Av1 - Pedagogia - Educação, Cidadania e Diversidade: Relações Étnico-raciais

1)
Pensar em uma disciplina que valorize a diversidade cultural presente nas sociedades é uma questão importante para a consolidação de uma educação que priorize o ser humano e suas várias formas de ver o mundo. Assim, uma das funções do educador esta em:

Alternativas:
  • a)
    Fazer com que os alunos compreendam a importância de valorizar uma realidade plena e única, homogeneizando assim as formas de enxergar o mundo.
  • b)
    Reforçar a importância da diversidade cultural presente em nosso meio comparando-a com outras culturas consideradas como inferiores.
  • c)
    Treinar nosso olhar crítico e reflexivo acerca do real e das realidades ali presentes, garantindo assim o acesso de todos à cidadania plena.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Priorizar um trabalho que faça com que os alunos compreendam a importância da diversidade cultural como maneira de criar uma única forma de enxergar o meio do qual fazemos parte.
2)
O que podemos entender como representações?

Alternativas:
  • a)
    Podemos entender como estruturas mentais que nos auxiliam na leitura do mundo do qual fazemos parte.
     Alternativa assinalada
  • b)
    Situações criadas de maneira a produzir uma visão distorcida e excludente em relação ao real a nós apresentado.
  • c)
    São sistemas específicos desenvolvidos com o propósito de apresentar uma visão de mundo alinhada apenas aos pressupostos ligados ao governo instituído.
  • d)
    Preceitos desenvolvidos para apresentar uma realidade que valorize apenas a classe social dominante.
3)
Incluir é muito mais do que apenas preparar o aluno para o mercado de trabalho, significa

Alternativas:
  • a)
    criar condições para que o aluno consiga desenvolver plenamente sua cidadania, de um modo que ele entenda que pertence a um todo e precisa zelar por ele.
     Alternativa assinalada
  • b)
    possibilitar que o aluno desenvolva plenamente sua capacidade individual para resolver questões do dia a dia, diminuindo gradativamente atividades que exijam a participação em grupos, por exemplo.
  • c)
    valorizar os investimentos que estão sendo direcionados para a preparação de cidadãos para um mundo cada vez mais competitivo e exigente.
  • d)
    levar em consideração a renda familiar do indivíduo para, assim, direciona-lo a atividades condizentes com a sua realidade.
4)
A melhora na qualidade da educação passa, necessariamente, pela valorização do papel do professor no processo de educação. Assim, que medidas podem ser tomadas para que nós, professores, tenhamos melhores condições de trabalho?

Alternativas:
  • a)
    Alunos mais contemplativos ajudariam a manter a tranquilidade em sala de aula, possibilitando assim condições para que o professor possa repassar suas informações e os alunos decorá-las.
  • b)
    Poderiam ser criadas leis que proibissem a autonomia do aluno no ambiente escolar, delegando apenas ao professor a tarefa de produção de conhecimentos.
  • c)
    Os pais dos alunos deveriam participar mais do processo educativo no sentido de punir seus filhos apenas de uma forma severa e exemplar, evitando que os conflitos hoje presentes no ambiente escolar se perpetuem.
  • d)
    Número reduzido de alunos em sala de aula, assim como uma melhora em sua remuneração salarial e redução da carga horária do professor, acompanhada de políticas que incentivem sua qualificação profissional.
     Alternativa assinalada
5)
O modelo de inclusão adotado nas escolas brasileiras passa por sérios questionamentos. Nas alternativas a seguir, assinale a opção que apresente um olhar crítico em relação ao modelo de inclusão adotado na atualidade.

Alternativas:
  • a)
    É extremamente necessário romper com a ideia de que a escola é a única responsável pelas práticas inclusivas, assim como também é preciso à união de todos os grupos sociais para a concretização desta medida.
     Alternativa assinalada
  • b)
    O modelo de inclusão implantado atualmente esta longe de se concretizar, haja vista que esta perspectiva é de responsabilidade apenas do professor, que no momento não tem condições de colocar em prática esta política educacional.
  • c)
    As políticas de inclusão só serão definitivamente concretizadas quando os alunos entenderem que eles são os únicos que podem consolidar esta ideia. Uma intervenção governamental é, neste caso, desnecessário.
  • d)
    As políticas implementadas pelos nossos governantes estão corretas, falta a escola entender o seu papel de agente transformador da sociedade.

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