Maquete Escolar

Não basta ser mãe, tem que participar né!?
Projeto realizado por grupo de alunos do 4° ano, e claro uma ajudinha super bem vinda da mamãe aqui, rss. 


É importante que as crianças  realmente façam o trabalho, o adulto apenas auxilia, no caso da maquete, as crianças começaram na escola, meu filho e eu terminamos em casa o projeto, eles produziram as casinhas com caixa de leite, e usaram caixa de creme dental para o moinho, fizeram as árvores de papelão, pintaram o cercadinho do porquinho, enfim as crianças confeccionaram todo o material, e eu ajudei na montagem final, e o resultado foi excelente. 

É fundamental a interferência familiar em todos os aspectos ligados ao ensino-aprendizado. É fazendo coisas simples que garantem a participação da família, como por exemplo, levar todo dia a criança para a escola, ajudar nas tarefas de casa, incentivar a leitura, procurar dar a tranquilidade a criança para estudar, muitas vezes eles estão na idade psicológica, que acarreta muita pressão, cobrança de si mesmo. Claro que devemos ter o cuidado com os excessos, tem pais que fazem tudo para a criança, e assim elas ficam muito dependentes e inseguras, participe, porém deixe a criança fazer o cálculo por exemplo, não dê a resposta correta para a criança, ensine ela a fazer. Vemos que há uma certa deficiência de relacionamento entre a escola e a família. 
  











Árvore com bolas de isopor e crepom.
Maquete completa.



Os pais e a escola
A escola, ao contrário do que muitos pais pensam, não é "aquele lugar" onde as crianças passam os dias, com a obrigação de aprender alguma coisa e onde os professores têm todas as responsabilidades. 



A escola faz parte do cotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem. 


Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. Assim, a colaboração dos pais com os professores ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos filhos. 

O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são os professores, capacita os pais a participarem mais ativamente na vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interação contínua entre todas as partes envolvidas. 

Para os pais, participar na escola não deve ser só "receber informações". É preciso que façam sugestões e tomem algumas decisões em conjunto com os professores. 

Aliás, os professores e pais não se devem ver como inimigos. São ambos um complemento importante na educação das crianças. 

Infelizmente, muitas vezes, as causas da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passa pelos seus rígidos horários de trabalho. Acompanhar o percurso escolar da criança, neste aspecto, torna-se bastante difícil, principalmente quando se está cansado e com falta de paciência. 

Desta forma, e uma vez que pode não ser possível participar mais ativamente, o ideal é que os pais participem, pelo menos, nas reuniões trimestrais com o professor/diretor de turma. Nelas terão oportunidade de se certificar do trabalho escolar que tem sido desenvolvido e receber esclarecimentos. 

Sempre que possível, será útil para o bom desenvolvimento escolar da criança o envolvimento dos pais também nos seguintes aspectos: 



Pais e Escola 

  • comparecer na Escola sempre que pedido ou por iniciativa própria;
  • participar ativamente e cooperar em atividades extracurriculares;
  • incentivar a criança a usar a Biblioteca da escola, se existir.



Pais, Filhos e Escola 

  • incutir nas crianças/alunos a compreensão nítida da necessidade de respeito pelo trabalho, o horário, os professores e as exigências disciplinares da Escola;
  • incentivar a criança a participar nas atividades promovidas pela Escola.



Em Casa 

  • proporcionar um local adequado em casa para que a criança possa estudar e fazer os trabalhos de casa;
  • respeitar algum silêncio quando a criança estiver a fazer os trabalhos de casa, para que seja um momento de concentração que permita uma melhor apreensão dos conteúdos das aulas.
  • estabelecer, em acordo com a criança, um horário para a realização dos trabalhos escolares.



Em Geral 

  • procurar criar o hábito de ser assídua e pontual às aulas;
  • atribuir pequenas responsabilidades, ajudando a criança a organizar-se nas atividades escolares para torná-la mais independente e segura de si;
  • mostrar interesse em tudo o que a criança realiza, incentivando-a nas pesquisas e esclarecendo dúvidas, sem, no entanto, fazer os trabalhos por ela;
  • favorecer o seu desenvolvimento de acordo com sua capacidade, não fazendo comparações com os colegas, mas estimulando-a a superar-se;
  • ser otimista perante a vida em geral, criando um ambiente positivo.

Acima de tudo, lembre-se que a escola é também um local de trabalho. É preciso que as crianças tirem o máximo partido do tempo que passam com os colegas e professores e que o façam de uma forma responsável e sentindo que têm todo o apoio que os pais lhes podem dar. 

Comentários

  1. Boa noite! Gostei muito deste artigo, apresenta excelente qualidade que certamente vai nos ajudar na educação e aprendizado das crianças. Parabéns!

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  2. Obrigado Luiz Carlos, sempre bem vindo e somando aqui...

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