Arquitetura Escolar e Ensino

RELAÇÕES (IN)VISÍVEIS)


É um tema importante, mais pouco percebido. Como a Arquitetura escolar pode contribuir para o ensino? A arquitetura escolar influencia no desenvolvimento do aluno? 

A arquitetura escolar não define a qualidade do ensino ela influencia. É um dos vários fatores, que estipulam se a escola oferece um ensino de qualidade. 
A arquitetura escolar somada a formação do professor, a qualificação, o material utilizado, o método pedagógico, o diálogo entre a equipe, o empenho do aluno, é tudo isso junto que determina se o ensino é de qualidade. 

Como a arquitetura escolar pode colaborar para o ensino de qualidade? - A arquitetura escolar está associada a história da sociedade. Nos dias atuais, não temos uma característica de arquitetura que o acompanhe. Em determinadas épocas existe um certo estilo de construção. Com o tempo cada estilo vai se perdendo e surgindo outros estilos.

Fachada do Caic

Hoje a preocupação é mais em relação ao espaço que tem, e como utilizar melhor. A estética, ou ambiente aconchegante vem em segundo plano.
Na cidade, todos os edifícios, sem exclusão são representativos. Uma construção na década de 50, era feita pensada para aquele contexto, para as necessidades daquela sociedade, que viam a escola de um determinado jeito. Hoje 50 anos depois a sociedade e a escola mudou muito, e o prédio continua lá.

Porque não existe a preocupação com a estética? Será que é porque não se valoriza a escola? Porque dentre os prédios públicos, normalmente o prédio da escola é o mais feio, é aquele que tem menos manutenção, menos beleza. Por quê? 

Se compararmos um prédio do Fórum, com o prédio da escola, normalmente, para não colocar sempre,  o Fórum é o mais bonito e bem cuidado. Por quê? Falta Valorizar a educação.


Não é por isso que vamos pensar que escola está defasada, que não presta, Jamais. É um dos pontos para ser refletido e pensado, pois ele influencia no ensino. Um aluno bem acomodado, em questões física da escola vai ter uma concentração mais elevada.
Um aluno numa sala sem ventilação, com problemas na estrutura, será prejudicado em questão de qualidade e conforto na escola. Muitas vezes a prática se torna naturalizada, e não causa espanto, causando comodismo.

Nem sempre houve um edifício escolar.  A história dos edifícios escolares se confunde com a própria história da escola. Quando pensamos em escola, logo pensamos em um espaço próprio, para as atividades de ensino-aprendizagem. No início da modernidade, a escola não tinha prédio, era um lugar improvisado, não um local que foi construído para o fim educativo. Com a consolidação da modernidade é que temos um prédio construído pra a finalidade escolar.

A arquitetura escolar é componente da cultura material e parte da mediação no processo de ensinar e aprender. A arquitetura escolar é dimensão material e simbólica das culturas escolares.

A escola aconchegante e agradável não precisa ser uma escola luxuosa. Mais pensada na necessidade do local em questão. Deve ser uma escola planejada e pensada, sem improvisos provisórios, que futuramente se tornam permanente.





Fonte: Professora Fabiane Laís [Unopar]

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