Aluno Ideal x Aluno Real

Cada vez mais o professores enfrentam os desafios da sociedade, para efetuar um bom trabalho.

O professor que sonha com um aluno Ideal, perfeito, terá uma dura adaptação para conquistar um bom resultado, pois aluno Ideal, não existe, o que existe são seres humanos complexos e completos, com dificuldades e habilidades diferentes. 

O professor  tem competência e capacidade de acolher todos os diferentes tipos de pessoas em sala de aula, tem mecanismo e métodos, para trabalhar com todo tipo de comportamento e resistências. 

O que seria um aluno Ideal? 
Um aluno Ideal seria um aluno pontual, que chega sempre no horário? Um aluno que está sempre penteadinho? arrumadinho? É aquele aluno que faz tudo que o professor pede? Que não conversa em sala de aula? Muito disciplinado? Independente? e etc? Temos que olhar todo o contexto, tem muitos professores sonhando com esses alunos.

O aluno Real, é aquele aluno que como todos nós temos problemas, e imperfeições, aquele aluno, que vem muitas vezes, com problemas de casa, que não almoçou, que não teve oportunidades melhores, aquele aluno que as vezes dá trabalho, fica mal humorado, esquece de trazer o dever de casa (por diversos fatores), não tem diálogo em casa, muitas vezes não tem autonomia e etc.


O aluno Real precisa muito da ajuda do professor, o professor não deve ignorar os seus problemas, tem que conhecer de onde ele vem, quem é essa criança, aonde ele mora, afim de contribuir para a formação completa do aluno. 

Cada vez mais precisamos de profissionais capacitados, para realizar um trabalho criterioso, de compreensão, de diálogo, esquecendo as comparações entre os alunos,  os reforços negativos. Compreender as interações complexas e culturais de cada família.


O professor deve valorizar o aluno, traçar estratégias de aula para que a criança não vá a escola por mera obrigação, e que cada criança ame a sua sala, temos que cativar, conquistar a criança, dialogar com os pais, muitos professores, só falam com a mãe quando se trata de um problema, esquecendo de criar um vínculo de afinidade com as famílias. Hoje não há espaço para autoritarismo, e sim para harmonia, assim conquistar autoridade sem autoritarismo.


Comentários

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)