1)
A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, após a aprovação da Lei, fez-se necessário para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira. (http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/lei-10639-03-ensino-historia-cultura-afro-brasileira-africana.htm.Acesso em 17/07/2017)
O que a Lei 10.639/03 determina em relação ao conteúdo programático? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)O texto trata de políticas e programas que valorizam, preferencialmente, a cultura indígena.
- b)A Lei determina que o conteúdo programático inclua diversos aspectos da história e da cultura dos povos que formaram a população brasileira.Alternativa assinalada
- c)O texto trata de políticas e programas para valorizar a cultura da formação do povo brasileira sem, no entanto, estabelecer critérios com relação com a história da África.
- d)O texto não explicita a obrigatoriedade da implementação dos conteúdos no curriculo escolar e também não estabele a data para implementação no curriculo escolar
- e)O texto não determina um conteúdo programático e cada escola deverá desenvolver e propor atividades que centemplem a história e cultura dos povos que formaram a população brasileira
2)
Ao analisar o cenário atual da Educação Infantil brasileira, podemos notar que o trabalho relacionado as diversidades se tornam primordiais para a qualidade do ensino. As crianças possuem diferenças de temperamento, atitudes, credo religioso, gênero, etnia, características físicas, habilidades e de conhecimentos, por isso, deve-se criar situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja abordada nessas instituições (BRASIL, 1998). Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil "para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem na instituição" (BRASIL, 1998, p.41). (http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/14602.pdf. Acesso em 17/07/2017)
Como deve acontecer na prática a formação relacionada à diversidade com as crianças em idade pré-escolar?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)Não há uma forma específica de se trabalhar a formação da identidade com valores que formam a identidade do povo brasileira.
- b)Embora seja importante a construção da identidade, a escola deverá implementar os conhecimentos básicos científicos.
- c)Estimular a participação das crianças em atividades que envolvam brincadeiras, jogos e canções que remetam às tradições culturais de suas comunidades e de outros grupos são boas estratégiasAlternativa assinalada
- d)Para que isso aconteça, o CEI não precisa ser transformado em um ambiente de aprendizagem da diversidade étnico-racial, sendo suficiente uma abordagem feita pelo professor ou professora.
- e)Em CEIs, creches ou pré-escolas, as crianças ainda não contemplam desenvolvimento cognitivo suficiente para o aprendizado da diversidade.
3)
Ainda sobre Lei 10.639/03, podemos afirmar que embora justa, é difícil de ser implementada. Por que? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)Os currículos estão construídos com as disciplinas científicas para atender às exigências do MEC e, por isso, as escolas não conseguem incluir em suas grades o tema sobre a África
- b)Os professores, de forma geral, ainda não têm clareza dos conteúdos que devem ser implementados no currículo escolar a partir dessa Lei.
- c)Ainda não há formação de professores para o ensino da História da África e, também, não há materiais suficientes para a implementação da Lei
- d)Muitos professores formados ou em formação, com algumas exceções, nunca tiveram, em suas graduações, contato com disciplinas específicas sobre a História da África. A grande maioria dos livros didáticos de História utilizados nesses níveis de ensino não reserva para a África espaço adequado, pouco atentando para a produção historiográfica sobre o Continente. Os alunos passam assim, a construir apenas estereótipos sobre a África e suas populações. (Oliva, 2003, p.429).Alternativa assinalada
- e)A Lei foi implementada sem o devido respaldo acadêmico. As universidades não formam professores para atuarem com a diversidade e pluralidade da formação da população brasileira
4)
O grande desafio da educação é estabelecer um processo de aprendizagem baseado na comunicação e na troca visando eliminar práticas de discriminação e de exclusão presentes no contexto social (GUSMÃO, 2000). As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil confirmam a proposta apresentada pelo Referencial Curricular e apontam que o trabalho pedagógico realizado dentro das instituições de Educação Infantil devem assegurar "a dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência – física ou simbólica – e negligência" (BRASIL, 2010, p.21).
Alternativas:
- a)Evitar debates sobre o tema para não ofender os negros e indigenas que estão em sala de aula.
- b)Tomar consciência do complexo processo de construção da identidade negra no Brasil.Enfrentar o equívoco de que os negros se discriminam e que são racistas.Superar a crença de que a discussão sobre a questão racial se limita ao Movimento negro e aos estudiosos do tema e não aos estudiosos da educação.Esclarecer o equívoco em se pensar que o racismo só atinge os negros;Alternativa assinalada
- c)Tomar consciência de povo. Esclarecer o conceito de racismo e discriminação. Dar uma educação pensando no maior grupo populacional
- d)Utilizar materiais didáticos sobre a História da África para complementar a formação dos alunos. Evitar qualquer tipo de debate. Dar expressividade e voz aos alunos negros.
- e)Incentivar os alunos a participarem do movimento negro. Estabelecer atividades comemorativas para as datas contempladas em calendário escolar que fazem alusão ao processo de abolição da escravatura no Brasil.
5)
Sobre a Lei 10.639/03 podemos dizer que os valores da africanidade são continuamente destacados nas Diretrizes, mas não se pode dizer que isto é feito a partir de argumentos essencialistas. O texto das Diretrizes sustenta que a pragmática para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana deve partir de três princípios. Quais são esses princípios?
Alternativas:
- a)Consciência política e histórica da diversidade; fortalecimento de identidades e de direitos; ações educativas de combate ao racismo e a discriminações.Alternativa assinalada
- b)Consciência política, fortalecimento dos deveres, ações educativas de combate ao racismo
- c)Ações de combate à discriminação, fortalecimento da educação para a diversidade e consciência histórica da diversidade.
- d)Consciência de classe, fortalecimento dos direitos e deveres e educação democrática.
- e)Fortalecimento de identidade e consciência de classe, ações educativas norteadoras de um ensino democrático, ações de combate ao racismo e a discriminação.
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