1)
O modelo de ensino por redescoberta, valoriza as atividades de experimentação como a melhor forma de associar teoria e prática. Nesse modelo, a prática limitava-se às atividades de laboratório simuladoras de fenômenos, por isso, esse modelo foi bastante criticado.
Em relação ao uso de atividades de experimentação no ensino é correto afirmar que:
Alternativas:
- a)A experimentação deve proporcionar a compreensão de conceitos.Alternativa assinalada
- b)A experimentação deve sempre ser usada apenas para comprovar verdades científicas.
- c)Deve ser realizada apenas com alunos dos Anos Iniciais.
- d)É prioridade apenas para os alunos do Ensino Médio.
- e)A experimentação deve ser preterida na educação infantil.
2)
As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.
Sobre a utilização de aulas práticas no ensino de ciências na educação infantil, analise as asserções abaixo:
I – As aulas práticas podem ser utilizadas como estratégia para retomar assuntos que já foram abordados.
Porque
II – As aulas práticas podem construir uma nova visão sobre um tema antes trabalhado.
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
- b)As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.Alternativa assinalada
- c)A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
- d)A asserção I é falsa, e a asserção II verdadeira.
- e)As asserções I e II são falsas.
3)
Até a década de 1970, o ensino de ciências não dava abertura ao aluno, assim só o professor falava e os alunos reproduziam o que aprendiam. Como uma reação à inoperância deste mecanismo de transmissão-recepção, alguns projetos norte-americanos trouxeram à tona o modelo da redescoberta.
Sobre o objetivo do método da redescoberta, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)O objetivo desse método era levar os alunos a abandonarem o Método Científico.
- b)O objetivo era compreender como a ciência e a tecnologia pouco contribuem para o desenvolvimento da sociedade.
- c)O objetivo desse método era desarticular a alfabetização científica.
- d)O objetivo era propor discussões sobre a Natureza da Ciência e o desenvolvimento da sociedade.
- e)O objetivo desse método era fazer o aluno vivenciar o método científico e formar pequenos cientistas.Alternativa assinalada
4)
Dentro de uma perspectiva construtivista, as atividades experimentais devem ser organizadas, levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos.
Sobre o uso das atividades experimentais, analise as afirmativas abaixo:
I – As atividades experimentais devem ser evitadas nos primeiros anos da educação infantil.
II – Os professores devem priorizar a utilização de roteiros pré-estabelecidos, evitando os questionamentos dos alunos.
III – Os professores devem resgatar os conhecimentos prévios dos aluno durante as atividades experimentais através da utilização de perguntas.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)Apenas a afirmativa I está correta.
- b)Apenas a afirmativa II está correta.
- c)Apenas a afirmativa III está correta.Alternativa assinalada
- d)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
- e)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
5)
As ____________________ são importantes para o ensino de natureza e sociedade, pois permitem aos alunos o contato com o ambiente natural, pois o aluno deixa o ambiente da escola e pode entrar em contato com elementos presentes nas novas paisagens.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas:
- a)Aulas experimentais.
- b)Aulas expositivas.
- c)Aulas teóricas.
- d)Aulas de Campo.Alternativa assinalada
- e)Aulas de jogos.
Comentários
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO(A)