1)
Em seu texto "Paradigmas do conhecimento: os percursos e descaminhos da educação ao longo da história", a educadora Lenir Luft Schmitz analisa três grandes paradigmas: o Ontológico do Saber, o da Modernidade e o da Neomodernidade. No paradigma da Neomodernidade, o papel do professor é
Alternativas:
- a)transmitir todo o seu conhecimento e sabedoria aos alunos que, por meio da imitação, serão capazes de desenvolver suas aptidões e potencialidades.
- b)privilegiar os aspectos técnico-científicos visando a adequação dos alunos ao mercado de trabalho.
- c)mediar a construção de argumentos e ideias pelos alunos levando em conta o universo cultural em que estão inseridos.Alternativa assinalada
- d)ensinar aos alunos o que é certo e o que é errado para a formação de um cidadão
2)
A tecnologia não é apenas aquilo que se liga na tomada, ou seja, um instrumento, ferramenta ou equipamento tangível, que pode ser tocado, apalpado.
Sobre esta temática, é importante salientar que a tecnologia
Alternativas:
- a)é um recurso fundamental no processo de ensino e aprendizagem, pois o acesso à internet permite que os alunos tenham acesso a toda informação necessária.
- b)é produzida dentro de um determinado contexto e com ela emergem novas formas de pensar, sentir e de relacionar-se com as coisas, pessoas e com o conhecimento.Alternativa assinalada
- c)não altera ou interfere no processo de ensino e aprendizagem, pois a utilização dos seus recursos deve estar restrita aos momentos de lazer.
- d)não deve ser inserida no contexto escolar porque já existem recursos didáticos suficientes sendo utilizados nas escolas.
3)
No texto de apoio é apresentada a alegoria da caverna, de Platão. Por meio de sua leitura é possível refletir sobre o poder emancipatório do conhecimento. Sobre esta temática, é importante considerar que
Alternativas:
- a)o conhecimento é reservado a poucos considerados iluminados.
- b)o conhecimento é fruto de experiências capazes de libertar das amarras da ignorância.Alternativa assinalada
- c)o senso comum é um conhecimento racional, sistemático e organizado e, na alegoria, é representado pelas sombras das estatuetas.
- d)o alcance da alegoria da caverna apresentada por Platão está restrito ao contexto em que foi produzido, pois não se aplica à realidade da sociedade atual.
4)
A disseminação da informática na sociedade em que vivemos traz a necessidade de uma nova linguagem na educação. Isso implica na necessidade de profissionais que estejam em constante atualização. Sobre este tema, é correto afirmar que
Alternativas:
- a)as novas tecnologias têm imposto novos modelos sociais e cognitivos e cabe às instituições de ensino se adequarem a essas novas demandas.Alternativa assinalada
- b)orientações de como acessar link´s e realizar pesquisas na internet são suficientes para suprir as necessidades da escola contemporânea.
- c)a adequação da linguagem na educação pode ser adiada porque os recursos utilizados até o momento têm sido suficientes.
- d)a disseminação da informática em nada altera a dinâmica da prática escolar.
5)
Ao contrário, pois, do que alguns pensam, existe lugar para a escola na sociedade tecnológica e da informação, porque ela tem um papel que nenhuma outra instância cumpre. (LIBÂNEO, 2002, p. 11). Sobre a escola no contexto das inovações tecnológicas, é possível afirmar que
Alternativas:
- a)a estrutura educacional deve permanecer inalterada.
- b)a escola precisa se transformar em um espaço ativo que estimule a produção e compartilhamento de saberes.Alternativa assinalada
- c)os conhecimentos dos professores estão sendo aos poucos substituídos pele acesso dos alunos às informações disponíveis na internet.
- d)as novas tecnologias em nada podem contribuir com o processo educacional.
muito obrigada pela super ajuda.... se precisar eh so chamar..kkkk..bjos
ResponderExcluirmuito bom pois nos ajuda nos estudos e preparação para as provas presenciais.
ResponderExcluir