)
I-O conceito de consciência histórica defendido pelo historiador Jörn Rüsen relaciona-se a ideia de que o homem em seu agir no presente, necessita de orientação temporal para as tomadas de decisões, dentro de uma perspectiva de futuro. Essa orientação será desenvolvida a partir da rememoração da experiência humana.Atividades onde os alunos precisam localizar documentos nos arquivos familiares e o processo de transformação desses documentos em ponto de partida para o ensino de história, permitem que se coloque em discussão a formação da consciência histórica dos alunos, professores e demais sujeitos envolvidos no processo.
Sobre o conceito de Consciência Histórica, analise as afirmações a seguir:
II-O desenvolvimento da Consciência Histórica possibilita a compreensão de que a aprendizagem histórica tem sentido para a vida prática dos sujeitos.
III-O desenvolvimento da Consciência Histórica permite que o aluno atribua sentido à passagem do tempo, para tanto é importante que ele compreenda a existência de diferentes temporalidades, ou seja, do presente, passado e futuro.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Alternativas:
- a)Apenas I.
- b)Apenas III.
- c)I e II.
- d)II e III.
- e)I, II, III.Alternativa assinalada
2)
Analise a charge a seguir:
Disponível em https://mundodesalienado.wordpress.com/2015/03/26/o-autoritarismo-na-educacao-por-que-nao-formamos-mais-pensadores/. Acessado em 10/02/2018.
Assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta da charge, de acordo com o que você estudou na Web Aula:
Alternativas:
- a)A charge apresenta uma crítica ao ensino tradicional, que mantém o aluno na posição de reprodutor de saberes, que, muitas vezes, não dialogam com a sua vida. O estudo da História Local a partir da análise de documentos históricos possibilita que o aluno saia dessa posição e atue como pesquisador e produtor do conhecimento histórico escolar.Alternativa assinalada
- b)A charge apresenta uma crítica às novas tendências pedagógicas que buscar valorizar a figura do aluno como produtor do conhecimento.
- c)A charge apresenta uma crítica ao ensino tradicional, pois nesse modelo o aluno é colocado como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, há uma defesa do estudo da História Local, que possibilita ao professor transmitir informações que considere adequadas à formação do aluno.
- d)A charge faz a defesa do ensino onde o aluno é direcionado a realizar atividades que são importantes para sua formação como sujeito atuando na sociedade. Nesse sentido, relaciona-se a defesa do ensino de História a partir das vivências dos alunos, para que eles se vejam como sujeitos históricos.
- e)A charge faz uma crítica ao ensino tradicional, que mantem o aluno na posição de reprodutor de saberes. Nesse sentido, pode ser usada como uma crítica ao ensino da História Local nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
3)
Sobre o estudo da História Local, Circe Bittencourt (2008) chama atenção para necessidade de reflexão sobre a relação entre a micro e a macro-história. "Os estudos da história local devem tentar buscar no recorte micro os sinais e as relações da totalidade social, rastreando-se por outro lado, os indícios das particularidades – os homens e as mulheres de carne e osso. A história do Brasil se constitui, assim, por uma dimensão nacional, local e regional" (BITTENCOURT, 2008, p. 203).
Com base na leitura do texto e nos estudos realizados na Web Aula, analise as afirmações a seguir:
I – O estudo da História Local consiste em uma forma de construção do conhecimento histórico, a partir de proposições que tenham a ver com os interesses dos alunos, suas aproximações cognitivas e afetivas, suas vivências culturais.
II- O estudo da História Local remete-se a análise dos espaços de vivências do aluno, sem se preocupar com a análise das ações de sujeitos inseridos nesses espaços.
III - A História Local permite a compreensão do meio em que o aluno vive, levando-o a identificar o passado e o presente nos vários espaços de convivência, ou seja, levando-o a compreender como se constitui e se desenvolve sua própria historicidade.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Alternativas:
- a)Apenas I.
- b)Apenas II.
- c)Apenas III.
- d)I e III.Alternativa assinalada
- e)I, II e III.
4)
Leia com atenção e responda:
"A tradição oral perpetua relatos do passado de um povo, as recordações populares, as crenças, os valores e os hábitos sociais compartilhados" (COOPER, 2002, p. 82).
No Ensino de História o uso das fontes orais como recursos pedagógicos:
Alternativas:
- a)Dificulta a aprendizagem histórica, pois a reconstituição do passado sem documentos escritos não é possível.
- b)Relaciona-se à memória dos sujeitos e parte de perguntas presentes no cotidiano dos alunos para a compreensão do passado como experiência.Alternativa assinalada
- c)Impede que a verdade histórica seja alcançada, pois relaciona-se à memória, que, por sua vez, é seletiva.
- d)Impede que os alunos se percebam como sujeitos históricos.
- e)Exige conhecimentos e métodos muito difíceis para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
5)
Faça a leitura do excerto abaixo com atenção:
O estudo do meio é um método de investigação cujos procedimentos se devem ater a dois aspectos iniciais. O primeiro deles é que esse método é um ponto de partida, não um fim em si mesmo. O segundo é que sua aplicação resulta sempre de um projeto de estudo que integra o plano curricular da escola [...] Para a realização do estudo do meio, há que se tomar uma série de cuidados, porque seus objetivos englobam três aspectos: o aprofundamento de conteúdos (conceitos e informações de cada uma das disciplinas envolvidas), a socialização dos alunos e a sua formação intelectual (observação, comparação, analogias). (BITTENCOURT, 2004, p. 273).
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir e indique V para verdadeiro e F para falso:
( ) O estudo do meio é uma metodologia voltada para a memorização de um determinado saber específico.
( ) O estudo do meio insere-se no conceito de Educação Patrimonial, que busca levar os alunos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de suas vivências, assim como das experiências passadas do grupo social em que está inserido.
( ) No estudo do meio a informação específica não é o foco, mas o apoio para a produção de saberes e fazeres mais complexos, tais como a produção de identidades e a problematização do mundo social.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Alternativas:
- a)V - V - V.
- b)F - F - F.
- c)F - V - V.Alternativa assinalada
- d)V - V - F.
- e)F - V - F.
Comentários
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO(A)