Av2 - PED - Lic - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos



1)
A educação realizada no espaço escolar deve contribuir para a formação intelectual, cognitiva e política dos alunos que estão ali inseridos. Nessa direção as DCNs (2006) orientam que os conteúdos das diferentes disciplinas que compõe a educação básica devem estabelecer um diálogo entre si, o que segundo essas mesmas diretrizes seria o estabelecimento de relações entre as diferentes áreas do conhecimento.
Assim, ao planejar uma prática pedagógica interdisciplinar, o professor deve levar em consideração três aspectos, a saber:

Alternativas:
  • a)
    Ditado do conteúdo a ser trabalhado; Criação de estratégias para a resolução do problema; Integração das experiências e práticas que o aluno já sabe.
  • b)
    Problematização da realidade; Criação de estratégias para a resolução do problema; Integração das experiências e práticas que o aluno já sabe.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Problematização da realidade; Cópia do conteúdo; Memorização do conteúdo.
  • d)
    Ditado do conteúdo; Criação de estratégias para a resolução do problema; Memorização do conteúdo.
  • e)
    Problematização da realidade; Criação de estratégias para a resolução do problema; Memorização do conteúdo.
2)
Segundo as DCNs da Educação de Jovens e Adultos (2006) é importante considerar que a organização do tempo na escola deve ser compreendida em três dimensões, a saber: o tempo físico, o tempo vivido e o tempo pedagógico.

1. Tempo físico( ) o período que a organização escolar destina para a escolarização e socialização do conhecimento, bem como o tempo que o aluno dispõe para se dedicar aos estudos exigidos pelo processo educativo.
2. Tempo vivido pelo professor( ) calendário escolar organizado em dias letivos, horas/aula, bimestres que organizam e controlam o tempo da ação pedagógica.
3. Tempo pedagógico( ) compreende suas experiências pedagógicas e as experiências sociais e escolares vivenciadas pelos alunos.
A seguir, assinale a alternativa que traz a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    1, 2 e 3.
  • b)
    1, 3 e 2.
  • c)
    2, 1 e 3.
  • d)
    3, 1 e 2.
    Alternativa assinalada
  • e)
    3, 2 e 1.
3)
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) surgiram com o objetivo de orientar a organização do Currículo, que, segundo a LDB nº 9394/96, deve respeitar uma Base Comum Nacional e uma parte diversificada de conteúdos, sempre levando em consideração questões ligadas à regionalidade. Nessa direção, as DCNs também orientam o trabalho do professor da EJA.
Analise as alternativas a seguir e assinale a que registra orientações referentes às DCNs:

Alternativas:
  • a)
    Propõe que a escola reveja seu compromisso com a formação humana, o acesso à cultura, bem como o respeito à diversidade e à inclusão; Propõe a seleção de conteúdos estruturantes; Propõe trabalho somente com os conhecimentos trazido pelo professor.
  • b)
    Propõe a seleção de conteúdos estruturantes; Propõe o trabalho com memorização e repetição dos conteúdos; Propõe que a escola reveja seu compromisso com a formação humana, o acesso à cultura, bem como o respeito à diversidade e à inclusão.
  • c)
    Propõe que a escola reveja seu compromisso com a formação humana, o acesso à cultura, bem como o respeito à diversidade e à inclusão; Propõe trabalho somente com os conhecimentos trazido pelo professor; Propõe educação como direito do cidadão.
  • d)
    Propõe estimular os alunos nos aspectos cognitivo, social, social, moral, afetivo e físico; Propõe o trabalho somente com os conhecimentos trazido pelo professor; Trabalho com memorização e repetição dos conteúdos.
  • e)
    Propõe que o professor utilize-se de procedimentos metodológicos e avaliativos; Propõe estimular os alunos nos aspectos cognitivo, social, social, moral, afetivo e físico; Propõe educação como direito do cidadão.
    Alternativa assinalada
4)
Sendo considerado(a) como um produto da atividade humana o(a) _______________ passa a ser o elemento de mediação entre o sujeito e a sociedade e compreende desde as ações rotineiras da dona de casa à música e obras literárias e científicas diversas.
A seguir, assinale a alternativa que completa a lacuna.

Alternativas:
  • a)
    Trabalho.
  • b)
    Aprendizagem.
  • c)
    Tempo.
  • d)
    Cultura.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Ensino.
5)
Este documento orienta o trabalho do professor com vistas a estimular o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno em seus aspectos cognitivo, social, moral, afetivo e físico. Além disso, trata da dimensão histórica de cada disciplina, recomenda a seleção de conteúdos estruturantes, bem como sugere ao professor procedimentos metodológicos e avaliativos.
A seguir, assinale a alternativa que traz a denominação do documento citado.

Alternativas:
  • a)
    Plano de aula.
  • b)
    Planejamento. 
  • c)
    Diretrizes Curriculares Nacionais.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Conselho de classe.
  • e)
    Projeto político pedagógico.

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