Av1 - Pedagogia - Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares


1)
A educação, se integra, se complementa e se consolida durante todo o período de formação do sujeito. Envolve desde a formação familiar, até a escolar e a que se realiza em outros espaços. Nesse contexto, torna-se importante considerar que, a educação formal possibilita reflexão sobre o conhecimento científico. Este conhecimento se constrói a partir de fatos concretos, ou seja, a partir da pesquisa. Sobre a pesquisa, no âmbito educacional, é importante considerar que:

Alternativas:
  • a)
    Possibilita investigação a ser executada de maneira controlada e oculta;
  • b)
    Apresenta informações inseguras em todas as áreas do conhecimento;
  • c)
    É uma atividade que contribui para tornar o sujeito capaz de manipular ou controlar resultados;
  • d)
    Sua relevância deve estar relacionada com sua aplicabilidade e importância para a escola, educação e sociedade.
     Alternativa assinalada
2)
Romper com ideologias, presentes há anos em nossa sociedade, é um desafio, principalmente porque para muitos essa é uma das maneiras de justificar o domínio de uns sobre os outros. Em muitos documentos que tratam sobre a organização administrativa e pedagógica da escola, encontra-se implícito o discurso de que os profissionais da escola devem buscar maneiras de resgatar as dívidas que a sociedade brasileira tem para com alguns grupos sociais. Assim sugere-se ações afirmativas como forma de democratização e acesso dos excluídos a determinados bens materiais, além da oportunidade de crescimento pessoal. Ainda sobre discriminação e preconceito é inadequado, considerar que:

Alternativas:
  • a)
    O termo preconceito refere-se a opiniões ou atitudes defendidas por membros de um determinado grupo em relação a um outro grupo;
  • b)
    A primeira corrente antropológica que buscou entender o "outro" foi o Evolucionismo;
  • c)
    Seguindo o etnocentrismo, o próprio grupo é tomado como centro de tudo, e os "outros" são pensados e sentidos, considerando os valores ligados ao grupo;
  • d)
    Atitudes preconceituosas acabam por desencorajar os comportamentos discriminatórios quando se segue as orientações dadas às políticas públicas.
     Alternativa assinalada
3)
A escola envolve seres humanos, com experiências, comportamentos e trajetórias individuais e coletivas. Ao tratarmos sobre a função da escola no contexto da diversidade, em primeiro momento podemos pensar que a escolarização nos é apresentada como uma das possibilidades do processo educativo mais amplo. Nesse contexto, ainda é CORRETO, indicar que a escola:

Alternativas:
  • a)
    Deve ignorar a possibilidade de que o aluno possa ser capaz de adaptar-se em diferentes contextos, desenvolvendo sua autonomia intelectual e pensamento crítico.
  • b)
    Se torna a instituição social na qual as diferenças se encontram, se complementam ou se distanciam seguindo a percepção e a integração do grupo que a compõe.
     Alternativa assinalada
  • c)
    Deixa de ser considerada uma organização que contribui para aprendizagem, simplesmente é entendida como um lugar de luta pelo poder.
  • d)
    Assegura apenas formação para o trabalho, pois se exime, diante da possibilidade de enfocar promoção humanística, científica e tecnológica.
4)
No espaço escolar a realização de discussões tratando sobre afrodescendentes, indígenas, mulheres, quilombolas, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis; recebe destaque, tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais, como também na proposta de trabalho da instituição de ensino. No contexto, a Diversidade, na escola, pode ser entendida como:

Alternativas:
  • a)
    Um dos elementos que ajudam a constituir tanto a gestão administrativa, quanto a organização do trabalho pedagógico nos espaços educativos.
     Alternativa assinalada
  • b)
    Discriminação e Preconceito que imprime dentre seus objetivos a divisão de classes e por conseguinte a fragmentação da gestão.
  • c)
    Ordenação com vistas a favorecer a dinâmica da gestão organizacional da escola, tratando-a à parte, ou seja, descontextualizada da realidade.
  • d)
    Componente que favorece e materializa a divisão que deve permearo administrativo e o pedagógico da escola.
5)
É compromisso da gestão escolar, preocupar-se com discussões ligadas à Diversidade e Inclusão no espaço educativo, pois tanto a gestão quanto a organização do espaço, encontram-se atualmente permeadas pela possibilidade de inclusão. Nesse paradigma o termo "inclusão", significa:

Alternativas:
  • a)
    Inclusão significa para o gestor, efetivação de matrícula na escola, pois que, os alunos chegam, como folhas de papel em branco, a serem preenchidas.
  • b)
    O termo Inclusão e Integração são considerados termos equivalentes, ambos indicam a participação da comunidade escolar no trabalho educacional.
  • c)
    Inclusão significa que a escola deve julgar os alunos pelas suas crenças, obrigando-os a praticarem certos tipos de rituais.
  • d)
    Acolhimento a todas as pessoas que, por apresentarem alguma condição considerada diferente do padrão estabelecido socialmente como desejável ou "normal", foram historicamente excluídas da escola.
     Alternativa assinalada

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