Av1 - PED - Lic - Alfabetização e Letramento

1)
"O resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. O estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais." (SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998).
Na citação acima a autora discute o conceito de:

Alternativas:
  • a)
    Alfabetização 
  • b)
    Decodificação
  • c)
    Letramento
    Alternativa assinalada
  • d)
    Codificação
  • e)
    Notação 
2)
A escola tem como objetivo ensinar o domínio das técnicas de leitura e escrita pela alfabetização, proporcionando várias possibilidades e experiências necessárias às práticas sociais, um verdadeiro mergulho em diferentes tipos e gêneros textuais.
Tendo como análise o trecho acima, podemos compreender a Educação Infantil com um papel importantíssimo para o letramento das nossas crianças. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas quando se pensa na relação entre a oralidade e a escrita:
() O contato coletivo com os diversos materiais impressos.
() trocar informações com os colegas sobre o que seja ler e escrever.
() Copiar e decorar textos, nos diversos gêneros.
() Ganhar confiança para entrar no mundo da escrita e desbravar esse sistema.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    V – F – V – F 
  • b)
    V – V – V – F 
  • c)
    V – V – F – F
  • d)
    F – F – V – F 
  • e)
    V – V – F – V
    Alternativa assinalada
3)
Como deve ser um ambiente alfabetizador?
Assinale a alternativa que apresenta uma reflexão correta sobre ambiente alfabetizador:

Alternativas:
  • a)
    Ambiente alfabetizador é uma sala que oportuniza a criança o contato e o uso da escrita às crianças, mesmo sem dominarem o código, proporcionando o contato com a língua escrita e sua utilização nas práticas sociais.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Ambiente alfabetizador é uma sala que determina que a criança tenha contato sem reflexão sobre o código, proporcionando o acesso ao alfabeto e exercícios de memorização.
  • c)
    Ambiente alfabetizador é uma sala que oportuniza a criança o contato e o uso da escrita apenas para os alunos que dominarem o código, proporcionando o treino com a língua escrita. 
  • d)
    Ambiente alfabetizador é uma sala regulamentada por professores autoritários, que entendem que a criança que não dominou o código necessita de contato com alfabeto e sua memorização. 
  • e)
    A sala pode ser um ambiente alfabetizador se estiver apenas materiais bem confeccionados pelos professores, sem a necessidade de intervenções dos mesmos, pois elas aprendem com o contato direto com os recursos.
4)
"Letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico." (SOARES, M. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2004)
Complete as lacunas da sentença abaixo utilizando a alternativa correta:
Alfabetizar-se é dominar o sistema do código de escrita, entretanto não basta _______________ e _______________ é preciso saber compreender e utilizar toda a tecnologia que é a escrita nas diversas situações reais de sua vida.

Alternativas:
  • a)
    ler e decodificar
  • b)
    codificar e decodificar 
    Alternativa assinalada
  • c)
    decodificar e registrar
  • d)
    registrar e codificar
  • e)
    ler e codificar 
5)
Analise a charge e responda:
Os métodos da marcha sintética, também, nos são conhecidos como Métodos Sintéticos, esses métodos tinham como característica principal?

Alternativas:
  • a)
    Partirem do mais difícil para o mais fácil na alfabetização, ou seja, começando das unidades maiores (palavras, frases e textos) para as menores da língua (grafema e fonema).
  • b)
    Partirem do texto, para então trabalharem as palavras, as letras e os fonemas, ou seja, não tinham a pretensão de apresentar dificuldades gradativas. 
  • c)
    Partirem sempre do mais difícil na alfabetização, ou seja, começando das unidades menores da língua (grafema e fonema) para as maiores (palavras, frases e textos).
  • d)
    Partirem do mais simples para o mais complexo na alfabetização, começavam pelo texto, depois passavam para as frases, para então estudarem as palavras e enfim as letras.
  • e)
    Partirem do mais simples para o mais complexo na alfabetização, ou seja, começando das unidades menores da língua (grafema e fonema) para as maiores (palavras, frases e textos).

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