Av2 - PED - Lic - Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente


1)
Essa avaliação externa tem por objetivo saber como está o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
As características acima apresentadas são de qual avaliação externa?

Alternativas:
  • a)
    Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
  • b)
    Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE
    Alternativa assinalada
  • c)
    Prova Brasil
  • d)
    Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB
  • e)
    Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
2)
Essa avaliação externa passou a ser utilizada como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior público. O ingresso do aluno se dá por maio do Sistema de Seleção Unificada - SISU.
Qual avaliação externa possibilita o ingresso no ensino superior?

Alternativas:
  • a)
    Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE
  • b)
    Prova Brasil
  • c)
    Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
    Alternativa assinalada
  • d)
    Provinha Brasil
  • e)
    Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
3)
Desde a década de 1990, a Avaliação Educacional tem feito parte da rotina das instituições de ensino no Brasil. Essa avaliação busca medir o desempenho dos alunos nos diferentes níveis de ensino, com vistas ao aprimoramento da gestão pedagógica e administrativa, bem como a melhoria da qualidade educacional, a avaliação institucional tem se estendido também à educação básica.
Analise as afirmativas abaixo, no que se refere à efetivação da Avaliação Institucional.
I: Tanto o papel do avaliador como do avaliado são ocupados pela própria comunidade escolar, que atua de forma participativa no processo.
II: Constitui a autoavaliação ou avaliação interna da unidade escolar. Para isso, necessita estar inserida no projeto político pedagógico da escola – PPP, com o fim de nortear ações futuras com vistas à implementação e aprimoramento do ensino.
III: Não se integra ao Projeto Político Pedagógico, porque não interfere no processo de democratização da gestão escolar e nãoenvolve a participação da comunidade escolar no processo educacional.
Sobre a sua efetivação estão corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    Somente I – II
    Alternativa assinalada
  • b)
    Somente II – III
  • c)
    Somente III
  • d)
    I – II – III
  • e)
    Somente II
4)
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM é ofertado anualmente para alunos que estão concluindo ou concluíram o ensino médio. A participação dos estudantes é voluntária. Ele busca aferir se, ao final do ensino médio, o estudante demonstra domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna e conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
As informações resultantes dos resultados do ENEM são utilizadas:
I: para avaliar a qualidade do Ensino Médio apenas nos municípios;
II: como subsídios para implementar as políticas públicas;
III: como referência nacional na revisão dos currículos do Ensino Médio;
IV: como estudos e indicadores para a educação brasileira,
V: para estabelecer critérios de acesso aos programas governamentais;
Estão corretas as alternativas:

Alternativas:
  • a)
    Somente I – II – III – IV – V
  • b)
    Somente II – III – IV – V
    Alternativa assinalada
  • c)
    Somente IV – V
  • d)
    Somente I – II – III 
  • e)
    Somente II – III 
5)
Coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA participam cerca de trinta e dois países. Seus resultados têm influenciado as políticas educacionais mundiais.
Analise as afirmativas abaixo e indique como verdadeiras (V) ou falsas (F), no que se refere ao PISA:
I: É aplicado a cada três anos e avalia conhecimentos, habilidades e competências na área de leitura, matemática e ciências, sendo avaliado, na maioria dos países, os jovens terminaram ou estão terminando a escolaridade mínima obrigatória, o que inclui estudantes de quinze anos de idade.
II: Tem como objetivo, avaliar aptidões ou competências comparáveis internacionalmente, visando produzir, nos países ao qual é aplicado, indicadores de desempenho estudantil.
III: Os indicadores do PISA estão voltados às políticas educacionais de cada país, com vistas a possibilitar a comparação internacional e fornecer orientação, incentivo e instrumentos para melhorar a educação.

Alternativas:
  • a)
    V – F – F
  • b)
    F – F – V
  • c)
    V – V – V
    Alternativa assinalada
  • d)
    V – V - F
  • e)
    F – F – F 

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