Av1 - Pedagogia - Organização e Didática na Educação Infantil

Muito se tem discutido sobre a educação em creches e pré-escolas a partir do cuidar e educar. Destacamos a posição de Kramer (2005): "O educar não inclui necessariamente o cuidar? Como educar sem cuidar? (...) já não será hora de assumir o educar, entendendo que abrange as duas tarefas?" (Kramer, 2005)
Assinale a alternativa que justifique a posição da autora.

Alternativas:
  • a)
    O cuidar é exclusivo do ensino fundamental. Não se cuida do aluno no ensino médio, menos inda, na educação superior.
  • b)
    Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis, portanto, sendo ambos atos educativos.
     Alternativa assinalada
  • c)
    O embate entre educação e assistência gera distorções nos discursos, desvirtuando a educação infantil de sua missão.
  • d)
    O educar é tarefa do ensino fundamental, já que as crianças não mais precisam de cuidados especiais com saúde e higiene.
  • e)
    O principal é o sentido de terminalidade da educação infantil. Instruir e preparar as crianças para o ensino fundamental e compensar as carências das crianças das classes populares.
2)
No material de aulas e durante as tele aulas você pode ter contato com a proposta curricular da educação infantil. Que conteúdos são abordados no Referencial Curricular Nacional?

Alternativas:
  • a)
    Históricos, científicos e filosóficos.
  • b)
    De identidade, de autonomia e de formação social.
  • c)
    Disciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares.
  • d)
    Conceituais, procedimentais e atitudinais.
     Alternativa assinalada
  • e)
    Teóricos, práticos e metafísicos.
3)
Contemplar o cuidado na esfera da instituição infantil significa:
I – compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.
II – dar atenção à criança como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, tarefa essa exclusiva dos atendentes de creche e não dos professores.
III – propiciar um ambiente acolhedor e fornecer elementos afetivos e de linguagem para que as crianças aprendam a conviver, buscando soluções adequadas para as situações com as quais se defrontam diariamente.
IV – entendê-lo como um ato que possui uma dimensão indissociável do educar e implica procedimentos específicos.
São corretas as alternativas

Alternativas:
  • a)
    I, II, III e IV.
  • b)
    II e III.
  • c)
     I, II e III.
  • d)
    I, III e IV
     Alternativa assinalada
  • e)
    I, II e IV.
4)
O brincar é considerado um elemento fundamental na constituição infantil, pois

Alternativas:
  • a)
    por meio do brinquedo as crianças podem reconstruir elementos do mundo que as cercam com novos significados, tecer novas relações, repensando e recriando os conhecimentos sobre si mesma e os outros.
     Alternativa assinalada
  • b)
    no momento de brincar é impossível que a criança mergulhe num mundo imaginário que é só dela esquecendo os problemas cotidianos a que está sujeita.
  • c)
    as brincadeiras e os jogos são a única forma de aquisição de conhecimentos no espaço da Educação Infantil.
  • d)
    a criança, mesmo ao crescer, não distingue o universo da brincadeira do mundo real, agindo dentro do universo lúdico inconscientemente.
  • e)
    apesar de não caracterizar-se como uma linguagem infantil, permite que a criança manifeste suas emoções, medos e fantasias.
5)
São principais do RCNEI:
- o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
- o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
- o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à
expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à
ética e à estética;
- a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
- o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

Alternativas:
  • a)
    III e IV
  • b)
    II e IV
     Alternativa assinalada
  • c)
    I e II
  • d)
    I e III
  • e)
     I, II, III e IV.

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