Av2 - PED - Lic - Ensino de Matemática

1)
Como forma de tornar acessíveis conhecimentos que só existem enquanto ideia, como o conceito de número, por exemplo, os materiais manipuláveis como ábaco, cartaz de valor-lugar, material dourado, tangram entre outros, são utilizados.
O material dourado e o cartaz de valor-lugar podem, respectivamente, auxiliar o aluno na ideia de:

Alternativas:
  • a)
    valor posicional e numeral.
  • b)
    algarismo e valor posicional.
  • c)
    numeral e trocas hierárquicas.
  • d)
    trocas hierárquicas e algarismo.
  • e)
    trocas hierárquicas e valor posicional.
    Alternativa assinalada
2)
Preparar uma aula, selecionar um conteúdo, pensar a estratégia de apresentação e investigação deste conteúdo são algumas das tarefas do professor que culminam no processo de avaliação.
O processo avaliativo deve ocorrer em que momento?

Alternativas:
  • a)
    Antes, durante e após a aula.
    Alternativa assinalada
  • b)
    No início de um período.
  • c)
    Ao final de um período.
  • d)
    No início de cada aula.
  • e)
    Ao final de cada aula.
3)
Assim como a História da Matemática, a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas também são alternativas pedagógicas para o ensino de Matemática que foram muito discutidas nos últimos anos.
Entre as características a seguir, qual delas é comum tanto a Modelagem Matemática quanto a Resolução de Problemas?

Alternativas:
  • a)
    O caráter lúdico.
  • b)
    Encontrar uma estratégia vencedora.
  • c)
    Investigação de um tema do interesse dos alunos.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Determinar uma relação com a Histórica da Matemática.
  • e)
    Construção de um modelo matemático da situação em estudo.
4)
Segundo Borin (2002), quando uma criança joga determinados jogos, ela imagine o ponto de vista do seu adversário, toma decisões, compreende suas intenções ao realizar uma ou outra jogada e se expressa para explicar uma ação ou para trocar informações.
Com relação a utilização de jogos para conduzir o aprendizado, classifique cada sentença como verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) Os jogos contribuem para a memorização de algoritmos.
( ) Os jogos contribuem para a criatividade e raciocínio dedutivo.
( ) Os jogos contribuem para a descentralização e desenvolvimento da linguagem.
Agora, indique a sequência correta. 

Alternativas:
  • a)
    V – V – V
  • b)
    V – F – V
  • c)
    V – F – F
  • d)
    F – V – V
    Alternativa assinalada
  • e)
    F – F – V
5)
Ao realizar um estudo comparativo dos sistemas de numeração no decorrer da história é possível constatar a supremacia do sistema indo-arábico (Sistema de Numeração Decimal) e a resistência do povo europeu em adotá-lo.
Com esse estudo é possível trabalhar qual dos temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)?

Alternativas:
  • a)
    Ética
  • b)
    Saúde
  • c)
    Meio ambiente
  • d)
    Orientação sexual
  • e)
    Pluralidade cultural
    Alternativa assinalada

Comentários