Educar Para a Vida ou Para o Trabalho?



1.INTRODUÇÃO

      É essencial ter uma sociedade organizada para uma transformação social. Os valores éticos estão sendo distorcidos ou substituídos por valores financeiros e comerciais, promovendo o consumo egocêntrico, trazendo a tona preocupação com o futuro e questionamentos olhando para os valores trazidos desde antiguidade, por isso o tema exposto é de suma importância. O individualismo cresce e desaparece o coletivo, vivemos em um ambiente altamente competitivo, muito se fala em falta de ética e moral, porém pouco se faz para mudar esse aspecto efetivamente. 
      Diante de um mundo globalizado, com muita informação e uma geração acelerada, embalada pela postura tendenciosa e momentânea de felicidade. A centralização da sociedade, voltada para o mercado de trabalho, premiando o individualismo e o capitalismo é um motivo de reflexão entre os educadores no sentido de uma abordagem mais ampla na educação. A sociedade deve se engajar nesse sentido. 

2. FAÇA UM RESUMO DAS PRINCIPAIS IDEIAS CONTIDAS NO TEXTO E DESTAQUE AS IDEIAS QUE LHE ACRESCENTARAM ALGUM TIPO DE CONHECIMENTO. 

      Por mais que os índices de formação escolar estejam apresentando melhorias e avanços tecnológicos, os problemas éticos e sociais parecem não apresentar os mesmos progressos. 
      Um dos motivos disso estar acontecendo pode ser porque as virtudes foram substituídas por outras, de modo que a honra e a prudência, cederam lugar a excelência em atendimento, e o outro agora passa a ser cliente ou consumidor. 
      O sucesso acadêmico esta sendo medido mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria do caráter do cidadão, cabe o despertar da consciência.
      Educação e Cultura Qualquer povo organizado tem um sistema educativo, mas nenhum igual ao ideal grego de formação humana. 
     Paideia e Mito Paideia tinha o significado de “criação de meninos”, adquirindo mais tarde um sentido mais elevado na formação grega, identificado como aretê, (virtude). 
      É no conceito de aretê que se concentra o ideal de comunicação dessa época. Os gregos preferiam morrer a viver sem honra. Segundo Aristóteles a honra é a expressão natural da medida ainda não consciente do ideal de aretê. Educação e Filosofia Aristóteles apresenta a arerê como autoestima elevada a sua maior nobreza. O eu não é o sujeito físico. O eu é capaz de fazer sua beleza, são ações do mais alto heroísmo moral. 
      Educar para o mercado de trabalho Na idade Moderna a divisão entre o trabalho e lazer culminou na demarcação entre as mentes individuais e o mundo entre uma mente e outra. Na idade moderna os homens partiram daquilo que era transmitido e investigaram criticamente suas bases e o resultado, foi uma revolução das concepções de mundo. 

3. ELABORE UM TEXTO APRESENTANDO A SUA COMPREENSÃO DO TEXTO, PODENDO TECER CRÍTICAS/OU COMENTÁRIOS. 
    
     Atualmente, vivemos em uma sociedade em que os problemas morais e éticos, vêm tomando uma posição de destaque, pois a população está cada dia, mais corrompida pelo capitalismo, pessoas com alto nível de conhecimento e escolaridade, porém com poucas virtudes. Os tempos mudam muito rápido, também precisamos mudar. Hoje se exige um aperfeiçoamento tanto dos pais quanto das escolas no sentido de educar. 
     Não podemos educar somente para a vida (valores morais), ou apenas para o trabalho e vice-versa, por isso temos um processo de educação intenso para formar e educar pessoas de bem, criticas, dispostas, capacitadas e sonhadoras com grandes princípios de valores, para que sucessos dos cidadãos não possam se avaliado apenas pelo sucesso financeiro. Portanto, o melhor é educar para a vida e para o trabalho, pois ambas se completam, o trabalho faz parte da vida e a vida do trabalho, pessoas éticas na vida serão éticas no trabalho. 
      Sendo assim, quando educamos para a vida, já educamos também para o trabalho. Isso é um dos desafios do ensino atual. 

4. DESCREVA COMO SE DEU A CONSTRUÇÃO E E A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO NA ANTIGUIDADE E COMO FOI ESTABELECIDO O SEU VÍNCULO COM A VIDA BOA (FELICIDADE) NA PÓLIS. 

