Av1 - PED - Lic - Ensino de História e Geografia

)
Analise as asserções a seguir:
I- O aluno do ensino fundamental não precisa aprender a ler o mundo a sua volta, este é um dos objetivos de se ter o ensino de Geografia nas escolas
PORQUE
II- Quando o professor explora o espaço vivido do aluno pelo conceito "lugar", é possível utilizar diferentes linguagens e metodologias para a eficácia do ensino de Geografia. É preciso entender a criança, sua linguagem, seu pensamento, sua geografia e também sua complexidade.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    A asserção I e a asserção II são verdadeiras e a II justifica a I;
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I;
  • c)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira;
    Alternativa assinalada
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira;
  • e)
    A asserção I e II são proposições falsas.
2)
Qual seria o melhor conceito da Geografia em que o docente poderá trabalhar no ensino fundamental de acordo com a imagem abaixo?

Alternativas:
  • a)
    Região.
  • b)
    Território.
  • c)
    Lugar.
  • d)
    Espaço.
  • e)
    Paisagem natural.
    Alternativa assinalada
3)
De acordo com o conteúdo da web aula o conceito de Relações Topólogicas Elementares, ordene os itens:
  • 1.Relações Topológicas Elementares
  • 2. Relações Projetivas
  • 3.Relações Euclidianas
( ) Trata-se de um processo no qual a criança já consegue realizar abstrações graduais de espacialidade. Por exemplo, "a minha casa fica à 5 ruas da farmácia ‘Viva Mais’, que se localiza na Avenida Jorge Velho".
( ) Quando a criança usa o próprio corpo como ponto de referência para localizar objetos, lugares e pessoas. Com o tempo, a criança muda o referencial, e passa a ter noção de lateralidade e abstração, ou seja, consegue se localizar e utilizar os pontos cardeais.
( ) Desde o nascimento e na interação imediata com o meio, a partir de "dentro", "fora", "perto", longe", no entanto, devemos lembrar que a criança não possui ciência sobre o espaço real.

Alternativas:
  • a)
    3, 2, 1.
  • b)
    3, 1, 2.
  • c)
    1, 2, 3.
  • d)
    3, 2, 1
    Alternativa assinalada
  • e)
    2, 3, 1
4)
Sobre as formas de avaliação na Geografia, analise as asserções a seguir:
I- Os critérios da avaliação em Geografia devem ultrapassar a esfera dos conteúdos, considerando os sentimentos, os desejos e as emoções, contribuindo, assim, para a construção significativa da aprendizagem e consequentemente do processo avaliativo.
PORQUE
II- Pode-se encontrar nas expressões artísticas um suporte que irá colaborar com o processo de ensino-aprendizagem em Geografia, já que as artes possuem maior possibilidade de sensibilização, as quais nenhuma outra disciplina alcança. O professor poderá organizar um painel com seus alunos acerca do trabalho de campo realizado com fotos, croquis, construir materiais que simbolizam os elementos do espaço, assim como também maquetes.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    A asserção I e a asserção II são verdadeiras e a II justifica a I;
    Alternativa assinalada
  • b)
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I;
  • c)
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa;
  • d)
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
  • e)
    A asserção I e II são proposições falsas.
5)
O trabalho de campo é uma das ferramentas pedagógicas mais interessantes para se construir os conceitos em Geografia. Quando se propõe um trabalho de campo no bairro da escola, o docente deve estimular que o aluno do ensino fundamental observe na paisagem:

Alternativas:
  • a)
    Apenas os elementos de ordem estritamente natural. 
  • b)
    Um dos exemplos é sobre os elementos como arborização das ruas.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Não há como os alunos do ensino fundamental observarem, pois são muito jovens.
  • d)
    É mais pertinente que os alunos descrevam a paisagem apenas, sem análises.
  • e)
    Elementos da paisagem devem ser ensinados pelos professor, os alunos não conseguem identifica-los. 

Comentários