Av2 - PED - Lic - Ensino de Língua Portuguesa



1)
Leia o texto a seguir:
"Na primeira concepção, linguagem como expressão do pensamento, a língua é vista como uma instituição individual, monológica, sendo apenas a exteriorização do pensamento, traduzido por meio das palavras. Considera-se a língua a partir dos pressupostos da lógica, que ainda na antiguidade, guiavam os preceitos das primeiras gramáticas gregas."
(GONÇALVES, Letícia Aparecida de Araújo; BARONAS, Joyce Elaine de Almeida. Concepções de linguagem: gramática de língua portuguesa e ensino de língua materna. Entretextos. Londrina, v.13, nº 02, 2013.)
Uma prática de ensino que se relaciona com a concepção de linguagem como expressão de pensamento é:

Alternativas:
  • a)
    o trabalho com textos diversos.
  • b)
    a inserção da variação linguística em sala de aula.
  • c)
    o ensino da gramática tradicional.
    Alternativa assinalada
  • d)
    a leitura como objeto de ensino.
  • e)
    a abordagem dos gêneros discursivos.
2)
Leia o texto a seguir:
"Nessa concepção a língua é vista como um código, ou seja, como um conjunto de signos que se combinam segundo regras, e que é capaz de transmitir uma mensagem, informações de um emissor a um receptor. Esse código deve, portanto, ser dominado pelos falantes para que a comunicação possa ser efetivada. Como o uso do código que é a língua é um ato social, envolvendo consequentemente pelo menos duas pessoas, é necessário que o código seja utilizado de maneira semelhante, preestabelecida, convencionada para que a comunicação aconteça."
(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009, p. 22.)
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à definição da concepção de linguagem descrita:

Alternativas:
  • a)
    Concepção de linguagem como expressão de pensamento.
  • b)
    Concepção de linguagem como instrumento de comunicação.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Concepção de linguagem como forma de interação social.
  • d)
    Concepção de linguagem como aquisição da escrita.
  • e)
    Concepção de linguagem como coesão e coerência.
3)
Leia o texto a seguir:
As variações acontecem porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível que seus falantes façam rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas.
Nesse sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Variação geográfica
(2) Variação social
(3) Variação estilística
(4) Variação histórica
(a) representa as diferenças no uso da língua ocasionadas por fatores como faixa etária, sexo, classe econômica e escolaridade.
(b) é o resultado da adaptação da forma linguística específica do ato verbal.
(c) representa a mudança que ocorre na língua ao longo do tempo.
(d) representa as diferenças em cada região do país tanto em sua forma fonética quanto lexical.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:

Alternativas:
  • a)
    1d – 2a – 3b – 4c
    Alternativa assinalada
  • b)
    1b – 2c – 3a – 4d 
  • c)
    1c – 2d – 3a – 4b
  • d)
    1a – 2d – 3c – 4b 
  • e)
    1c – 2b – 3d – 4a
4)
Leia o texto a seguir:
variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.
Nesse sentido, é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    o ensino da língua portuguesa deve sustentar o ensino da gramática tradicional como forma de manter a variedade padrão superior às demais.
  • b)
    o ensino da língua portuguesa deve trabalhar exclusivamente a linguagem escrita, distanciando a oralidade das práticas sociais em sala de aula.
  • c)
    o ensino da língua portuguesa deve concentrar nas práticas docentes práticas de leitura e escrita de textos eruditos apenas.
  • d)
    o ensino da língua portuguesa deve contemplar as diversas formas de manifestação da linguagem, seja ela formal ou não.
    Alternativa assinalada
  • e)
    o ensino da língua portuguesa deve proporcionar o conhecimento formal para que assim, os alunos não continuem utilizando suas variedades linguísticas.
5)
Leia o texto a seguir:
"A linguagem é, pois, um lugar de interação humana, de interação comunicativa pela produção de efeitos de sentido entre interlocutores, em uma das situações de comunicação e em um contexto sócio histórico e ideológico. Os usuários da língua ou interlocutores interagem enquanto sujeitos que ocupam lugares sociais e "falam" e "ouvem" desses lugares de acordo com formações imaginárias (imagens) que a sociedade estabeleceu para tais lugares sociais. "
(TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009, 23.)
Sobre a concepção de linguagem como forma de interação, avalie as afirmativas a seguir:
I) Essa concepção de linguagem privilegia o coletivo.
II) O ensino de gêneros discursivos está alinhado a essa concepção.
III) Segundo essa concepção, a linguagem é dialógica.
IV) O ensino da gramática tradicional é o objeto de ensino dessa concepção.
Está correto o que se afirma em: 

Alternativas:
  • a)
    I e II apenas.
  • b)
    I, II e III apenas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II e III apenas.
  • d)
    II, III e IV apenas.
  • e)
    III e IV apenas.

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