Av2 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens

1)
___________________ é a concepção e a estratégia por meio da qual respondemos, no dia a dia de nossa rotina escolar, o que as crianças querem saber. De modo que isso compreenda o processo de seleção e articulação dos conteúdos programáticos em creches e pré-escolas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Alternativas:
  • a)
    Linguagem geradora.
     Alternativa assinalada
  • b)
    Protagonismo compartilhado.
  • c)
    Espaço criativo.
  • d)
    Atividade lúdica.
  • e)
    Expressão artística.
2)
Para Junqueira Filho o planejamento possui uma parte cheia e uma parte vazia. A parte cheia é iniciada antes da chegada das crianças na escola e é composto pelos conteúdos-linguagens. Após a chegada das crianças, podemos dizer que:

Alternativas:
  • a)
    Esses conteúdos são completados especificamente pela oralidade e escrita (linguagem verbal).
  • b)
    São definidos novos caminhos pois o que o professor planejou será complementado frente às necessidades e linguagens das crianças.
     Alternativa assinalada
  • c)
    O sujeito do segundo momento é o professor, enquanto no primeiro momento é a criança.
  • d)
    O professor, adulto, vê a barreira produzida pelos espaços físicos escolares e pela ausência de recursos para colocar seu plano em ação.
  • e)
    Esses conteúdos são completados especificamente pela organização da sala e atividades práticas (linguagem não verbal).
3)
Malaguzzi, com seu trabalho, tornou a criança inventiva, criativa, envolvida, curiosa, aceitando o desafio de exprimir-se nas mais diferentes linguagens com as mais diferentes intensidades. Mas precisou buscar em outros campos de conhecimento novos diálogos e interpretações do mundo infantil. De acordo com a leitura da Web, analise as afirmativas abaixo sobre Reggio Emília:
I - A abordagem de Reggio Emília prevê a participação da comunidade e dos pais na escola.
II - Valoriza-se a representação simbólica das crianças na arte, pintura, música, como sendo as principais ferramentas utilizadas para promover a aprendizagem.
III - A metodologia utilizada no dia a dia na escola propõe o trabalho em equipe, cujos resultados obtidos pelas crianças são expostos a todas as demais crianças do grupo no final do dia, em forma de assembleia.
IV - A avaliação é centrada nos projetos realizados e na progressão/produção das crianças.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas:
  • a)
    I, II e III.
  • b)
    II, III e IV.
  • c)
    I, II e IV.
  • d)
    I, III e IV.
  • e)
    I, II, III e IV.
     Alternativa assinalada
4)
Trabalhar com projetos na Educação Infantil demanda um tempo maior de planejamento. São elementos de um projeto interdisciplinar: delimitação do tema, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma, abrangência, previsão de recursos e avaliação. Nos objetivos o professor deverá apresentar:

Alternativas:
  • a)
    O assunto a ser pesquisado.
  • b)
    A relevância da realização do projeto.
  • c)
    As metas que pretendem ser atingidas com sua realização.
     Alternativa assinalada
  • d)
    As estratégias que serão utilizadas para seu desenvolvimento.
  • e)
    Como serão divulgados os resultados.
5)
No processo de elaboração e execução de um projeto interdisciplinar junto às crianças, o professor deverá conduzir os alunos ao exercício da observação, percepção, análise crítica e criatividade, avaliar permanentemente sua prática e modificá-la quando necessário, entre outros aspectos. Quanto aos elementos de um projeto interdisciplinar, _________________ corresponde às estratégias que serão utilizadas para seu desenvolvimento. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas:
  • a)
    Delimitação do tema.
  • b)
    Objetivos: geral e específicos.
  • c)
    Avaliação.
  • d)
    Metodologia.
     Alternativa assinalada
  • e)
    Justificativa.

Comentários

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)