Av1 - PED - Lic - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos


1)
Ao professor da EJA cabe o conhecimento e o reconhecimento da dimensão que envolve a identidade dos alunos, a qual é por Marta Kohl (1999) explorada quando destaca importantes condições sobre a identidade.
A seguir, levando em consideração as questões sobre a identidade do aluno da EJA, assinale a alternativa que elenca as condições descritas pela autora:

Alternativas:
  • a)
    Ser aluno do Ensino Médio; estar regularmente matriculado; integrar um determinado grupo social e cultural.
  • b)
    Ser aluno da EJA, jovem ou adulto; estar excluído da escola; integrar um determinado grupo social e cultural.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Ser aluno do Ensino Fundamental; estar excluído da escola; integrar um determinado grupo social e cultural.
  • d)
    Ser aluno da EJA, jovem ou adulto; estar incluído em um sistema de ensino; integrar um determinado grupo social e cultural.
  • e)
    Ser aluno da Educação Infantil; estar excluído da escola; integrar um determinado grupo social e cultural.
2)
A formação docente e o exercício da docência são dimensões fundamentais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sobre essas dimensões é importante reconhecer que há conhecimentos que se referem aos alunos dessa modalidade de ensino.
A seguir, assinale com V as proposições verdadeiras e com F as proposições falsas.
( ) O aluno adulto se diferencia dos demais alunos, porque possui conhecimentos construídos a partir das suas experiências de vida, da sua realidade.
( )  O aluno adulto aprende melhor quando o assunto faz relação com sua vida.
( ) O aluno adulto ao enfrentar desafios é capaz de buscar o conhecimento que lhe falta para a solução do seu problema.
( )  O aluno adulto teve uma passagem curta pela escola e, assim, regressa tardiamente para a alfabetização.
( ) O aluno adulto se beneficia de diferentes abordagens e metodologias advindas de teorias de aprendizagem baseadas na Andragogia.
Assinale a alternativa com a sequência correta.

Alternativas:
  • a)
    V, F, F, V, V.
  • b)
    V, F, V, V, F.
  • c)
    V, V, V, V, V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    F, V, V, F, V.
  • e)
    F, V, F, V, F.
3)
É importante que o professor da EJA considere a escola como um espaço democrático de conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade, de possibilidades e saberes, os quais devem promover a valorização plena do aluno.
                                                                                            I
Quando chegam à escola, os alunos da EJA são totalmente desprovidos de saberes, ou seja, não acumulam experiências sociais, culturais e afetivas.
                                                                                            II
Isso se deve a condição de analfabetos por um déficit ou deficiência.
                                                                                           III
O analfabetismo não deve ser entendido como expressão de fracasso, mas sim como forma de exclusão socialmente construída.
A seguir, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    I e II estão corretas e III está incorreta.
  • b)
    I e III estão corretas e II está incorreta.
  • c)
    I está correta e II e III estão incorretas.
  • d)
    I e II estão incorretas e III está correta.
    Alternativa assinalada
  • e)
    I, II e III estão corretas.
4)
Segundo Carvalho (2010) enquanto a Pedagogia analisa o ensino e a aprendizagem voltada para a criança a _________________ busca entender como o adulto aprende. Ainda segundo o mesmo autor essa diferenciação que ocorre entre a criança e o adulto acontece porque o adulto é provido de diferentes experiências de vida.
A seguir, assinale a alternativa que contém o conceito que preenche a lacuna:

Alternativas:
  • a)
    Sociologia.
  • b)
    Filosofia.
  • c)
    Andragogia.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Historiografia.
  • e)
    Geografia.
5)
Ao exercer mediação entre aluno e conhecimento, o professor que atua na EJA, deve levar em consideração, dentre outros aspectos que:

Alternativas:
  • a)
    Não existe mediação entre o universo da oralidade e o universo da língua escrita.
  • b)
    Não há mediação que possa ser contextualizada, a menos que o aluno esteja alfabetizado.
  • c)
    Não existe mediação entre o vocabulário do aluno e o vocabulário que se trabalha na sala de aula.
  • d)
    Não há mediação entre aluno e professor, uma vez que o professor é detentor do conhecimento a ser trabalhado. 
  • e)
    Não existe mediação na medida em que o professor não valoriza o universo vocabular dos seus alunos e a sua representação de mundo.
    Alternativa assinalada

Comentários