ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS, PROCESSO DE FORMAÇÃO



1 INTRODUÇÃO 


            O objetivo do trabalho é a reflexão das estratégias de ensino. Abordar a interdisciplinaridade em sala de aula, de forma a unir as matérias distintas. Para isso é necessário haver criatividade dinamismo, didáticos e vários outros aspectos. Sabendo que o “brincar é uma forma de expressão, pensamento interação e comunicação infantil” segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (BRASIL,1998b). 

           As necessidades básicas da criança devem ser atendidas, todos os eixos físicos e intelectuais, sem esquecer de produzir o conhecimento. 

       Essas reflexões do trabalho são fundamentais para a formação de um professor com excelência. Assim ele estará refletindo academicamente sobre a sua prática sabendo que a educação infantil passa por avanços de tradições antigas nas creches, que permeavam e “cuidar” das crianças. Hoje o professor ensina enquanto cuida.



2 REFERENCIAL TEÓRICO



      É importante que haja a combinação de atividades para que haja a progressão do conhecimento e o professor faça o direcionamento do ensino, para que se torne organizado. 

        O referencial Curricular Nacional para Educação Infantil traz abordagens necessárias para se desenvolver as capacidades e habilidades que formam as crianças para o exercício da cidadania. 
        
      Os conteúdos devem trabalhar as diversas situações orientadas por o professor através dos jogos, brincadeiras, o professor deve conhecer os seus alunos e suas singularidades de acordo com a idade, e o meio em que vive.

         A linguagem oral e escrita deve manter o aluno em contato com histórias e valores. Os professores podem buscar mecanismos motivadores que promovam o ensino-aprendizado, interligando áreas de conhecimento e contextualizando os conteúdos curriculares. 

       Na educação infantil o currículo deve envolver um conjunto de práticas articuladas entre si, como as experiências e saberes da criança com os conhecimentos científicos, culturais, etc. 

         Essas práticas devem ser planejadas no ambiente escolar considerando as diversas especificidades das crianças integrando todos os aspectos, afetivo, cognitivos, linguístico, cultural, social, proporcionando assim o desenvolvimento e aprendizagem da criança por meio da interação com o mundo e as experiências a elas disponibilizadas. 

         Há diversos aspectos que integrados se desenvolvem por meio da interação do sujeito com o mundo, isso através das relações sociais onde a criança vivencia novas experiências afetivas, éticas, linguísticas, sociais, e pode assim manifestar curiosidade sobre a situação apresentada, buscando adquirir respostas e compreender o mundo a seu redor e a si mesma. 

       Neste processo a criança constrói significados que se transformam a cada 5 interação, formando assim o conhecimento. Portanto, na escola deve-se haver essa integração também nos conteúdos apresentados aos alunos, buscando ir além de apenas trabalhar o conteúdo proposto ou em uma única perspectiva, onde a aprendizagem é compreendida de forma isolada e descontextualizada, mas também desenvolver diversos aspectos dentro de um mesmo assunto, como: leitura, reflexão, a fala e a escrita. 

       O ensino da matemática, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, podem ser trabalhadas dentro de um mesmo contexto, podendo ser assim o processo ensino-aprendizagem, muito mais dinâmico e interessante para a criança, o professor deve desenvolver estratégias para relacionar os conceitos apresentados nos conteúdos curriculares com uma vivência prática e contextualizada para os alunos. 

        É importante na formação da criança considerar a linguagem como meio de comunicação, expressão, interpretação e modificação da realidade, e o convívio com a linguagem oral e escrita deve ser concebido como uma atividade da realidade, pois a percepção do mundo é direta e as crianças testam aquilo que sabem. 


2.1 PROPOSTA PRÁTICA 

Tema: animais vertebrados Duração: 05 aulas
Duração de cada aula: 30 a 40 minutos. 
Alunos: educação infantil: 04 e 05 anos 

Resumo: 

     Hugo o urso após hibernar acorda com uma fome gigante, ele acredita em uma abelha, que preocupada com sua colmeia diz ao urso faminto, que existia uma montanha todinha feita de mel. O urso inocente e faminto sai em busca da montanha de mel, nessa busca nosso amigo urso encontra vários animais habitantes da floresta entre eles o coelho, a tartaruga, um corvo, um gato e vários outros bichos. 6 No fim a abelha a revela ao urso que era a tudo brincadeirinha dela. 

Objetivo:

Apresentar as crianças os animais vertebrados
Noções de quantidades 
Noções de tamanho 
Noções de inclusão de classes Noções de sequenciarão. 

Descrição

1° aula: Apresentar as crianças os animais vertebrados 

   A leitura será feita em sala de aula de forma descontraída e utilizando fantoches dos bichinhos da história. Em seguida uma conversa com as crianças para que elas contem o que sabem sobre os animais da historia. 

2° aula: Noções de quantidades 

     A partir da historia apresente vários desenhos com quantidades diferentes de animais. Peça para as crianças recorte e cole a quantidade de animais que aparecem na historia. 

3° aula: Noções de tamanho 

     Com a ajuda dos fantoches da historia e bichos de pelúcia peçam para que as crianças comparem os animais e bichos de pelúcia separem por tamanhos. Peça para as crianças desenhem os bichinhos de tamanhos diferentes. 7 Explique por que uns são maiores e outros menores, mostre em seu corpo os ossos que iram crescer de acordo com a alimentação. 

4° aula: Inclusão de classes 

     Nessa aula utilizaremos tampinhas de garrafas coloridas para que os alunos separem por cores e quantidades e animais. Iremos utilizar atividades com frutas coloridas para dar a ideia de separação de acordo com as cores e de formas Após a aula faremos um piquenique. 

5° aula: Noções de sequenciação 

     Nessa atividade serão apresentadas figuras da historia Fome de Urso. Com a sequencia narrada pela professora os alunos deverão colocar as figuras na ordem de acontecimento dos fatos. Para encerrar a aula cada aluno deverá desenhar sua própria história com a sequência entendida que por eles 

Recursos Utilizados: 

Livro de cotação de historias 
Fantoches de animais 
Animais de pelúcia 
Frutas 
Atividades xerocadas 
Revistas 
Tesouras 
Colas 

Avaliação: 

       Será observado, o raciocínio logico das crianças, a capacidade de interação, a criatividade, reações individuais sobre a percepção dos animais, números e cores. Noções de tamanho, quantidade.


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

      É um desafio para o professor harmonizar a sua prática, tendo em vista que os alunos não homogêneos, cada aluno têm suas peculiaridades, e mesmo assim o professor tem a capacidade de trabalhar todas as necessidades emocionais cognitivas. 

        O trabalho mostra qual é o perfil de professor ideal, o professor precisa ser polivalente, isto é cabe ao profissional trabalhar as necessidades básicas que as crianças necessitam e também as diversas áreas do conhecimento. Utilizando os recursos ilimitados da mente humana. Respeitando o tempo da criança e a demanda das disciplinas.


REFERÊNCIAS BRASIL. 

Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1998. v. 1 e 3. Acesso em: 11 maio 2017. 

PROPOSTA CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, Abr. 2013, Disponivel em. Acesso em: 9 maio 2017. 

Hein Janinch, Helga Bansch. Fome de Urso, Editora: Brinque Book. Ano 2007. 

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Brasília: 1998. Acesso em: 11 maio 2017.

Portfólio:: SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA
 ANA PAULA MARINHO, DANIELA XAVIER,  ELIELZA ALVES, IDÁLIA OLIVEIRA,, PATRÍCIA MONICA.

Comentários