1)
A criatividade é um potencial humano, por isso, a escola torna-se um dos contextos apropriados para contribuir para o seu desenvolvimento na criança. Nesse sentido, de acordo com a afirmação anterior, analise as alternativas a seguir e assinale a correta quanto ao desenvolvimento da criatividade na criança no contexto escolar:
Alternativas:
- a)A criança só se torna criativa depois que ingressa na escola.
- b)O núcleo de convivência que permite à criança o desenvolvimento da criatividade é apenas a educação infantil.
- c)A criança já chega na escola com percepção crítica dos fenômenos sociais e científicos, por isso não precisam ser mais estimuladas.
- d)A escola, junto a outros contextos em que a criança está inserida, é um dos principais locais para potencializar possibilidades de imaginar, inventar e criar.Alternativa assinalada
- e)A escola não tem como função contribuir para o desenvolvimento da criatividade.
2)
Muitas vezes o sistema de ensino engessado por currículos desenhados para uma educação pública subserviente, ao invés de contribuir para potencializar a ação criativa do professor e consequentemente da criança, acaba por podá-la. Porém, o professor comprometido com a formação de seu aluno, buscará formas para desenvolver seu trabalho com qualidade e estimular o desenvolvimento da criatividade na criança. Desse modo, em suas ações, é correto afirmar que o professor deverá:
Alternativas:
- a)Proporcionar à criança um ambiente que favoreça a criatividade, deixando-a livre para fazer o que quiser e da maneira que quiser.
- b)Apresentar às crianças modelos prontos de imagens motivando a sua reprodução.
- c)Apresentar à criança trabalhos prontos como desenhos estereotipados impressos apenas para colorir.
- d)Facilitar o seu trabalho elaborando as mesmas práticas para todas as turmas independente da faixa etária.
- e)Construir práticas que contribuam para tornar a criança autora de suas ações, para que expressem suas ideias, pensamentos e sua imaginação.Alternativa assinalada
3)
Vários são os fatores que no contexto escolar contribuem para o desenvolvimento do potencial criativo das crianças, tais como: atuação do professor, atuação do próprio aluno, organização do ambiente e das relações estabelecidas entre eles. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir sobre as características do ensino criativo:
I - O professor, em sua prática, deve impor às crianças propostas de atividades, sem que haja realização de intervenções de sua parte.
II - O professor deve conduzir a aprendizagem por meio da mediação na construção dos conhecimentos e estar aberto a ouvir as crianças, valorizando os trabalhos e avanços de cada aluno.
III - As crianças precisam aprender a administrar sua liberdade, compreendendo que é importante pensar no seu bem-estar e no bem-estar do outro.
IV - O professor precisa conhecer a criança que aprende e o conteúdo a ser ministrado, agindo de forma compromissada e com responsabilidade.
Estão corretas apenas:
Alternativas:
- a)I, II e III.
- b)II, III e IV.Alternativa assinalada
- c)I, III e IV.
- d)I, II e IV.
- e)I e II.
4)
Além da ação do professor, da potencialidade e motivação do aluno e a organização e estrutura do ambiente, três pilares emergem no intuito de desenvolver o potencial criativo no cenário escolar. Assinale a alternativa que apresenta cada um deles:
Alternativas:
- a)A diversidade cultural; as percepções que alunos e professores tem de si e o clima de sala de aula.Alternativa assinalada
- b)O medo de experiências novas; o arrependimento de não ter realizado nova tentativas e a frustração quanto aos erros.
- c)Limite de tempo; sobrecarga de trabalho com provas e planos de aulas e problemas de saúde.
- d)Falta de motivação; indisciplina constante e atitudes descompromissadas.
- e)Clima de sala de aula; indisciplina constante e sobrecarga de trabalhos com provas e planos de aula.
5)
Trabalhar com a educação exige comprometimento, há profissionais que se desdobram em prol da formação da criança, por percebê-la em sua singularidade e tratá-la como criança que é. Por outro lado, estão presentes também no cotidiano desse trabalho aspectos e elementos inibidores do trabalho pedagógico. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que não é considerada um fator que possa contribuir para a inibição da criatividade do professor em seu trabalho pedagógico:
Alternativas:
- a)Precariedade na formação do professor somado à imaturidade e a indisciplina em sala de aula.
- b)Falta de intencionalidade, motivação ou compromisso na promoção de atividades que motivem a criança a criar.
- c)A conduta de indisciplina de alguns alunos, a estrutura organizacional da escola e a sobrecarga de trabalho.
- d)Conduta comprometida e responsável do professor motivada pelo apoio da gerência e direção da escola.Alternativa assinalada
- e)Pressão sobre o professor com relação ao cumprimento de normas e procedimentos burocráticos da escola.
Comentários
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO(A)