Av2 - PED - Lic - Educação de Jovens e Adultos

1)
Historicamente, a EJA vai estabelecendo possibilidades diferenciadas da escola tradicional, em função da participação de Paulo Freire. Ainda durante a década de 1950, várias iniciativas e ações observadas passavam à margem das reflexões e discussões sobre o analfabetismo no Brasil. Nessa época Paulo Freire, a partir de um novo paradigma pedagógico, começa a instigar uma mudança de pensamento sobre a EJA, e sobre a prática do professor, partindo do princípio de que:

Alternativas:
  • a)
    A educação tradicional não poderia entrar em conflito com outras tendências pedagógicas que começavam a desabrochar.
  • b)
    A educação podia ser entendida como um ato político, podendo servir tanto para a submissão como para a libertação do povo.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A educação deveria favorecer o trabalho com os adolescentes, no sentido de torná-los mais dóceis.
  • d)
    A educação tradicional deveria permanecer como modelo pedagógico durante todo o período de redemocratização no Brasil.
  • e)
    A estrutura de um pensamento homogêneo, tenta buscar maneiras de erradicar o analfabetismo apenas por meio de atendimento individual aos sujeitos.
2)
O trabalho proposto por Freire procurava favorecer criticidade aos que participavam das atividades promovidas pelo Círculo da Cultura. Seguindo essa indicação, atualmente as práticas escolares na EJA, devem estar vinculadas e articuladas às expectativas e trajetórias de vida dos alunos. O trabalho no espaço escolar deve fornecer subsídios que estimulem a criatividade, criticidade e autonomia, acompanhando as mudanças sociais. Seguindo os conhecimentos adquiridos, no que se refere ao ensino e a prática do professor, é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    O ensino na EJA, deve se adaptar as necessidades do aluno, ao invés de exigir adaptação do aluno a conceitos pré-concebidos, ligados à natureza dos processos de aprendizagem.
    Alternativa assinalada
  • b)
    O uso adequado de metodologias, acaba sempre por desconsiderar o compromisso da escola, para com o conhecimento científico e tecnológico, que envolve o ensino.
  • c)
    A maneira como os profissionais da escola conduzem o ensino, deve sempre determinar a maneira como a adaptação do aluno vai acontecer, pois o professor é responsável pelo ensino.
  • d)
    Os critérios de avaliação devem valorizar a competição e a meritocracia, somente assim se torna visível a aprendizagem que se realiza de maneira significativa para o aluno.
  • e)
    Por meio da conscientização, se permite que o aluno continue reproduzindo o pensar ingênuo, agarrando-se e ajustando-se ao espaço garantido por ele.
3)
O educando se torna realmente educando quando e na medida em que conhece, ou vai conhecendo (...), e não na medida em que o educador vai depositando nele a descrição dos objetos, ou dos conteúdos." (FREIRE, 1992, p.47).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, São Paulo: Paz e Terra, 1992.
Analise as afirmações apresentadas, escreva V para a verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta:
(   ) Paulo Freire reitera que é condição importante para o educador; que aqueles que dialogam estejam numa relação de horizontalidade e nunca verticalidade.
(   ) Paulo Freire reitera que é condição importante para o educador que aqueles que dialogam estejam numa relação de verticalidade e nunca horizontalidade.
(   ) Paulo Freire defende a unificação de pensamentos entre educador e educando.
(   ) Paulo Freire defende o diálogo sem que se perca a riqueza das diferenças entre educador e educando.
A sequência correta é:

Alternativas:
  • a)
    V, V, F, F.
  • b)
    V, V, F, V.
  • c)
    V, F, F, V.
    Alternativa assinalada
  • d)
    F, F, F, V.
  • e)
    F, V, F, V.
4)
A pedagogia, como pedagogia humana e libertadora, terá dois elementos distintos. O primeiro, em que os oprimidos vão revelando o mundo da opressão e vão comprometendo-se na práxis; o segundo, em que, transformada a realidade opressiva, esta pedagogia deixa de ser a do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente libertação. (FREIRE, 1983, p. 44).
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

No que se refere às experiências de Paulo Freire, analise as afirmativas apresentadas e assinale a alternativa correta: I. Paulo Freire ficou mais conhecido após uma experiência de alfabetização em Angicos (RN), em 1962. 
II. Usar palavras e decompô-las em sílabas para alfabetizar não foi uma descoberta freireana.
III. Ao combinar recursos metodológicos com sua forma de pensar, Paulo Freire criou respostas adaptadas às situações concretas da realidade em que tinha de trabalhar. 
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a afirmativa I está correta.
  • b)
    Estão corretas as afirmativas I, II, e III.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Estão corretas as afirmativas I e II apenas.
  • d)
    Estão corretas as afirmativas I e III apenas.
  • e)
    Estão corretas as afirmativas II e III apenas.
5)
Paulo Freire foi um educador que chamou a atenção de educadores e políticos pois considerava que a educação era mais que uma instrução. Analise as afirmações com atenção e assinale a alternativa correta:
I. O conhecimento do adulto, segundo Paulo Freire, não deve esgotar-se no conhecimento da própria realidade.
II. O conhecimento do adulto, segundo Paulo Freire, deve esgotar-se no conhecimento da própria realidade.
III. Paulo Freire defende que a educação é uma ação "instrumentalizadora" na construção da gênese do conhecimento.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
  • a)
    Somente na afirmativa I.
  • b)
    Somente na afirmativa II.
  • c)
    Somente na afirmativa III.
  • d)
    Somente nas afirmativas II e III.
  • e)
    Somente nas afirmativas I e III.
    Alternativa assinalada

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