Av1 - PED - Lic - Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade





1)
Na disciplina de Educação Física os conteúdos selecionados para serem aplicados no Ensino Fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, são as manifestações de movimento criadas, recriadas e transformadas pelo homem com o passar dos tempos. Entre os elementos culturais que foram incorporados como conteúdos da disciplina escolar, estão:

Alternativas:
  • a)
    Esportes, jogos e brincadeiras e ginásticas.
  • b)
    Equilíbrio corporal, força corporal, flexibilidade e coordenação motora.
  • c)
    Ginásticas, jogos e brincadeiras, esportes, lutas e danças.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Esquema corporal, noção espaço-temporal, lateralidade e coordenação motora.
  • e)
    Esportes, ginásticas, movimentos e danças.
2)
A Educação Física enquanto componente curricular possui particularidades com relação a seu objeto de estudo, conteúdos e forma de intervenção docente, como todas as disciplinas. Sobre o assunto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta:
I - A Educação Física tem como objeto de estudo e intervenção o movimento humano. Nesse sentido, o planejamento das atividades deve contemplar o saber fazer, ou seja, a execução repetitiva do movimento.
II - Os movimentos realizados pelos alunos nas aulas de Educação Física devem ser entendidos e avaliados, sobretudo, pelo enfoque bio-fisiológico.
III - A disciplina tem como propósito possibilitar ao educando o entendimento do movimento em suas diferentes formas, visando realizar uma interação com mundo que o cerca.
IV - O movimento humano é inerente ao ser humano, ou seja, é algo inato. A partir disso, o repertório motor dos alunos deve ser levado em consideração nas aulas de Educação Física, sendo inadequado o professor interferir com novas propostas de atividades.

Alternativas:
  • a)
    Somente I e II estão corretas.
  • b)
    Somente II e III estão corretas.
  • c)
    Somente II e IV estão corretas.
  • d)
    Somente III está correta.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Somente I, II e IV estão corretas.
3)
O conjunto de conhecimentos que podem ser explorados por meio da Educação Física escolar, para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental são diversos. Analise os conteúdos abaixo, classifique-os como verdadeiros ou falsos no que se refere aos conteúdos da Educação Física e assinale a alternativa que possui a(s) sentença(s) correta(s).
( ) Possibilidades expressivas do movimento.
( ) Percepção e aceitação das regras como necessárias ao convívio social.
( ) Conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de movimento e limitações.
( ) Conhecimento das formas de linguagem.

Alternativas:
  • a)
    V, V, V, F
    Alternativa assinalada
  • b)
    V, F, V, F
  • c)
    V, F, F, V
  • d)
    F, V, V, F
  • e)
    F, F, V, F
4)
A disciplina de Educação Física com o passar do tempo foi conquistando o seu espaço no ambiente escolar e, na década de 90, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9.394/96 e da Resolução nº 2/98 da Câmara de Educação Básica, a Educação Física no âmbito escolar, é entendida como:

Alternativas:
  • a)
    Componente do Currículo Escolar Fundamental.
  • b)
    Área de conhecimento e Componente Curricular facultativo na Educação Básica.
  • c)
    Área de atividade e Componente Curricular obrigatório na Educação Básica.
  • d)
    Componente Curricular obrigatório na Educação Básica e Área de conhecimento.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Área de Aprendizagem Esportiva e Componente Extracurricular.
5)
A Ciência da Motricidade Humana surgiu na tentativa de propor uma reconstrução epistemológica para a Educação Física, consolidando-a em uma nova ciência do Homem, ao instituir um novo objeto de estudo para esta área, que seria a própria Motricidade Humana (ALVARENGA; PEREIRA; MORTARI, 2009). Classifique as sentenças como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta com relação a essa proposta nas aulas de Educação Física.
( ) O professor de Educação Física entende que o corpo em movimento é apenas um corpo executor de ações motoras, o significado que essas ações podem agregar ao seu desenvolvimento é algo que fica em segundo plano.
( ) O professor de Educação Física considera que o sujeito possui anseios, desejos, necessidades e, a partir disso, busca elevar esses aspectos à condição de movimento-integração visando sua transcendência.
( ) O professor de Educação Física permite uma relação e interação do sujeito com o meio que ele vive de maneira rápida e objetiva, pois desde o princípio os alunos, aprendem de forma imediata.

Alternativas:
  • a)
    V, V, F
  • b)
    V, F, F
  • c)
    F, V, V
  • d)
    F, F, V
  • e)
    F, V, F
    Alternativa assinalada

Comentários

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)