1)
"O resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. O estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais." (SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998).
Na citação acima a autora discute o conceito de:
Alternativas:
- a)Alfabetização
- b)Decodificação
- c)LetramentoAlternativa assinalada
- d)Codificação
- e)Notação
2)
A escola tem como objetivo ensinar o domínio das técnicas de leitura e escrita pela alfabetização, proporcionando várias possibilidades e experiências necessárias às práticas sociais, um verdadeiro mergulho em diferentes tipos e gêneros textuais.
Tendo como análise o trecho acima, podemos compreender a Educação Infantil com um papel importantíssimo para o letramento das nossas crianças. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas quando se pensa na relação entre a oralidade e a escrita:
() O contato coletivo com os diversos materiais impressos.
() trocar informações com os colegas sobre o que seja ler e escrever.
() Copiar e decorar textos, nos diversos gêneros.
() Ganhar confiança para entrar no mundo da escrita e desbravar esse sistema.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)V – F – V – F
- b)V – V – V – F
- c)V – V – F – F
- d)F – F – V – F
- e)V – V – F – VAlternativa assinalada
3)
Como deve ser um ambiente alfabetizador?
Assinale a alternativa que apresenta uma reflexão correta sobre ambiente alfabetizador:
Alternativas:
- a)Ambiente alfabetizador é uma sala que oportuniza a criança o contato e o uso da escrita às crianças, mesmo sem dominarem o código, proporcionando o contato com a língua escrita e sua utilização nas práticas sociais.Alternativa assinalada
- b)Ambiente alfabetizador é uma sala que determina que a criança tenha contato sem reflexão sobre o código, proporcionando o acesso ao alfabeto e exercícios de memorização.
- c)Ambiente alfabetizador é uma sala que oportuniza a criança o contato e o uso da escrita apenas para os alunos que dominarem o código, proporcionando o treino com a língua escrita.
- d)Ambiente alfabetizador é uma sala regulamentada por professores autoritários, que entendem que a criança que não dominou o código necessita de contato com alfabeto e sua memorização.
- e)A sala pode ser um ambiente alfabetizador se estiver apenas materiais bem confeccionados pelos professores, sem a necessidade de intervenções dos mesmos, pois elas aprendem com o contato direto com os recursos.
4)
"Letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico." (SOARES, M. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2004)
Complete as lacunas da sentença abaixo utilizando a alternativa correta:
Alfabetizar-se é dominar o sistema do código de escrita, entretanto não basta _______________ e _______________ é preciso saber compreender e utilizar toda a tecnologia que é a escrita nas diversas situações reais de sua vida.
Alternativas:
- a)ler e decodificar
- b)codificar e decodificarAlternativa assinalada
- c)decodificar e registrar
- d)registrar e codificar
- e)ler e codificar
5)
Analise a charge e responda:
Os métodos da marcha sintética, também, nos são conhecidos como Métodos Sintéticos, esses métodos tinham como característica principal?
Alternativas:
- a)Partirem do mais difícil para o mais fácil na alfabetização, ou seja, começando das unidades maiores (palavras, frases e textos) para as menores da língua (grafema e fonema).
- b)Partirem do texto, para então trabalharem as palavras, as letras e os fonemas, ou seja, não tinham a pretensão de apresentar dificuldades gradativas.
- c)Partirem sempre do mais difícil na alfabetização, ou seja, começando das unidades menores da língua (grafema e fonema) para as maiores (palavras, frases e textos).
- d)Partirem do mais simples para o mais complexo na alfabetização, começavam pelo texto, depois passavam para as frases, para então estudarem as palavras e enfim as letras.
- e)Partirem do mais simples para o mais complexo na alfabetização, ou seja, começando das unidades menores da língua (grafema e fonema) para as maiores (palavras, frases e textos).
qual é a resposta da (5)?
ResponderExcluiré a E
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