-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Leitura e significado das palavras.
- OBJETIVOS:
Ler as palavras encontradas.
Ditado Mudo
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: No
dicionário os alunos irão buscar o significado de palavras, como: Mananciais,
recursos, água, natural e outras, que serão escritas no quadro.
3° momento: Correção no quadro das palavras.
4° Momento: Ditado Mudo, em silencio a aula deve ser continuada.
As figuras coladas no quadro, e cada aluno faz o nome no caderno. Após acabar o
ditado, a correção será feita, por os alunos do lado, trocarão de caderno e
para fazer as correções.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Quadro
Caderno
Dicionário
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Os alunos devem desenvolver o aspecto da linguagem escrita de
forma culta com fluência.
11. PLANO DE AULA (18/04) Quarta-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Cantinho da Leitura.
Leitura de histórias
- OBJETIVOS:
Incentivar a leitura em diversos gêneros.
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Acolhida, conversa com a turma, e abordagem da aula.
2° Momento: Exposição
de livros e revistas de diversos gêneros na sala, em cada canto da sala uma
porção de livros, gibis.
3° Momento: Conversa com a turma, cada aluno irá fazer uma
pequena apresentação, e falar sobre o que leu para o restante da turma. E
discutir sobre as características.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Gibis
Livros Literários
Revistas
Jornais
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Ao final da aula
espera-se que o aluno tenha capacidade de entender os diversos tipos de gênero
literário.
12. PLANO DE AULA (19/04) Quinta-Feira.
- CONTEÚDO
Português: Produção de um grande Mural.
- OBJETIVOS:
Ao término da aula o aluno deverá expressar habilidades de
expressar suas ideias verbalmente e escrita.
- DURAÇÃO 2 horas.
- METODOLOGIA
1° Momento: Conversa com a turma, para apresentação e abordagem
dos combinados do dia.
2° Momento: Cada aluno irá confeccionar um pequeno cartaz para
exposição no pátio da escola. Com frases de motivação contra o desperdício, e
atitudes que valorem a água. Com uma ilustração própria.
3° momento: Colagem no pátio da escola.
- RECURSOS METODOLÓGICOS
Lápis de cor.
Régua.
Cartolina Branca.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
Espera-se que os alunos tenham consciência da
importância da agua, e espalhe essa boa noticia no o meio social em que vive.
DIÁRIOS DAS
REGÊNCIAS
1. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Essa foi à primeira intervenção
de regência, depois de observar a rotina da turma, a tendência foi não mudar
muito os costumes e hábitos da professora. Meia hora após o inicio de a aula
começar ela começa a autorizar as idas ao banheiro de um em um. Esse é um ponto
positivo para a aula fluir mais naturalmente, assim foi
feito também todos os dias seguintes.
A turma ainda estava um pouco tímida com
a novidade e por vezes demonstraram um pouco de falta de interesse na proposta
ofertada. Um ponto negativo é a conversa em sala de aula foi grande e assim
fica difícil interagir, sendo necessário o professor regente chamar atenção da
turma. Na hora da apresentação eles foram tímidos, é uma turma que está
acostumada a não apresentar.
2. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A aula foi iniciada como o hábito da sala,
com a acolhida. Os alunos foram convidados a ter uma aula diferente, estagiária
explicou que as aulas seriam de fato um pouco diferentes essa semana, e perguntou
se todos concordavam, foi argumentada a importância da água e do tema que seria
desenvolvido. Assim a turma foi carinhosa e concordou com a aluna.
O ponto positivo é que a turma tem boa
vontade, o negativo é que os alunos têm muitos conflitos a serem mediados, às
vezes por motivos bem simplórios, como os materiais de uso pessoal.
Apresentados aos alunos a proposta da
aula uns gostaram e outros ficaram com preguiça, mais conforme foi sendo desenvolvidos,
todos aderiram com louvor à pescaria. A água foi separada previamente pela tia
da limpeza, elas usam tanque elétrico para lavar os panos da escola, e apara a
agua para ser reutilizada. A turma foi
muito bem com os cálculos.
3. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A aula se deu em dia de sexta-feira, dia
em que a comunidade escolar está mais animada.
A
turma trouxe algumas revistas, outras foram adquiridas na própria escola. A
aula foi muito boa, todos os cartazes precisaram de intervenção da estagiária,
no sentido de embelezar mais um pouco, porem a essência foi toda produzida
pelos alunos, à colagem e a verdadeira pesquisa, assim como as Frases.
