1)
A educação, se integra, se complementa e se consolida durante todo o período de formação do sujeito. Envolve desde a formação familiar, até a escolar e a que se realiza em outros espaços. Nesse contexto, torna-se importante considerar que, a educação formal possibilita reflexão sobre o conhecimento científico. Este conhecimento se constrói a partir de fatos concretos, ou seja, a partir da pesquisa. Sobre a pesquisa, no âmbito educacional, é importante considerar que:
Alternativas:
- a)Possibilita investigação a ser executada de maneira controlada e oculta;
- b)Apresenta informações inseguras em todas as áreas do conhecimento;
- c)É uma atividade que contribui para tornar o sujeito capaz de manipular ou controlar resultados;
- d)Sua relevância deve estar relacionada com sua aplicabilidade e importância para a escola, educação e sociedade.Alternativa assinalada
2)
Romper com ideologias, presentes há anos em nossa sociedade, é um desafio, principalmente porque para muitos essa é uma das maneiras de justificar o domínio de uns sobre os outros. Em muitos documentos que tratam sobre a organização administrativa e pedagógica da escola, encontra-se implícito o discurso de que os profissionais da escola devem buscar maneiras de resgatar as dívidas que a sociedade brasileira tem para com alguns grupos sociais. Assim sugere-se ações afirmativas como forma de democratização e acesso dos excluídos a determinados bens materiais, além da oportunidade de crescimento pessoal. Ainda sobre discriminação e preconceito é inadequado, considerar que:
Alternativas:
- a)O termo preconceito refere-se a opiniões ou atitudes defendidas por membros de um determinado grupo em relação a um outro grupo;
- b)A primeira corrente antropológica que buscou entender o "outro" foi o Evolucionismo;
- c)Seguindo o etnocentrismo, o próprio grupo é tomado como centro de tudo, e os "outros" são pensados e sentidos, considerando os valores ligados ao grupo;
- d)Atitudes preconceituosas acabam por desencorajar os comportamentos discriminatórios quando se segue as orientações dadas às políticas públicas.Alternativa assinalada
3)
A escola envolve seres humanos, com experiências, comportamentos e trajetórias individuais e coletivas. Ao tratarmos sobre a função da escola no contexto da diversidade, em primeiro momento podemos pensar que a escolarização nos é apresentada como uma das possibilidades do processo educativo mais amplo. Nesse contexto, ainda é CORRETO, indicar que a escola:
Alternativas:
- a)Deve ignorar a possibilidade de que o aluno possa ser capaz de adaptar-se em diferentes contextos, desenvolvendo sua autonomia intelectual e pensamento crítico.
- b)Se torna a instituição social na qual as diferenças se encontram, se complementam ou se distanciam seguindo a percepção e a integração do grupo que a compõe.Alternativa assinalada
- c)Deixa de ser considerada uma organização que contribui para aprendizagem, simplesmente é entendida como um lugar de luta pelo poder.
- d)Assegura apenas formação para o trabalho, pois se exime, diante da possibilidade de enfocar promoção humanística, científica e tecnológica.
4)
No espaço escolar a realização de discussões tratando sobre afrodescendentes, indígenas, mulheres, quilombolas, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis; recebe destaque, tanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais, como também na proposta de trabalho da instituição de ensino. No contexto, a Diversidade, na escola, pode ser entendida como:
Alternativas:
- a)Um dos elementos que ajudam a constituir tanto a gestão administrativa, quanto a organização do trabalho pedagógico nos espaços educativos.Alternativa assinalada
- b)Discriminação e Preconceito que imprime dentre seus objetivos a divisão de classes e por conseguinte a fragmentação da gestão.
- c)Ordenação com vistas a favorecer a dinâmica da gestão organizacional da escola, tratando-a à parte, ou seja, descontextualizada da realidade.
- d)Componente que favorece e materializa a divisão que deve permearo administrativo e o pedagógico da escola.
5)
É compromisso da gestão escolar, preocupar-se com discussões ligadas à Diversidade e Inclusão no espaço educativo, pois tanto a gestão quanto a organização do espaço, encontram-se atualmente permeadas pela possibilidade de inclusão. Nesse paradigma o termo "inclusão", significa:
Alternativas:
- a)Inclusão significa para o gestor, efetivação de matrícula na escola, pois que, os alunos chegam, como folhas de papel em branco, a serem preenchidas.
- b)O termo Inclusão e Integração são considerados termos equivalentes, ambos indicam a participação da comunidade escolar no trabalho educacional.
- c)Inclusão significa que a escola deve julgar os alunos pelas suas crenças, obrigando-os a praticarem certos tipos de rituais.
- d)Acolhimento a todas as pessoas que, por apresentarem alguma condição considerada diferente do padrão estabelecido socialmente como desejável ou "normal", foram historicamente excluídas da escola.Alternativa assinalada
perfeito... deu tudo certo... obrigada
ResponderExcluirperfeito... deu tudo certo... obrigada
ResponderExcluir