1)
De acordo com a perspectiva do construtivismo piagetiano de aprendizagem, há três tipos de estruturas mentais que surgem sucessivamente durante as brincadeiras das crianças.
Ordene os itens, relacionando o nome dessas estruturas a sua caracterização.
Tipos de estruturas mentais:
(1) Jogos Simbólicos;
(2) Jogos de Regra;
(3) Jogos de Exercício.
Descrição dos tipos de estruturas mentais:
( ) Começa a manifestar-se por volta dos cinco anos e desenvolve-se, principalmente, entre sete e doze anos. Nessa fase, as estruturas cognitivas da criança amadurecem e ela passa a compreender a importância das regras de um jogo e jogam para vencer. Este tipo de jogo continua durante praticamente toda a vida do indivíduo, nos esportes, no trabalho, etc.
( ) Esses jogos são constituídos pelas explorações sensório-motoras que a criança realiza. Nessa fase, a criança repete ações motoras por prazer e não pela sua utilidade. Esses jogos caracterizam pela repetição das ações, o pensamento da criança não é lógico e a criança se vale do reflexo para solucionar seus problemas.
( ) Quando a criança está brincando, ela cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse no mundo dos adultos. Assim, a criança experimenta diferentes papéis sociais, tendendo a reproduzir, nesses jogos, as relações predominantes do seu meio. Esses jogos de "faz de conta" possibilitam à criança a realização de sonhos e fantasias, revelam conflitos, medos, angústias, auxiliando no alívio de tensões e frustrações.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:
Alternativas:
- a)3 – 1 – 2.
- b)3 – 2 – 1.
- c)2 – 1 – 3.
- d)2 – 3 – 1.Alternativa assinalada
- e)1 – 3 – 2.
2)
De acordo com o RCNEI (Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil), historicamente a educação infantil tem se configurado como um espaço para o jogo e brincadeiras, favorecendo o argumento de que a aprendizagem dos conteúdos matemáticos se dá por meio dessas atividades.
Diante desse contexto, analise as afirmativas apresentadas na continuidade.
I – Como consequência da caracterização apresentada pelo RCNEI, a participação ativa das crianças e a ludicidade apresentada pelos jogos, tem fortalecido o argumento de que a matemática pode ser aprendida brincando.
II – Os jogos apresentam em sua essência o caráter de descontração, sendo utilizado para motivar os alunos a aprender determinado conteúdo. Todavia, o professor deve ficar atento, pois a mera manipulação das peças e as regras do jogo, com o fim em si mesmas, não são garantias de aprendizagem.
III – As brincadeiras e jogos no contexto da Educação Infantil devem ser utilizados de forma livre, sem clareza do conteúdo que se quer trabalhar, pois nessa etapa da escolarização não se tem disciplinas definidas o que favorece a interdisciplinaridade.
Assinale a alternativa que apresenta somente as corretas.
Alternativas:
- a)Somente a afirmativa I está correta.
- b)Somente as afirmativas I e II estão corretas.Alternativa assinalada
- c)Somente a afirmativa II está correta.
- d)Somente a afirmativa III está correta.
- e)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
3)
A Resolução de Problemas na perspectiva da Educação Matemática abre possibilidade para que a criança comunique suas ideias, sua maneira de compreender a situação em estudo, apresente as relações que investigou, as conexões estabelecidas entre o seu conhecimento prévio e o escolar. Todavia, é necessário que o professor mude a sua conduta e a literatura infantil, a contação de histórias, pode ser um meio para explorar essa metodologia de ensino de matemática.
Analise as vantagens da utilização da Literatura Infantil no ensino da matemática e assinale V para verdadeiro e F para falso.
