Av1 - PED - Lic - Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente


1)
As médias de desempenho nas avaliações do SAEB, tanto do ANEB como da Prova Brasil, são utilizadas para o cálculo do IDEB que é o, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse constitui o eixo do programa de metas compromisso todos pela educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE.
Seus índices são amplamente _________________ na mídia. Cada escola recebe seu índice com um ________________ com o quadro das médias do município, estado e do país. Apesar dessa ampla divulgação, percebemos que ainda prevalece um ___________________das escolas e um controle do governo, visto que são as notas obtidas no IDEB que determinam quais redes e escolas receberão do MEC recursos técnicos e/ou ___________________.

Alternativas:
  • a)
    Divulgados – comparativo – ranking – financeiros
    Alternativa assinalada
  • b)
    Acobertados – alinhamento – ajuste – humanos
  • c)
    Rejeitados – recurso - ranking – humanos
  • d)
    Aceitados – monitoramento – ajuste – financeiros
  • e)
    Inseridos – comparativo – entendimento – humanos.
2)
Assinale a alternativa cujas palavras darão sentido ao parágrafo abaixo:
A ________________ é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no ____________ ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Teve início em 2008 e faz parte do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, do MEC. Essa avaliação é aplicada em dois momentos: no início e no fim do ano letivo, com o fim conhecer o que o aluno agregou em sua aprendizagem, em termos de habilidades de ___________ dentro do período avaliado.

Alternativas:
  • a)
    Prova Brasil – terceiro ano do ensino médio – matemática
  • b)
    Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA – primeiro – alfabetização
  • c)
    Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb – sexto – geografia
  • d)
    Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA – quinto – língua portuguesa
  • e)
    Provinha Brasil – segundo – leitura
    Alternativa assinalada
3)
No ano de 2005, o SAEB foi reestruturado e passou a ser composto por duas avaliações, a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), conhecida como Prova Brasil. A partir de 2013, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), prevista no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC passou a compor o SAEB.
Indique V para verdadeira e F para falsa, no que se refere à definição e características das avaliações que compõem o SAEB.
Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira.
Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - ANRESC (também denominada "Prova Brasil": Avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: Trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. 

Alternativas:
  • a)
    V – F – F
    Alternativa assinalada
  • b)
    F – V – V 
  • c)
    V – V – V
  • d)
    F – F – F
  • e)
    V – F – V
4)
O Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB constitui uma avaliação externa em larga escala. É aplicada a cada dois anos e teve sua primeira experiência no ano de 1990. Visa a realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do aluno.
Ainda sobre o SAEB é correto o que se afirma em:
I: Fornece indicativo sobre a qualidade do ensino que é ofertado no país.
II: Subsidia a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas educacionais, tanto municipal como estadual e federal.
III: É realizado com todas as escolas públicas aos estudantes matriculados no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental

Alternativas:
  • a)
    Somente I
  • b)
    Somente II – III
  • c)
    Somente I – II
    Alternativa assinalada
  • d)
    Somente III
  • e)
    Somente II
5)
Essa avaliação externa realizada com todas as escolas públicas aos estudantes matriculados no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental devem subsidiar as reflexões do Projeto Político Pedagógico - PPP da escola, de forma a proporcionar melhorias no ensino e no desempenho dos alunos.

Alternativas:
  • a)
    Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB
  • b)
    Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - ANRESC (também denominada "Prova Brasil")
    Alternativa assinalada
  • c)
    Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA
  • d)
    Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
  • e)
    Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE

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