Av2 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar VI


1)
As imagens passaram a fazer parte do universo do historiador, transformando tais registros em documentos. Quais são as imagens que nos remetem a esse período da história do Brasil?

Alternativas:
  • a)
    As imagens utilizadas pelos historiadores se reduzem às obras de arte trazidas pela família real e mantidas em museus até os dias atuais
  • b)
    Construção de obras que ligavam as províncias, como estradas e pontes; Divulgação dos símbolos da realeza, das comemorações públicas e das festas oficiais promovidas pelo Estado.
    Alternativa assinalada
  • c)
    São registros de viajantes durante o período colonial e publicados pela corte.
  • d)
    A compreensão da história se dá pela leitura das correspondências, registros e obras de arte trazidas pelos portugueses e pelos africanos.
  • e)
    Apenas os registros em correspondências trocadas entre a província e a corte.
2)
De acordo com o historiador José Carlos Barreiro (2002) no século XIX ocorre dois fatores que envolvem os conflitos sociais brasileiros.
Assinale a alternativa que aponta esses dois fatores.

Alternativas:
  • a)
    O fato de o Brasil estar se definindo como um Estado Nacional com uma política econômica colonialista.
  • b)
    Ainda depender da mão de obra escrava para o desenvolvimento da economia e continuar como colônia de Portugal.
  • c)
    A substituição do trabalhador escravo para o trabalhador livre.
  • d)
    Com uma economia liberal, mas com dependência dos imigrantes para o desenvolvimento da economia.
  • e)
    Pode-se apontar como fatores: a configuração de um Estado Nacional e a implementação do modelo econômico liberal
    Alternativa assinalada
3)
A imagem é constituída por ícones que possuem significados determinados culturalmente e que a história se interessa pelas significações presentes na imagem. A imagem torna-se objeto para a história na medida em que a análise irá em busca da teia de significados que compõem a realidade.
Então, como podemos utilizar a imagem em sala de aula?

Alternativas:
  • a)
    As imagens devem ser acompanhadas por textos teóricos para fixar o conhecimento histórico.
  • b)
    A imagens devem estar dentro do contexto dos alunos para que eles se interessem pelo tema. No entanto, devem ser utilizadas como parte complementar  e não como metodologia de ensino.
  • c)
    As imagens apresentam linguagem abstrata e os alunos têm dificuldade na compreensão. Por isso, elas devem ser trabalhadas em sala somente pelos professores de artes.
  • d)
    O professor deve apresentar a imagem e desenvolver uma primeira visualização crítica do documento através de uma identificação do tipo de fonte, da apresentação do que informa o documento e da natureza do documento. O professor em sala de aula pode conduzir o aluno à formulação de questões para a fonte.
    Alternativa assinalada
  • e)
    A imagens devem ser trabalhadas para provocar o senso estético dos alunos.
4)
Ainda sobre a utilização de imagens em sala de aula, a WEB2 ensina que alguns historiadores se utilizam de imagens, narrativas e outros para compreenderem a história da formação do povo brasileiro. Dessa forma, a frase:"O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos." Esse comentário feito por Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:
Assinale a alternativa correta

Alternativas:
  • a)
    A autoridade dos senhores restringia-se aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
  • b)
    A condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.
    Alternativa assinalada
  • c)
    As atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
  • d)
    O poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.
  • e)
    As dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
5)
De acordo com Ronaldo Vainfas (2002) assim que o Brasil se tornou sede da monarquia portuguesa com a Vinda da Família Real muitas foram as iniciativas para o melhoramento das condições urbanas das cidades brasileiras e a implantação de instituições que pudessem atender as necessidades do Estado.
Assinale a alternativa que contempla as instituições implantadas no período apontado acima.

Alternativas:
  • a)
    Instrução pública, Escola Real de Artes e ofícios, bibliotecas, cursos superiores escola, arquivo e imprensa.
    Alternativa assinalada
  • b)
    A Igreja Católica passou e ser administrada pelo Estado, Escola da iniciativa privada, bibliotecas e empresa jornalística.
  • c)
    Saúde e educação pública, bibliotecas e museus, imprensa gerida pelo Estado.
  • d)
    A família real passou a administrar todas as terras, a imprensa, os museus e as escolas.
  • e)
    a)Escola Real de artes e ofícios, hospitais públicos, segurança pública e exército para garantir a defesa dos limites do Brasil.

Comentários