Analise as sentenças a seguir:
- I.No estudo da história do Brasil, a década de 1930 marca um período de intensa preocupação com construção da identidade nacional. O país se urbanizava e industrializava. Na educação, os ventos da renovação eram representados pela Escola Nova. Na arquitetura, o estiloneoclássicofoi sendo substituído peloart deco,neocoloniale modernista. Os três estilos, cada qual à sua maneira, procuravam traduzir o Brasil moderno.
- II.Paralelamente ao desenvolvimento da arquitetura moderna no Brasil, uma outra tendência disputava o espaço da representação do que deveria ser a arquitetura nacional. O estilo neocolonial era visto pelos seus defensores como sendo a afirmação de nossas origens, mas não um saudosismo vazio.
- III.Tanto as escolas em estiloart decoquanto aquelas construídas em neocolonial, em geral, eram construídas em forma de U ou E.
- Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)As afirmativas I e II são corretas
- b)As afirmativas II e III são corretas
- c)As afirmativas I, II e III são corretasAlternativa assinalada
- d)Somente a afirmativa I é correta.
2)
O início da arquitetura moderna propriamente dita data do começo do século XX. A partir da metade deste século passou a ser o símbolo do progresso. O próprio edifício do ministério da educação, construído na década de 1930 e 1940, no Rio de Janeiro, demonstra a preferência pelas soluções modernas em arquitetura.
- Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:
- I.O uso de panos de vidro, pilotis ebrise-soleilsão algumas características deste tipo de arquitetura, que defendia a simplicidade das formas, mas que não negou-se a construir grandes monumentos
- II.Nesse período, nas escolas, somente houve construções do tipo pavilhões, no lugar das antigas estruturas em U.
- Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)Apenas I é correta.Alternativa assinalada
- b)Apenas II é correta.
- c)I e II são corretas.
- d)I e II são incorretas.
3)
Analise as sentenças abaixo.
- I.Com a massificação da educação, os edifícios escolares tiveram sua arquitetura cada vez mais empobrecida.
- II.Soluções pré-fabricadas, modelos projetados, para se ter o menor custo possível, foram sendo implantados na construção das escolas.
- III. Durante os governos militares, o destaque foram os colégios polivalentes.
- Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)I e II são corretas.
- b)II e III são corretas
- c)I, II e III são corretas.Alternativa assinalada
- d).Apenas I é correta.
4)
Com a abertura política do final dos anos 1980, novos tempos poderiam começar para a educação. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas:
- a)No que se refere à legislação, tivemos a aprovação da novaLDB.
- b)No campo da alfabetização, tivemos a progressiva, mas insatisfatória, implantação doconstrutivismo.
- c)Na arquitetura escolar, algumas iniciativas do governo federal e de alguns governos estaduais primaram pela construção de grandiosas escolas.
- d)Houve a intensiva construção das escolas polivalentes, que marcaram o processo de redemocratização do país.Alternativa assinalada
5)
Sobre o conceito de educomunicação, analise as sentenças a seguir:
- I.Trata-se da tentativa de aproximar os conceitos/ideias da comunicação com a educação.
- II.Trata-se de saber o que a educação pode fazer em termos comunicativos e em que a comunicação pode colaborar para a educação.
- Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)Apenas a I está correta
- b)Apenas a II está correta.
- c)I e II estão corretas.Alternativa assinalada
- d)I e II estão incorretas.
Comentários
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO(A)