Av2 - PED - Lic - Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil

1)
A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, refletiu sobre questões relacionadas a promoção da saúde e sobre um novo paradigma a ser adotado pelos países participantes, como uma alternativa para a resolução dos crescentes problemas de saúde.
Nessa conferência definiu-se que a promoção da saúde como:

Alternativas:
  • a)
    A ausência de doenças, onde todos os fatores relacionados ao saneamento básico e a assistência médica deveriam ser de responsabilidade da iniciativa privada. 
  • b)
    A processo de capacitação do indivíduo para atuar na manutenção da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma menor participação no controle dos processos.
  • c)
    A processo de capacitação do indivíduo para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle do processo.
  • d)
    A processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma menor participação no controle dos processos.
  • e)
    O processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle do processo.
    Alternativa assinalada
2)
Dentre os fatores determinantes da condição de saúde, incluem-se os condicionantes biológicos, físicos, humanos, ambientais, socioeconômicos e culturais.
Sobre os parâmetros relacionados com a saúde, analise as afirmativas abaixo:
I – "Ser saudável" significa apenas não estar doente, garantindo a própria saúde.
II – "Ser saudável" é poder atuar diretamente sobre os fatores que interferem na saúde.
III – A saúde também está ligada a diminuição das desigualdades, boa alimentação e assistência médica adequada.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a afirmativa I está correta.
  • b)
    Apenas a afirmativa III está correta.
  • c)
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • d)
    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • e)
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Alternativa assinalada
3)
Educar para a sexualidade não é tarefa das mais simples, na medida em que não se reduz meramente à transmissão de informações de um sujeito que sabe para outro que aprende.
Sobre a sexualidade em relação ao ser humano, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    A sexualidade é algo constituinte do ser humano.
    Alternativa assinalada
  • b)
    A sexualidade não está relacionada ao âmbito privado.
  • c)
    A sexualidade tem pouca influência da cultura.
  • d)
    A sexualidade não tem influência dos pais.
  • e)
    A sexualidade é algo desenvolvido pela família. 
4)
O crescimento do ser humano e geneticamente determinado, porém os fatores que atuam na aprendizagem são determinados pelas relações e pelo meio onde ele cresce e se desenvolve.
Sobre o crescimento humano, analise as asserções abaixo:
I - O meio ao qual se pertence e o fator preponderante no aprendizado.
Porque
II - A aprendizagem se dá informalmente por meio de todas as ocorrências e acontecimentos corriqueiros da vida cotidiana e também por meio do processo formal que visa alcançar determinados objetivos.
A respeito das asserções analisadas, relacione as informações apresentadas e assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
    Alternativa assinalada
  • b)
    As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • c)
    A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
  • d)
    A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
  • e)
    As asserções I e II são falsas. 
5)
A educação em saúde na escola é o processo pelo qual se pretende colaborar na formação de uma consciência crítica pelo aluno, que resulte na aquisição de práticas visando a promoção, manutenção e recuperação da própria saúde e da saúde da comunidade da qual faz parte.
A promoção da saúde no âmbito escolar tem três componentes principais, assinale a alternativa que representa esses componentes: 

Alternativas:
  • a)
    A educação em saúde com um enfoque integral; a criação de entornos saudáveis e a provisão de serviços de saúde.
    Alternativa assinalada
  • b)
    A descentralização dos serviços de saúde; a criação do programa saúde na escola e a utilização de normas de saúde coletiva. 
  • c)
    A estatização dos serviços de saúde; a utilização de materiais descartáveis e a colaboração da comunidade escolar. 
  • d)
    A criação de um ambiente saudável; a redução do consumo de alimentos industrializados e o processamento dos serviços de saúde. 
  • e)
    A educação voltada para a cidadania; a revisão dos processos laboratoriais e a formação de novos médicos. 

Comentários

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)