Av2 - Pedagogia - Educação e Tecnologias

1)
Tal como o conto para a criança, a televisão fornece uma visão do mundo no qual os problemas encontram suas soluções graças a um elemento mágico. A publicidade, como o conto, evoca o universo do maravilhoso. Ela trabalha essencialmente sobre o registro da afetividade. (MONTIGNEAUX, 2003, p. 227-227).
Esses recursos utilizados pelos meios de comunicação são muito sedutores, no entanto, podem ser prejudiciais para o desenvolvimento das crianças. Sobre este tema, pode-se afirmar que

Alternativas:
  • a)
    a indicação etária da programação televisiva garante que as crianças assistam aos programas sem restrições, inclusive em relação ao tempo de exposição.
  • b)
    as crianças se identificam com os personagens dos programas televisivos, no entanto, não são afetadas pelas ações de marketing incluídas na programação.
  • c)
    os pais são os únicos responsáveis pelas questões do consumismo infantil.
  • d)
    cada vez mais as crianças tem sido alvos preferenciais de campanhas publicitárias e das ações de marketing por serem imaturos para compreenderem as complexas relações de consumo.
     Alternativa assinalada
2)
Há tempos os meios de comunicação, mais especificamente a TV, têm sido vistos como importantes recursos pedagógicos nas salas de aula. Neste sentido, seu uso pode ser entendido como

Alternativas:
  • a)
    um recurso ainda ineficaz dada a baixa qualidade dos programas exibidos na grade de programação dos canais.
  • b)
    um recurso obsoleto, pois não é capaz de despertar o interesse dos alunos.
  • c)
    um recurso capaz de introduzir novos assuntos, despertar a curiosidade e o interesse dos alunos desde que seja utilizado de forma planejada e intencional.
     Alternativa assinalada
  • d)
    um recurso com múltiplas funções como despertar a curiosidade dos alunos ou distraí-los com a exibição de um programa.
3)
No documentário Criança, a alma do negócio (2008), da cineasta Estela Renner é apresentado os efeitos da mídia de massa e da publicidade na vida das crianças que têm se transformado em ávidos consumidores desde muito cedo. Neste contexto, a escola

Alternativas:
  • a)
    não é capaz de interferir nos hábitos de consumo das crianças. Esta tarefa deve ser desempenhada pelos pais
  • b)
    precisa desempenhar um papel decisivo de lugar contradiscursivo, ou seja, deve estimular o confronto de ideias e a reflexão sobre os hábitos de consumo nas crianças.
     Alternativa assinalada
  • c)
    está à margem destas discussões, pois o tema não se enquadra no conteúdo programático previsto para as disciplinas.
  • d)
    deve argumentar sobre os excessos na exposição do tema como apresentado no documentário citado, pois não há indícios de que os hábitos de consumo interfiram no desenvolvimento da criança.
4)
Em uma época em que a violência na tela está atraindo críticas cada vez mais difundidas em todo o mundo, é importante que instituições sociais e educacionais em todo o planeta juntem-se em um esforço cooperativo para entender melhor por que a violência penetra em nossas casas, através de nossos aparelhos de TV [...]. (UNESCO, 1999, p. 15). Sobre o tema mídia e violência é possível afirmar que

Alternativas:
  • a)
    a exposição das crianças à programas inapropriados podem afetar enormemente sua concepção de valores, normas e modelos de comportamento.
     Alternativa assinalada
  • b)
    os conteúdos produzidos pelos meios de comunicação são para informar e entreter, por isso não são capazes de influenciar hábitos de consumo e modelos de comportamento nas crianças.
  • c)
    as leis que proíbem o estímulo ao consumo infantil e a violência na mídia foram capazes extinguir estes problemas.
  • d)
    o comportamento das crianças não está ligado ao meio social em que vive, mas a fatores genéticos.
5)
A comunicação eficiente com os alunos é fundamental para o processo e ensino e aprendizagem, por isso os professores devem investir no seu aperfeiçoamento. Sobre o tema, é possível salientar que

Alternativas:
  • a)
    a comunicação subjetiva não é adequada ao ambiente escolar que exige do professor uma postura racional e objetiva.
  • b)
    a comunicação oral é o único recurso eficiente disponível.
  • c)
    a comunicação objetiva é a mais recomendada para o ambiente escolar, pois transmite dados e informações.
  • d)
    a diversificação dos recursos comunicacionais utilizados durante as aulas podem beneficiar a retenção dos conteúdos pelos alunos.
     Alternativa assinalada

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