     Para Aristóteles, o homem é um ser natural, andando em direção a sua plenitude, passa pela família, pela aldeia e chega a comunidade politica, sempre norteado pela razão.
     O homem além de animal racional é também um animal politico, ninguém é virtuoso para si, ninguém é feliz sozinho o homem solitário é inexplicável. A política não trata mais do individuo, mas do cidadão na pólis. 
     Segundo Aristóteles felicidade (euimonia) não esta somente ligada a pratica das virtudes, mas está relaciona a vida em conjunto e participativa em sociedade. Aristóteles apresenta Arerê como uma virtude. Segundo Aristóteles o homem constrói e realiza sua própria existência e beleza. 
      Educação e Formação se manifestam na forma integral do homem. A pólis Grega surgiu como um tipo de organização social política e material, um lugar aonde os homens vivem bem, os sentimentos elevados e a prática das virtudes em comum geram a pólis. A justiça é a virtude total, pois determina a obediência as leis e o respeito de igualdade entre os cidadãos. 

5. APRESENTE A MUDANÇA OCORRIDA COM O CONCEITO DE EDUCAÇÃO, SOBRETUDO EM FUNÇÃO DO SURGIMENTO DO HUMANISMO RENASCENTISTA A PARTIR DO QUAL SE PASSA A VALORIZAR O INDIVIDUALISMO (SUBJETIVISMO) E O PRAGMATISMO. 
    
      A educação não era conhecida como um direito do cidadão grego, mas era por meio dela, que os homens tornavam-se melhores e felizes. O filósofo grego afirmava que a busca do conhecimento só podia ser alcançada por meio da razão e da educação.
      A partir do século V, surge a Paideia, que inicialmente se referia à educação familiar voltada para as crianças ensinando os bons modos passou a ser aplicada na vida adulta em sua formação e cultura uma educação direcionada para formação do homem e cidadão. Humanistas defendiam uma educação voltada para a parte prática, voltada para o trabalho, com novas relações sociais no cotidiano, a ideia que cada um seria responsável por si. E o homem seria o centro de tudo, trazendo uma mudança cultural radical. 
      O homem era visto como a obra perfeita da natureza. Enquanto a democracia na Grécia Antiga era marcada pela busca da igualdade política entre seus cidadãos e pela preocupação destes com a pólis. 

5. MOSTRE QUE DA NOSSA VISÃO DE MUNDO NASCE DE UM PROCESSO DIALÉTICO (VOCÊ INFLUÊNCIA E TAMBÉM É INFLUENCIADO; CONTRIBUI E TAMBÉM RECEBE CONTRIBUIÇÕES) COM O CONCEITO DE EDUCAÇÃO E PELA EDUCAÇÃO SOLIDIFICAMOS A NOSSA VISÃO DE MUNDO.
  
      A educação é um processo de assimilação de conhecimento, um fenômeno permanente na vida das crianças e adultos. Em um contexto social é um processo em comunidade para o desenvolvimento individual do cidadão à de fim que ele possa atuar em uma sociedade em busca de objetivos coletivo.
      Para Platão Dialética era a única maneira que leva ao verdadeiro conhecimento. Para os filósofos gregos dialética era arte do diálogo, para o filósofo Hegel dialética era uma forma de pensar a realidade em constante mudança. 
      A comunicação dialética na vida do homem é libertadora, uma troca, pois com ela o conhecimento não é apenas repassado e sim construído em relações com o mundo e com as pessoas, a melhor maneira de fazer uma educação de qualidade é trazendo a tona conflitos que desencadeiam a consciência humana. Hoje temos uma educação que se transforma e se relaciona, recicla ideias antigas transformando em ideias novas. Para haver dialética é necessário ter leitura. 

6.CONSIDERAÇÕES FINAIS 

     É colocando a educação em primeiro lugar que se tem êxito na transformação do ambiente social político e econômico. Diante do exposto vemos que o que a intermediação de todo o processo cultural é a educação e a sociedade em conjunto, e as inovações da modernidade geram novos significados em tradições antigas, e que devemos considerar a importância dessas tradições da antiguidade. 
      Tendo em vista que o individuo é moldado de acordo a com a educação recebida, temos eixos importantes na estruturação e configuração da educação formal e informal, adquirindo postura e sistematizando ações voltadas para a cidadania política e desenvolvimento social, pensada como parte essencial da vida, e conscientizando toda a demanda social. Abrem-se então reflexões na vida de cada família e educador. 

REFERÊNCIAS 

A ESCOLA ideal, super abril, jun.2013. Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/escola-ideal-443938.shtml. Acesso em: 5 abr. 2015 FILOSOFIA “a Paidéia”, uol, 2010. Disponível em: 
http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/36/artigo257166-2.asp. 

Acesso em 13 abr. 2015 SILVEIRA, Denis Coitinho, Os sentidos da justiça em Aristóteles. Editora EDIPUCRS, 2001, Volume 121 de Filosofia (EDIPUCRS), Num. págs. 141 páginas. Acesso em 14 abr. 2015 LIBERDADE individual das escolhas: Revista de Pragmatismo 2011, Disponível em:http://www.gtpragmatismo.com.br/redescricoes/redescricoes/ano3_01/6_mattos.pdf, Acesso em 15 abr. 2015

Obs: Respeite os direitos autorais.

Comentários

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)