A interação
é sempre um grande desafio, pois em minutos a sala toda se distrai com muita
facilidade, não respeitando a estagiaria da maneira esperada.
Na
hora do dialogo, eles trazem consifrraçoes interessantes, pois falam a vivencia
real com a familia e a maneira como fazem uso da água.
4. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Em
todas, ou na maioria das aulas teve uma boa roda de conversa sobre o tema água.
Nessa aula, também foi retomado o assunto a partir da aula anterior, ouvindo as
várias contribuições da turma. Algumas vezes, convidando um aluno para levantar
e dar o seu depoimento, mediado pela acadêmica, direcionando a conversa sobre o
assunto. Os alunos relatam, muito sobre o preço da água na região em quer
vivem, e sobre um problema local que está ocorrendo no município, que é o tratamento
de esgoto. Segundo relatos há uma contaminação na estação de tratamento.
5. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Aula interdisciplinar, poie envolveram
vários assuntos. A turma foi adorável, aprovando a aula proposta. Um passeio na
escola. Todos gostaram muito. Antes de
sair da sala, foi orientada aos alunos a maneira que deveriam se portar no
ambiente, sendo respeitosos com todos a volta.
É um grande desafio sair explorando a
escola, sem atrapalhar as outras turmas, que está tendo aulas. Os alunos são
falantes e agitados.
Saímos em fila da sala, e em fila
andamos pela escola, a escola não é tão grande, íamos devagar.
Parávamos nos locais a ser observados,
cada aluno fazia uma pequena anotação sobre o que via, para que pudesse usar e
fazer o poema. Foi bem animado, um pouco agitado, mais aconteceu conforme o
planejamento.
6. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Dia de cinema, como a professora faz toda
semana, ela usa um dia para fazer o cinema, o filme foi passado na sala de
videio, com o ar condicionado ligado, a turma viu o filme com tranquilidade.
A educação física, geralmente, é livre na
areia, eles jogaram bola, pularam corda muita corda, e brincaram a vontade.
N realidade foi um dia para lazer, descansar
um pouco e poder brincar com os amigos.
7. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Essa aula foi incrível, pois
através dele os alunos puderam ver o impacto do degelo e imagens impactantes do
antes e depois. Puderam refletir que com os anos, podemos ficar em uma situação
até de guerra por falta de água.
Os alunos, falaram que
ficaram muito preocupados com a situação em que estamos no momento. A aula se
deu forma agitada, as crianças queriam se expressar, pois eles ficaram
impressionados com o material que viram.
8. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Aula de matemática evoluiu muito bem. A
turma já estava curiosa a cada aula. Pois bem nesse dia, foi dia de beber muita
água. Com demonstração em copos. A aula foi explicativa e expositiva. Ao final
da aula todos os exercícios foram corrigidos.
Perguntava se eles tomavam muita água e a
maioria dizia que sim. A turma já sabe fazer gráficos, pois a professora
regente tem o habito de fazer. Então foi uma aula, que segue os padrões conhecido
por eles.
9. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
Foi explicada a turma como se faz uma
redação dissertativa. Demostrado no quadro, as partes do texto como começo meio
e fim, foi demostrado como se deve escrever em toda a folha até o final das
margens.
Após a explicação foi solicitado que cada
aluno iniciasse a sua produção textual no caderno meia pauta. No quadro, foi
demostrado a primeira frase sugestiva, a segunda frase, e ultima frase, onde
cada frase daria inicio a uma parte do texto.
Essa aula os alunos ficaram
atentos e em silencio, alguns mais inseguros chamavam em sua mesa a todo
instante.
Foi
uma aula que pediu muita atenção e concebmtraçao do do professor e do aluno,
pois o professo deve trancrever muitas vezes as produçoes dos alunos de forma
culta e rica de vocabulario dentro do que o aluno escrever
10. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
O
desafio lançado nessa aula, entender que não se escreve, como se pronuncia, foi
observar todos os aspectos da lingua e norma culta.
A aula foi divertida, faltou poucos alunos.
Eles ainda tem muita difildade de encontrar as palavras no dicionario, tem dificuldade
de concentrar por muito tempo, mais é uma turma bem esforçada, embora algums
deles, fiquem distraidos e não sigam o ritmo do restante, no geral a interção é
cheia de conflitos pequenos, que são resolvidos com intervenção da professora,
ou da diretoria.
11. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A aula foi realizada com sucesso. A
proposta era iniciar a aula com um dia mais gostoso e relaxante.
As
mochilas ficaram organizadas em um cantinho diferente todas juntas. A sala também
foi reorganizada, as mesas foram colocadas em agrupamentos da sala.
A turma ficou concentrada por período
longo, após um tempo eles dispersaram e começaram a conversar.
Muitos alunos não tinham conhecimento ou
nenhum contato físico com GIBIS! Realidade do município e barro carente. A
maioria noção tem acesso à internet.
O que eles mais gostaram foi de
revistas e gibis, os gibis, teve intervenção, para eles entenderem o
funcionamento.
12. RELÁTORIO DE REGÊNCIA
A última aula aplicada nessa
sala. Foi um imenso prazer conhecer esses rostinhos de crianças tão especiais.
Como se nota nas aulas anteriores, as aulas foram permeadas de muitas reflexões
e conversas. Todas a aulas foram desafiadoras, com o apoio da professora
regente, foi possível fazer o melhor com a turma.
O maior desafio da aula sempre foi equilibrar
a conversa dialogo e a falta de disciplina, pois quando se abria o dialogo
muitos se excedem e tendem a fazer comentários fora do tema.
Essa aula foi especial, a culminância do
trabalho que eles vinham realizando até o momento, dia demostrar no pátio os cartazes
que foram confeccionados por eles mesmos. Eles demonstraram orgulho, e sempre perguntando
se estava bonito, se estava correto enfim. Lindo Projeto!
Foi momentos de muita cumplicidade essa
semana que passamos juntos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
estágio é a possibilidade de o aluno conhecer um mundo novo, um universo que
ele ouve falar e não tem a possiblidade conviver e apalpar. Sendo assim a
experiência de está dentro do sistema escolar é reveladora, é prazerosa e acima
de tudo é a reflexão das habilidades e competências do estado, do professor e
do estudante que desempenhará a função dentro da sua comunidade.
Portanto
o aluno estagiário deve ter responsabilidade e seriedade com a realização do
estágio, pois assim ele esta agregando valor e conhecimento para o seu futuro
profissional e social.
Assim a
forma mais ampla de reconhecimento do valor do estágio é saber que é um
profundo aperfeiçoamento das praticas e conhecimentos pedagógicos, formando
professores críticos e reflexivos, respeitando os limites de cada realidade
comunitária.
O
professor aprende a se comunicar com o aluno de forma mais eficaz, sabendo que
não é de qualquer maneira que o aluno entende, a criança deve ser respeitada, e
o professor precisa ter esse contato físico, para aprender, pois a teoria não
alcançaria.
Pessoalmente embasou a carreira, trouxe a plena e convicção que é
possível sim desenvolver um trabalho que faça a diferença na vida de cada
aluno, mesmo cm tanta problemática politica social.
O
professor quando entra em uma sala de aula, ele descobre a sua verdadeira
identidade, e consegue se tiver empatia com o mundo, pois ali no ambiente
escolar há diversidades de opiniões e de vários aspectos, que dever respeitados
e nunca julgados.
Quando o
professor tem contato diário com o aluno, ele conhece cada detalhe no que diz
respeito a maiorias dos aspectos psicológicos, cógnitos e físico de cada aluno,
é uma troca riquíssima entre seres humanos. As crianças gostam de limites, de
respeito, de carinho e amos.
A ética
profissional deve ser soberana a todas as demais coisas no âmbito educativo,
pois o profissional acessa a detalhes íntimos e pessoais, conflitos reveladores
de conduta, que não pode ser jamais interferidos sem a cautela necessária.
REFERÊNCIAS
1.
BRASIL. Blocos de Conteúdos
de Matemática do Ensino Fundamental. Disponível em: https://matematicazup.com.br/blocos-de-conteudos-de-matematica-do-ensino-fundamental/. Acesso em: 9 de março de 2018
2. BRASIL.
Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa
II - caderno I:organização do trabalho pedagógico no ensino médio / Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva Lima...
et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. Acesso em: 15 de março de
2018
3. SILVA, Elielza Alves; Pedagogia Intensa. O professor Como
Agente de Mudança e Transformação. Brasília. 2015. Disponível em:<http://pedagogiaintensa.blogspot.com.br/2015/11/o-professor-como-agente-de-mudanca-e.html. Acesso em 9 de março de 2018
Comentários
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO(A)