Av2 - PED - Lic - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil

1)
O modelo de ensino por redescoberta, valoriza as atividades de experimentação como a melhor forma de associar teoria e prática. Nesse modelo, a prática limitava-se às atividades de laboratório simuladoras de fenômenos, por isso, esse modelo foi bastante criticado.
Em relação ao uso de atividades de experimentação no ensino é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A experimentação deve proporcionar a compreensão de conceitos.
    Alternativa assinalada
  • b)
    A experimentação deve sempre ser usada apenas para comprovar verdades científicas.
  • c)
    Deve ser realizada apenas com alunos dos Anos Iniciais.
  • d)
    É prioridade apenas para os alunos do Ensino Médio.
  • e)
    A experimentação deve ser preterida na educação infantil. 
2)
As aulas práticas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.
Sobre a utilização de aulas práticas no ensino de ciências na educação infantil, analise as asserções abaixo:
I – As aulas práticas podem ser utilizadas como estratégia para retomar assuntos que já foram abordados.
Porque
II – As aulas práticas podem construir uma nova visão sobre um tema antes trabalhado.
Agora, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
  • b)
    As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
    Alternativa assinalada
  • c)
    A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa. 
  • d)
    A asserção I é falsa, e a asserção II verdadeira. 
  • e)
    As asserções I e II são falsas. 
3)
Até a década de 1970, o ensino de ciências não dava abertura ao aluno, assim só o professor falava e os alunos reproduziam o que aprendiam. Como uma reação à inoperância deste mecanismo de transmissão-recepção, alguns projetos norte-americanos trouxeram à tona o modelo da redescoberta.
Sobre o objetivo do método da redescoberta, assinale a alternativa correta. 

Alternativas:
  • a)
    O objetivo desse método era levar os alunos a abandonarem o Método Científico.
  • b)
    O objetivo era compreender como a ciência e a tecnologia pouco contribuem para o desenvolvimento da sociedade. 
  • c)
    O objetivo desse método era desarticular a alfabetização científica.
  • d)
    O objetivo era propor discussões sobre a Natureza da Ciência e o desenvolvimento da sociedade.
  • e)
    O objetivo desse método era fazer o aluno vivenciar o método científico e formar pequenos cientistas. 
    Alternativa assinalada
4)
Dentro de uma perspectiva construtivista, as atividades experimentais devem ser organizadas, levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos.
Sobre o uso das atividades experimentais, analise as afirmativas abaixo:
I – As atividades experimentais devem ser evitadas nos primeiros anos da educação infantil.
II – Os professores devem priorizar a utilização de roteiros pré-estabelecidos, evitando os questionamentos dos alunos.
III – Os professores devem resgatar os conhecimentos prévios dos aluno durante as atividades experimentais através da utilização de perguntas.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a afirmativa I está correta.
  • b)
    Apenas a afirmativa II está correta.
  • c)
    Apenas a afirmativa III está correta.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • e)
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
5)
As ____________________ são importantes para o ensino de natureza e sociedade, pois permitem aos alunos o contato com o ambiente natural, pois o aluno deixa o ambiente da escola e pode entrar em contato com elementos presentes nas novas paisagens.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. 

Alternativas:
  • a)
    Aulas experimentais.
  • b)
    Aulas expositivas. 
  • c)
    Aulas teóricas. 
  • d)
    Aulas de Campo.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Aulas de jogos. 

Comentários