Relacionamento Interpessoal, Pedagogia


A escola é um espaço de conflitos e relações complexas, é importante refletir e compreender todos os aspectos e desafios da escola.

O professor deve se conhecer, refletir sobre si mesmo e sua posição no mundo, sabendo qual o seu papel na sociedade, conhecendo a sua identidade, demostrando humildade com o seu semelhante.

Como o pedagogo reage diante de situações de conflito? De critica? De Rejeição? Como enfrento? Como me Sinto? É importante problematizar e se conhecer.

Alternativas para julgar um conflito: Não se apresse em julgar, não critique ideias antes de ouvi-las por inteiro, não tome decisões precipitadas, que possa se arrepender amanhã. Que tal ouvir mais, pensar antes de responder. Cuidado com o autoritarismo, não confunda, autoridade com autoritarismo.

Cabe ao Pedagogo, organizar o eu espaço de maneira harmoniosa. Muitos profissionais, tem dificuldades em aceitar as diferenças, a opinião divergente. Nós crescemos a partir das diferenças, com a concepção do outro.

Todas as pessoas tem pontos negativos e positivos, o professor tem a capacidade de transformação, de destacar os pontos positivos de cada um. As pessoas são diferentes e devem ser tratadas de formas diferentes.

O pedagogo em seu ambiente de trabalho, sugere a valorização das normas de convivência no espaço escolar, estimulando a tolerância e o respeito diante das diferenças.

Cabe ao professor, buscar a compreensão sobre as dificuldades dos alunos, e de sua comunidade escolar, tudo contribui para a formação do ser humano.

O professor é o elemento de transformação, ele tem a ferramenta que é CONHECIMENTO, que adquire durante o curso e depois com a prática no ambiente de trabalho, para aprimorar o trabalho na escola.

O pedagogo tem o compromisso com a formação de pessoas, contribui com o crescimento intelectual e moral dos seus alunos.



Fonte: Docente: Ms. Vilze Vidotte
                           Ms. Tatiane Jardim

Comentários