Av1 - Pedagogia - Arte, Educação e Música



1)
De acordo com Brito (2003), o som possui qualidades ou parâmetros: altura, duração, timbre e intensidade. Essas qualidades também são chamadas de elementos formais da música. Quando cantamos ora mais grave, ora mais agudo, estamos variando qual parâmetro sonoro?
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

Alternativas:
  • a)
    Altura.
     Alternativa assinalada
  • b)
    Duração.
  • c)
    Timbre.
  • d)
    Intensidade
  • e)
    Densidade.
2)
A Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa contém três eixos ou campos conceituais que devem se articular nas aulas de arte. Identifique a explicação correta para os termos apresentados, enumerando a 2a coluna de acordo com a 1a coluna:
Coluna 1
I.Produção
II.Fruição
III.Reflexão
Coluna 2
(    ) Apreciação de uma determinada obra, analisando os sentimentos despertados a partir dela.
(    ) Fazer artístico dos alunos, despertando o interesse pela prática e pelo processo criativo.
(   ) Contextualização sobre a obra e o artista estudado, relacionando elementos políticos, econômicos e socioculturais.
A seguir, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    I, II e III.
  • b)
    I, III e II.
  • c)
    II, I e III.
     Alternativa assinalada
  • d)
    II, III e I.
  • e)
    III, II e I.
3)
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, (Brasil,1998) o trabalho com música deve organizar-se de forma que as crianças se expressem e se desenvolvam. Qual das alternativas abaixo são compatíveis com os objetivos da música na educação infantil?
BRASIL.Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Alternativas:
  • a)
    As crianças da educação infantil devem ser capazes de memorizar o nome das notas que constituem as melodias estudadas.
  • b)
    As crianças da educação infantil devem ser capazes de explorar e identificar elementos musicais.
     Alternativa assinalada
  • c)
    As crianças da educação infantil devem ser capazes de detectar as notas de um acorde.
  • d)
    As crianças da educação infantil devem ser capazes de desenvolver técnicas instrumentais de performance.
  • e)
    As crianças da educação infantil devem ser capazes de identificar elementos da teoria musical.
4)
De acordo com Penna (2012), a música é uma linguagem artística que tem o som como material básico. O processo de musicalização acontece através das interações com esses materiais. Leia as afirmativas apresentadas e assinale aquela que estiver correta:
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Alternativas:
  • a)
    O processo de musicalização é voltado à uma determinada faixa etária e classe social.
  • b)
    Musicalizar-se significa tornar-se sensível à música para em seguida, relacionar-se com ela.
     Alternativa assinalada
  • c)
    O processo de musicalização está voltado especificadamente ao processo de ensino e aprendizagem de um instrumento musical.
  • d)
    O objetivo da música na escola é que todas as crianças sejam músicos ou intérpretes de um instrumento musical.
  • e)
    Musicalizar-se significa ser sensível aos contrastes sonoros, para identificar as harmonias presentes em cada canção com precisão.
5)
Consta no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, (Brasil, 1998, p.72-73) que:
O trabalho com a música deve reunir toda e qualquer fonte sonora, incluindo assim, brinquedos, objetos do cotidiano e instrumentos musicais, desde que eles apresentem boa qualidade. Qual é o parâmetro sonoro que se relaciona com a característica que personaliza os sons?
BRASIL.Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Alternativas:
  • a)
    Altura.
  • b)
    Duração.
  • c)
    Timbre.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Intensidade.
  • e)
    Densidade.

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