1)
No processo de ensino e aprendizagem da Matemática em que cada aluno é responsável pela construção de seu próprio conhecimento, as práticas tradicionais de sala de aula que induziam o aluno a reproduzir, memorizar e treinar uma Matemática tida como pronta e acabada não devem existir.
Nessa perspectiva, qual deve ser o papel do aluno?
Alternativas:
- a)Ouvinte
- b)Receptor
- c)Mediador
- d)Espectador
- e)ProtagonistaAlternativa assinalada
2)
Em Matemática, quando uma pessoa "aprende" via memorização de resultados, algoritmos e fórmulas, esse conhecimento pouco ajuda quando ela se depara com um problema cuja solução se dá em termos matemáticos.
A esse respeito, analise as sentenças classificando-as como verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Fazer matemática é uma atividade oposta às práticas da reprodução.
( ) O aluno que "aprende" via memorização realiza atividades via reflexão ao invés de via repetição.
( ) É indicado que o ensino de Matemática seja realizado por meio de reflexões em detrimento de via memorização.
Agora, indique a sequência correta.
Alternativas:
- a)V – F – VAlternativa assinalada
- b)F – V – V
- c)V – V – F
- d)V – V – V
- e)F – F – V
3)
Da mesma maneira que em outras tendências pedagógicas para o ensino e a aprendizagem da Matemática, na Resolução de Problemas cabe ao professor o papel de orientador e ao aluno a tarefa de resolver o problema como um todo.
Analise as sentenças a respeito da Resolução de Problemas.
I. Os alunos precisam estar dispostos a discutir a situação-problema apresentada.
II. A ideia da Resolução de Problemas é aprender Matemática para resolver problemas.
III. Uma tarefa é caracterizada como problema quando não se sabe de imediato como resolvê-lo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) sentença(s) verdadeiras.
Alternativas:
- a)I e II
- b)I e IIIAlternativa assinalada
- c)II e III
- d)I, II e III
- e)Apenas II
4)
O processo de aprendizagem Matemática requer do aluno interesse, investigação e reflexão, mas para isso é necessário que os conteúdos matemáticos sejam apresentados por meio de situações que motivem os alunos. Assim, é papel do professor criar em sala de aula um ambiente propício para a aprendizagem matemática, com situações:
Alternativas:
- a)técnicas para treinar procedimentos.
- b)semelhantes aos exemplos propostos.
- c)ricas, desafiadoras e contextualizadas.Alternativa assinalada
- d)semelhantes as apresentadas no material didático.
- e)descontextualizadas, fora da realidade dos alunos.
5)
Na alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem da Matemática intitulada Resolução de Problemas, a ideia geral é que seja proposto um problema de modo que o aluno utilize conceitos ou ferramentas matemáticas para resolvê-lo.
Nessa abordagem, quando é possível afirmar que um problema cumpriu seu papel na sala de aula?
Alternativas:
- a)Quando é trabalhado em várias aulas.
- b)Quando o aluno não consegue resolvê-lo.
- c)Quando o aluno se interessa em resolvê-lo.Alternativa assinalada
- d)Quando o aluno sabe a priori como resolvê-lo.
- e)Quando ele possui uma única resposta correta.
as respostas estão erradas....
ResponderExcluiras respostas estão erradas.
ResponderExcluirVocê faz faculdade na Estácio? Fiz Letras na Estácio EAD também. Super beijo!
ResponderExcluirOi Renata, Seja bem-vinda! Faço na Unopar... Bjuss
Excluir