Av1 - PED - Lic - Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil


1)
Na educação infantil, as atividades voltadas para o desenvolvimento de noções de tempo e espaço são bastante comuns, pois desenvolvem importantes habilidades nos alunos.
Sobre essas atividades, analise as alternativas abaixo:
I – Essas atividades devem estar desvinculadas das relações com o cotidiano do aluno.
II – Através dessas atividades, os alunos entendem as relações apresentadas entre o tempo e as questões culturais, históricas e geográficas.
III – Essas atividades são importantes para a criança ampliar sua compreensão para a vida em sociedade, através do conhecimento de diferentes tipos de organização social.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a afirmativa I está correta.
  • b)
    Apenas a afirmativa II está correta.
  • c)
    Apenas a afirmativa III está correta.
  • d)
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • e)
    Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
    Alternativa assinalada
2)
O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente, apresenta um modo particular de produção de conhecimento de indiscutível importância no mundo atual.
Sobre a importância do conhecimento cientifico para a formação da sociedade, analise as asserções abaixo:
I - As descobertas científicas, ao longo da história, marcaram a relação entre o homem e o mundo.
Porque
II – Permitem novas possibilidades de relação o mundo, por meio das novas teorias e novos conhecimentos produzidos.
Agora, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
  • b)
    As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
    Alternativa assinalada
  • c)
    A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
  • d)
    A asserção I é falsa, e a asserção II verdadeira. 
  • e)
    As asserções I e II são falsas. 
3)
Desde pequenas, as crianças aprendem sobre o meio natural e social, fazendo perguntas e procurando respostas. A construção do conhecimento sobre o mundo que está a sua volta está baseada em uma série de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre variados temas.
Sobre a construção do conhecimento das crianças sobre o ambiente e sociedade em que vivem, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
  • a)
    Muitos temas pelos quais as crianças se interessam como pequenos animais, Super-heróis, vulcões, programas de TV, histórias, pouco contribuem para a formação do indivíduo, pois não fazem parte da realidade social.
  • b)
    A profundidade dos temas gerados, pode atrapalhar o desenvolvimento das relações sociais e culturais dos temas abordados, pois a ciência não tem compromisso com o desenvolvimento social.
  • c)
    A profundidade dos temas trabalhados, pode atrapalhar o desenvolvimento das relações sociais e culturais dos temas abordados, pois muitos temas de interesse das crianças devem ser trabalhados com naturalidade, sem a preocupação com a construção de conhecimentos equivocados sobre hábitos e costumes de diferentes povos.
  • d)
    Determinados conteúdos não são pertinentes ás áreas das Ciências Naturais e Humanas, mas sempre estiveram na composição dos currículos e programas de educação infantil.
  • e)
    Muitas datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia do Índio, Dia do Soldado, Páscoa, dentre outros, são ocasiões propicias para propostas criativas de trabalho, podendo ser exploradas com profundidade, favorecendo a construção de conhecimentos sobre diversas realidades sociais, culturais, geográficas e históricas.
    Alternativa assinalada
4)
As crianças também devem ser consideradas integrantes de grupos socioculturais, pois vivenciam experiências e interagem com conceitos científicos, valores sociais e culturais, objetos e representações sobre os mais diversos temas presentes na vida cotidiana. Diante dessas características, as crianças tendem a apresentar certos comportamentos que ajudam a entender o mundo que está a sua volta.
Sabemos que o mundo onde as crianças vivem é constituído por conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram:

Alternativas:
  • a)
    Indiferentes.
  • b)
    Curiosas e investigativas. 
    Alternativa assinalada
  • c)
    Curiosas, mas com poucas habilidades para investigarem o ambiente.
  • d)
    Medrosas diante dos novos conhecimentos.
  • e)
    Investigativas, mas com pouco curiosidade. 
6)
O Referencial Curricular para a Educação Infantil, através do eixo Natureza e Sociedade, apresenta diferentes propostas de trabalho que buscam levar o aluno a compreender os fenômenos naturais e sociais presentes no cotidiano do aluno.
Diante disso, assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva de trabalho com esse eixo: 

Alternativas:
  • a)
    Discutir a importância da construção de valores, habilidades, voltadas para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Apresentar os modos de vida das sociedades, desvinculando dos aspectos ambientais. 
  • c)
    Aprender vocabulário, conhecer números e realizar as primeiras operações matemáticas.
  • d)
    Estudar a linguagem em suas diversas manifestações, como escrita e falada.
  • e)
    Desenvolver habilidades para desenhos, pinturas e demais representações artísticas.

Comentários

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)