1)
Segundo Pillar (2008), a leitura de uma obra de arte é uma aventura onde cognição e sensibilidade se interpenetram na busca de significados. Qual das alternativas abaixo se refere corretamente com a ideia de leitura de uma obra de arte?
PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2008.
Alternativas:
- a)A leitura de uma obra de arte está relacionada com a percepção sobre os elementos presentes na imagem.Alternativa assinalada
- b)Existe um único caminho a ser seguido na leitura de uma obra de arte: iniciar pela contextualização histórica.
- c)A leitura de uma obra de arte está relacionada com produção de uma nova obra a partir de uma obra existente.
- d)O processo de leitura de uma obra de arte deve acontecer fora da sala de aula, preferencialmente em museus.
- e)A leitura de uma obra de arte apresenta um tipo de interpretação que deve ser seguida por todos.
2)
De acordo com Cava (2014), embora a prática de releitura seja muito utilizada no ambiente escolar, muitas vezes ela é compreendida de modo equivocado. Qual das alternativas abaixo explica corretamente o que é uma releitura?
CAVA, Laura Célia Sant"Ana. Ensino de Arte e Música. Londrina: UNOPAR, 2014.
Alternativas:
- a)Reler uma obra de arte significa copiar uma obra já existente com todos os seus detalhes, tal como ela é.
- b)Reler uma obra de arte significa criar novos significados a partir de uma obra existente.Alternativa assinalada
- c)Reler uma obra de arte significa estudar o contexto em que ela será inserida.
- d)Reler uma obra de arte significa criar uma obra completamente nova, sem nenhum parâmetro ou regra.
- e)Reler uma obra de arte significa realizar uma nova produção, modificando a essência da obra apresentada.
3)
As aulas de arte podem contribuir com as reflexões sobre diversidade cultural tanto no ambiente escolar, quanto fora dele. Leia as frases abaixo, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A diversidade étnico-cultural está presente diariamente no contexto brasileiro.
( ) Devemos esconder os contrastes culturais existentes em nossa sociedade para que ninguém sinta-se excluído.
( ) Podemos apresentar músicas, hábitos e manifestações artísticas de diferentes povos e culturas, para que os alunos percebam a diversidade presente na arte e na sociedade como um todo.
( ) O conhecimento sobre culturas distintas favorece o preconceito cultural.
A alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas:
- a)V, V, F, F.
- b)V, V, V, F.
- c)V, F, F, F.
- d)V, F, V, V.
- e)V, F, V, F.Alternativa assinalada
4)
A disciplina de arte contempla elementos de várias linguagens artísticas: música, artes visuais, teatro e dança. A ilusão de ótica é um conceito pertencente às artes visuais. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)A ilusão de ótica refere-se à impressão ou percepção de que uma obra está invertida.
- b)A ilusão de ótica refere-se às ilusões que enganam o sistema visual humano.Alternativa assinalada
- c)A ilusão de ótica refere-se à percepção invertida sobre a coloração de uma imagem.
- d)A ilusão de ótica refere-se ao reconhecimento de imagens por meio do tipo de traçado.
- e)A ilusão de ótica refere-se ao processo de revelação de imagens a partir do contato com a luz.
5)
A professora Fernanda é regente de uma turma do 2o ano do ensino fundamental e quer desenvolver um trabalho integrado entre as disciplinas. Ela pediu para a professora Joana, que é professora de Arte, auxiliá-la nesse processo. O trabalho em questão, a ser desenvolvido, chama-se:
Alternativas:
- a)Trabalho interdisciplinar.Alternativa assinalada
- b)Trabalho diagnóstico.
- c)Trabalho disciplinar.
- d)Trabalho teórico-prático.
- e)Trabalho estrutural.
ResponderExcluirA Arte está presente no cotidiano das pessoas de diferentes maneiras: em casa, nas ruas, nas igrejas, nos teatros, em diferentes festividades e inclusive no ambiente escolar. Leia as informações apresentadas abaixo, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta.