Av1 - PED - Lic - Educação de Jovens e Adultos

1)
Fui alfabetizado no chão do quintal da minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais. O chão foi meu quadro-negro, gravetos, o meu giz" (FREIRE, 1982, p. 16).
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982. 
Paulo Freire ao situar o homem como criador da história e da cultura, realça sua capacidade de conviver com a pluralidade manifestada pela realidade. Segundo Freire, a liberdade da consciência individual esclarecida é o germe, que permite alguma esperança. Para justificar este processo, ele busca explicitar a manifestação de algumas formas de consciência:

Alternativas:
  • a)
    Pensamento patológico sugerido pela ingenuidade mágica e crítica.
  • b)
    Consciência ingênua ou intransitiva, mágica, transitiva e crítica.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Consciência vital, biológica, provocadora da ingenuidade e da crítica.
  • d)
    Concepção mística do mundo ingênuo, mágico e crítico.
  • e)
    Irracionalidade que permite desvelar as sombras e a mágica causada.
2)
Educar é muito mais que reunir pessoas numa sala de aula e transmitir-lhes um conteúdo pronto. É atribuição do professor, especialmente do professor que atua na EJA, compreender melhor o aluno e sua realidade diária. Enfim, é acreditar nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimento pessoal e profissional. Seguindo essa perspectiva, leia atentamente as proposições apresentadas abaixo para em seguida indicar aquelas que tratam sobre o perfil do professor da EJA de maneira coerente:
I) Cabe ao professor da EJA, interagir empaticamente com seus alunos, favorecendo participação.
II) É importante uma formação escolar, que favoreça, a submissão e a aceitação dos alunos.
III) O professor deve promover e incentivar o aluno da EJA, a se portar apenas como espectador, diante da aprendizagem.
IV) O professor deve estabelecer um exercício de diálogo com os alunos, embora essa prática pouco favoreça na construção da criticidade.
Considerando tais proposições podemos indicar que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a proposição I, trata de maneira Correta, sobre o perfil do professor da EJA.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Apenas a proposição II, trata de maneira correta, sobre o perfil do professor da EJA.
  • c)
    Apenas as proposições I e III, tratam de maneira correta, sobre o perfil do professor da EJA.
  • d)
    Apenas a proposição IV, trata de maneira correta, sobre o perfil do professor da EJA.
  • e)
    Todas as proposições tratam de maneira correta, sobre o perfil do professor da EJA.
3)
No que se refere à temática "Erradicação do Analfabetismo no Brasil", podemos perceber que durante longo período o governo brasileiro pouco se preocupou com a educação escolar. Seguindo esse raciocínio, realize a leitura das afirmativas, indicando (V) para Verdadeira e (F) para Falsa, conforme segue:
I. ( ) A educação da elite esteve ligada em todos os momentos aos jesuítas.
II. ( ) Existia grande parcela da população elitizada que já participava de muitas atividades intelectuais.
III. ( ) Desde o Império já aconteciam iniciativas de experiências com adultos em escolas noturnas.
IV. ( ) Com o evento da República, surgem campanhas, descontínuas, com apoio de diferentes instâncias ligadas à sociedade civil.
V. ( ) Por volta de 1930 a alfabetização de adultos tinha como lema: instrumentalizar a população com os rudimentos da leitura e da escrita.
A alternativa que apresenta a ordem correta é:

Alternativas:
  • a)
    F – V – F – V – V
  • b)
    F – V – F – V – F
  • c)
    V – V – V – F – V
  • d)
    F – F – V – V – V
    Alternativa assinalada
  • e)
    V – V – F – F – V
4)
A principal diretriz da UNESCO é auxiliar os países membros a atingir as metas de Educação para Todos, promovendo o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades, incluindo a educação de jovens e adultos. Para isso, a Organização desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades nacionais, além de prover acompanhamento técnico e apoio à implementação de políticas nacionais de educação, tendo sempre como foco a relevância da educação como valor estratégico para o desenvolvimento social e econômico dos países. (ONUBR, 2017, s.p.)
ONUBR. UNESCO. Disponível em: . jan. 2017.
A Educação de Jovens e Adultos pode ser definida como modalidade de ensino que contribui para a inclusão e a inserção dos jovens e adultos na prática social, além de indicar a possibilidade de qualificação profissional e formação humana, aos seus participantes. Ainda é designado à EJA, o desempenho das seguintes funções:
I) Remediar o pouco interesse e as deficiências ligadas à organização escolar diante do combate ao analfabetismo.
II) Reajustar o homem às novas condições de trabalho exigidas pela sociedade e pela prática social.
III) Desestabilizar o migrante, longe de seu país de origem, quando este ainda não conhece direitos e deveres cívicos, do país na qual convive.
IV) Promover apenas o favorecimento de atividades ligadas à educação extra-escolar.
Das funções discriminadas nas alternativas acima, podemos considerar como funções adequadas à EJA:

Alternativas:
  • a)
    As afirmativas I e III, apresentam funções adequadas à EJA.
  • b)
    As afirmativas I e II, apresentam funções adequadas à EJA.
    Alternativa assinalada
  • c)
    As afirmativas II e IV, apresentam funções adequadas à EJA.
  • d)
    As afirmativas III e IV, apresentam funções adequadas à EJA.
  • e)
    As afirmativas I, II, III e IV, apresentam funções adequadas à EJA.
5)
Leia o texto, para em seguida assinalar a alternativa correta que complementa o conceito de cultura:
Se você consultar um dicionário, verá que a tradução clássica da palavra Cultura; pode parecer simples, como por exemplo "Cultura é tudo que o homem cria e recria", contudo, ela implica um significado profundo e complexo, envolvendo conceitos tais como:

Alternativas:
  • a)
    Postura crítica com base nos sentidos e opiniões de terceiros de maneira transitória.
  • b)
    Busca pela influência das causas nas coisas, a partir da utilização de instrumentos obsoletos.
  • c)
    Estado de atenção e de desconfiança nos conhecimentos transmitidos pelas tradições místicas.
  • d)
    Forma como as pessoas compreendem e expressam suas relações com o mundo historicamente.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Cultura significa tudo aquilo que já foi superado pelo tempo e pelo homem e que por isso, torna-se obsoleto e retrógrado.

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