Av1 - PED - Lic - Ensino de Matemática

1)
No processo de ensino e aprendizagem da Matemática em que cada aluno é responsável pela construção de seu próprio conhecimento, as práticas tradicionais de sala de aula que induziam o aluno a reproduzir, memorizar e treinar uma Matemática tida como pronta e acabada não devem existir.
Nessa perspectiva, qual deve ser o papel do aluno?

Alternativas:
  • a)
    Ouvinte
  • b)
    Receptor
  • c)
    Mediador
  • d)
    Espectador
  • e)
    Protagonista
    Alternativa assinalada
2)
Em Matemática, quando uma pessoa "aprende" via memorização de resultados, algoritmos e fórmulas, esse conhecimento pouco ajuda quando ela se depara com um problema cuja solução se dá em termos matemáticos.
A esse respeito, analise as sentenças classificando-as como verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Fazer matemática é uma atividade oposta às práticas da reprodução.
( ) O aluno que "aprende" via memorização realiza atividades via reflexão ao invés de via repetição.
( ) É indicado que o ensino de Matemática seja realizado por meio de reflexões em detrimento de via memorização.
Agora, indique a sequência correta.

Alternativas:
  • a)
    V – F – V
    Alternativa assinalada
  • b)
    F – V – V
  • c)
    V – V – F
  • d)
    V – V – V
  • e)
    F – F – V
3)
Da mesma maneira que em outras tendências pedagógicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática, na Resolução de Problemas cabe ao professor o papel de orientador e ao aluno a tarefa de resolver o problema como um todo.
Analise as sentenças a respeito da Resolução de Problemas.
I. Os alunos precisam estar dispostos a discutir a situação-problema apresentada.
II. A ideia da Resolução de Problemas é aprender Matemática para resolver problemas.
III. Uma tarefa é caracterizada como problema quando não se sabe de imediato como resolvê-lo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) sentença(s) verdadeiras.

Alternativas:
  • a)
    I e II
  • b)
    I e III
    Alternativa assinalada
  • c)
    II e III
  • d)
    I, II e III
  • e)
    Apenas II
4)
O processo de aprendizagem Matemática requer do aluno interesse, investigação e reflexão, mas para isso é necessário que os conteúdos matemáticos sejam apresentados por meio de situações que motivem os alunos. Assim, é papel do professor criar em sala de aula um ambiente propício para a aprendizagem matemática, com situações:

Alternativas:
  • a)
    técnicas para treinar procedimentos.
  • b)
    semelhantes aos exemplos propostos.
  • c)
    ricas, desafiadoras e contextualizadas.
    Alternativa assinalada
  • d)
    semelhantes as apresentadas no material didático.
  • e)
    descontextualizadas, fora da realidade dos alunos.
5)
Na alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem da Matemática intitulada Resolução de Problemas, a ideia geral é que seja proposto um problema de modo que o aluno utilize conceitos ou ferramentas matemáticas para resolvê-lo.
Nessa abordagem, quando é possível afirmar que um problema cumpriu seu papel na sala de aula?

Alternativas:
  • a)
    Quando é trabalhado em várias aulas.
  • b)
    Quando o aluno não consegue resolvê-lo.
  • c)
    Quando o aluno se interessa em resolvê-lo.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Quando o aluno sabe a priori como resolvê-lo.
  • e)
    Quando ele possui uma única resposta correta.

Comentários

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)