Av1 - Pedagogia - Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e Suas Linguagens

1)
O processo ensino e aprendizagem acontece durante toda a vida do ser humano, por meio da educação. Podemos citar três tipos de educação. Enumere a coluna II de acordo com os conceitos correspondentes na coluna I:
Coluna I
1 - Acontece em diferentes contextos da vida social do ser humano, é perpassada pela aprendizagem de valores, regras e normas de uma determinada cultura.
2 - Acontece em instituições escolares regulamentadas legalmente, organizadas pelos documentos oficiais nacionais que são as diretrizes para o ensino. Possui o objetivo de transmitir o conhecimento sistematizado, de uma grade curricular comum obrigatória.
3 - É organizada e planejada para momentos específicos que são marcados pela interação, participação e trocas, muitas vezes permeadas pela aprendizagem a partir do lúdico e da arte.
Coluna II
( ) Educação formal.
( ) Educação informal.
( ) Educação não-formal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas:
  • a)
    1, 2, 3.
  • b)
    2, 1, 3.
     Alternativa assinalada
  • c)
    1, 3, 2.
  • d)
    2, 3, 1.
  • e)
    3, 2, 1.
2)
Os aspectos de formação da criança que frequenta a Educação Infantil estão fundamentados em três princípios conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais. Toda e qualquer proposta planejada para ser trabalhada com as crianças deve ser pautada nesses princípios. São eles:

Alternativas:
  • a)
    Linguagem, arte e interdisciplinaridade.
  • b)
    Mediação, acolhida e roda de conversa.
  • c)
    Éticos, políticos e estéticos.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Observação, contemplação e associação.
  • e)
    Educar, cuidar e compartilhar.
3)
De acordo com Tonucci (2005), ouvir a criança não significa somente apreciar o que elas falam; para além dessa ação, ouvi-las significa levar a sério as suas contribuições, buscar e encontrar caminhos para efetivar suas propostas. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:
Fonte: TONUCCI, Francesco. Quando as crianças dizem: agora chega! Tradução Alba Olmi. Porto Alegre: Artmed, 2005.
I – O professor deve conceder a palavra às crianças;
II – O professor deve reconhecer que as crianças são capazes de opinar e apresentar propostas;
III – O professor deverá tratar separadamente as ações de brincar e a participação política na formação da criança, pois, são coisas diferentes e não poderão ser tratadas juntas.
Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas:
  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I e II.
     Alternativa assinalada
  • c)
    II e III.
  • d)
    I e III.
  • e)
    Apenas a III.
4)
Compreendemos que o brincar é não somente um direito da criança, como também uma necessidade. De acordo com a leitura da Web, considere V para verdadeiras e F para falsas:
( ) A brincadeira é entendida como patrimônio da cultura infantil e deve ser reconhecida, preservada e potencializada.
( ) O brincar é uma característica da natureza infantil, e a brincadeira, uma das principais formas de expressão da criança.
( ) O ato de brincar é um direito da criança e por ser natural a ela não é necessário pensar os espaços para a brincadeira.
( ) A participação ativa da criança na organização dos espaços lúdicos, junto ao educador, não é contexto do exercício de sua cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas:
  • a)
    V, V, F, F.
     Alternativa assinalada
  • b)
    V, F, V, F.
  • c)
    F, V, F, V.
  • d)
    F, F, V, V.
  • e)
    V, F, F, V.
5)
Os processos educacionais organizados e realizados fora do sistema regular de ensino, ou seja, nos espaços de educação não-formais, não possuem um currículo predefinido. Sobre esses espaços de educação não-formais, analise as afirmativas a seguir:

Alternativas:
  • a)
    As atividades em espaços educativos não formais não possuem objetivos claros e definidos.
  • b)
    As atividades em espaços educativos não formais são organizadas e estruturados de maneira inflexível.
  • c)
    As atividades em espaços educativos não formais acontecem em instituições escolares regulamentadas legalmente e sistematizadas.
  • d)
    As atividades em espaços educativos não formais tem seus conteúdos definidos pela necessidade apresentada pelo seu público-alvo.
     Alternativa assinalada
  • e)
    As atividades em espaços educativos não formais fazem parte da educação formal.

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