Av1 - Pedagogia - Seminário Interdisciplinar II


 

1)
Analise as sentenças a seguir:
  • I.Precisamos compreender que arquitetura é mais do que a fachada dos edifícios. Limitar a história da arquitetura à sucessão dos tipos de fachada é um equívoco bastante comum, por isso encontramos tantas imagens de fachadas nos livros de História da Arquitetura.
  • II.Até o século XV, predominavam as escolas de sala única que, muitas vezes, tinha a residência do professor anexa a elas. Esse tipo de escola continuou sendo a mais comum nas áreas rurais. Nessas escolas, a sala de aula – que é a própria escola – era ocupada por alunos de diferentes idades.
  • III.Na idade Média foi estabelecido o modelo de arquitetura escolar que se tornou padrão para a maioria na época moderna. Surgem edifícios escolares com salas de aula dispostos ao longo de um corredor e dispostos em forma de quadra.
  • Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    As afirmativas I e II são corretas.
     Alternativa assinalada
  • b)
    As afirmativas II e III são corretas
  • c)
    As afirmativas I, II e III são corretas.
  • d)
    Apenas a afirmativa I é correta.
2)
O que regia as orientações sobre construções escolares do século XIX e do início do XX era a questão da HIGIENE. Sobre essa afirmação, analise as sentenças a seguir:
  • I.O que explica o surgimento e a proliferação de edifícios escolares do século XIX em diante são as mudanças sociais decorrentes da Revolução Industrial e da crescente urbanização
  • II.Um dos fatores geradores da maior demanda por educação foi o aumento da procura por mão de obra mais capacitada para ocupar funções mais sofisticadas ou máquinas cada vez mais complicadas.
  • Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    As afirmativas I e II estão incorretas.
  • b)
    As afirmativas I e II são corretas mas não tem relação entre si.
  • c)
    As afirmativas I e II são corretas e se relacionam ao mesmo processo.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Somente a afirmativa I é correta.
3)
  • 1.Com a Proclamação da República, a construção de escolas passou a simbolizar a nova ordem no Brasil. Apesar de já existirem edifícios escolares desde o Segundo Reinado, o Estado republicano tratou de construir edifícios escolares monumentais. A simetria das formas e racionalidade dos espaços correspondia aos ideais ___________ destes primeiros tempos. Em Campinas, um bom exemplo é o Colégio Culto a Ciência.
  • Os ideais a qual o fragmente se refere são os ideais:

Alternativas:
  • a)
    Clássicos
  • b)
    Positivistas
     Alternativa assinalada
  • c)
    Modernos
  • d)
    Matemáticos
4)
Analise as afirmativas a seguir:
  • I.As escolas com uma única sala predominaram durante todo o período moderno.
  • II.Desde que surgiram, as escolas se organizavam por meio da separação das crianças por idade e sexo.
  • III.Comenius, no século XVI, defendeu a separação dos alunos em diversas salas de aula de acordo com a idade.
  • Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    As afirmativas I e III são corretas.
  • b)
    As afirmativas II e III são corretas
  • c)
    Apenas a afirmativa III é correta.
     Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas a afirmativa I é correta.
5)
Na Inglaterra, em 1847, foi publicado um livro chamado "Design for Schools and Schools Houses". Esse livro, de autoria de Henry Kendall, recomendava o estilo gótico para o prédio escolar, que deveria:

Alternativas:
  • a)
    possuir grandes janelas para ventilação e iluminação. 
     Alternativa assinalada
  • b)
    Possuir corredores largos
  • c)
    Possuir salas com escadas e tablados.
  • d)
    Possuir salas com iluminação natural.

Comentários

  1. Qual foi a nota da sua avaliação?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não foi liberado o conceito, porque está dentro do prazo de envio, somente após o prazo que a professora fecha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO(A)