1)
___________________ é a concepção e a estratégia por meio da qual respondemos, no dia a dia de nossa rotina escolar, o que as crianças querem saber. De modo que isso compreenda o processo de seleção e articulação dos conteúdos programáticos em creches e pré-escolas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
Alternativas:
- a)Linguagem geradora.Alternativa assinalada
- b)Protagonismo compartilhado.
- c)Espaço criativo.
- d)Atividade lúdica.
- e)Expressão artística.
2)
Para Junqueira Filho o planejamento possui uma parte cheia e uma parte vazia. A parte cheia é iniciada antes da chegada das crianças na escola e é composto pelos conteúdos-linguagens. Após a chegada das crianças, podemos dizer que:
Alternativas:
- a)Esses conteúdos são completados especificamente pela oralidade e escrita (linguagem verbal).
- b)São definidos novos caminhos pois o que o professor planejou será complementado frente às necessidades e linguagens das crianças.Alternativa assinalada
- c)O sujeito do segundo momento é o professor, enquanto no primeiro momento é a criança.
- d)O professor, adulto, vê a barreira produzida pelos espaços físicos escolares e pela ausência de recursos para colocar seu plano em ação.
- e)Esses conteúdos são completados especificamente pela organização da sala e atividades práticas (linguagem não verbal).
3)
Malaguzzi, com seu trabalho, tornou a criança inventiva, criativa, envolvida, curiosa, aceitando o desafio de exprimir-se nas mais diferentes linguagens com as mais diferentes intensidades. Mas precisou buscar em outros campos de conhecimento novos diálogos e interpretações do mundo infantil. De acordo com a leitura da Web, analise as afirmativas abaixo sobre Reggio Emília:
I - A abordagem de Reggio Emília prevê a participação da comunidade e dos pais na escola.
II - Valoriza-se a representação simbólica das crianças na arte, pintura, música, como sendo as principais ferramentas utilizadas para promover a aprendizagem.
III - A metodologia utilizada no dia a dia na escola propõe o trabalho em equipe, cujos resultados obtidos pelas crianças são expostos a todas as demais crianças do grupo no final do dia, em forma de assembleia.
IV - A avaliação é centrada nos projetos realizados e na progressão/produção das crianças.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
- a)I, II e III.
- b)II, III e IV.
- c)I, II e IV.
- d)I, III e IV.
- e)I, II, III e IV.Alternativa assinalada
4)
Trabalhar com projetos na Educação Infantil demanda um tempo maior de planejamento. São elementos de um projeto interdisciplinar: delimitação do tema, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma, abrangência, previsão de recursos e avaliação. Nos objetivos o professor deverá apresentar:
Alternativas:
- a)O assunto a ser pesquisado.
- b)A relevância da realização do projeto.
- c)As metas que pretendem ser atingidas com sua realização.Alternativa assinalada
- d)As estratégias que serão utilizadas para seu desenvolvimento.
- e)Como serão divulgados os resultados.
5)
No processo de elaboração e execução de um projeto interdisciplinar junto às crianças, o professor deverá conduzir os alunos ao exercício da observação, percepção, análise crítica e criatividade, avaliar permanentemente sua prática e modificá-la quando necessário, entre outros aspectos. Quanto aos elementos de um projeto interdisciplinar, _________________ corresponde às estratégias que serão utilizadas para seu desenvolvimento. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Alternativas:
- a)Delimitação do tema.
- b)Objetivos: geral e específicos.
- c)Avaliação.
- d)Metodologia.Alternativa assinalada
- e)Justificativa.
Obrigada por sua contribuição.
ResponderExcluir