() Os livros infantis exigem do leitor outras informações além daquelas presentes no texto ou de sua própria vivência, promovendo a pesquisa;
() A literatura é facilmente acessível e proporciona diversos contextos e múltiplas possibilidades de exploração;
()Estimula a leitura e a interpretação de diversas situações;
() Possibilita ao aluno aprender novos conceitos sem relacionar com os conhecimento que já possui;
() Estimula o debate, o diálogo, a crítica e a criação;
(...)Valoriza o uso de diferentes estratégias na busca por uma solução: desenho, oralidade, dramatização, tentativa e erro, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
- a)V, V, V, F e V.
- b)F, F, V, F e V.
- c)V, V, F, V e V.
- d)F, V, V, F e F.
- e)F, V, V, F e V.Alternativa assinalada
4)
Leia atentamente o trecho apresentado na sequência:
"[...] se um determinado material usado em aulas de matemática estiver adequado às necessidades de desenvolvimento da criança, as situações-problema colocadas a ela, enquanto manipula esse material, fazem com que haja interesse e sentimento de desafio na busca por diferentes soluções aos problemas propostos" (SMOLE, 2000, p. 72).
Analise as afirmativas apresentadas na sequência:
I – Tradicionalmente, os problemas que são apresentados às crianças no contexto da Educação Infantil são caracterizados por padrão, pois sua resolução está associada à aplicação imediata de algum algoritmo já conhecido pelo aluno.
II – Nos problemas denominados por padrão, as crianças são levadas a construir uma estratégia de resolução e para isso combinam seus conhecimentos prévios com o intuito de "atacar" a situação, encontrando a sua resposta.
III – As tarefas matemáticas tradicionais que são trabalhas no contexto da Educação Infantil são caracterizadas por enfadonha e reduz a ação do aluno a responder questões, culminando em uma busca frenética para encontrar a sentença matemática, satisfazendo as expectativas do professor.
Referência:SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegra: Artes Mádicas Sul, 2000.
Assinale a alternativa que apresenta somente as corretas.
Alternativas:
- a)Somente as afirmativas I e III estão corretas.Alternativa assinalada
- b)Somente as afirmativas I e II estão corretas.
- c)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- d)Somente a afirmativa III está correta.
- e)Somente a afirmativa II está correta.
5)
Leia atentamente o trecho apresentado na sequência:
"[...] a resolução de problemas é uma metodologia de trabalho, através da qual os alunos são envolvidos em fazer matemática, isto é, eles se tornam capazes de formular e resolverem, por si, questões matemáticas e através da possibilidade de questionar e levantar hipóteses adquirem, relacionam e aplicam conceitos matemáticos" (SMOLE, 2000, p. 74).
Analise as afirmativas apresentadas na continuidade.
I – A Resolução de Problemas se configura como uma atividade complexa, não sendo reduzida a uma sentença matemática que se obtém por meio da sucessão de regras que já foram estabelecidas.
II – No contexto da Educação Infantil não há necessidade de que a criança chegue às soluções da proposta apresentada pelo professor por meio de fórmulas e algoritmos, o importante é que ela exponha seu raciocínio por meio de várias representações e oralmente.
III – Compreende-se que o professor deve ter em mente a necessidade de que os alunos devem memorizar os algoritmos e fórmulas, pois essa é a essência do ensino de matemática. Então, é importante desde o começo da escolarização proporcionar às crianças situações de resolução de problemas e exigindo a aplicação dos algoritmos.
Referência:SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegra: Artes Mádicas Sul, 2000.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas:
Alternativas:
- a)Somente a afirmativa I está correta.
- b)Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- c)Somente as afirmativas I e II estão corretas.Alternativa assinalada
- d)Somente a afirmativa II está correta.
- e)Somente a afirmativa III está correta.
- OBS:> Questão n° 3, será anulada!
obrigada
ResponderExcluirtem alguma resposta errada
ResponderExcluirmeu Deus.. vc me ajudou muiiitttooooooo... as questoes estão fora de ordem das minhas.. mas fiquei atenta e deu super certo.. muito obrigada..
ResponderExcluir