A Professora e a Maleta

   

     A professora era gorducha; a maleta também. A Professora era jovem; a maleta era velha, meio estragada, e de um lado tinha o desenho de um garoto e uma garota de mãos dadas, vestindo igual, cabelo igual, risada igual.
    A professora gostava de ver a classe contente, mal entrava na aula e já ia contando
uma coisa engraçada. Depois abria a maleta e escolhia o pacote do dia. Tinha pacote
pequenininho, médio, grande, tinha pacote embrulhado em papel de seda, metido em
saquinho de plástico, tinha pacote tudo quanto é cor; não era à toa que a maleta ficava
gorda daquele jeito.
     Só pela cor do pacote as crianças já sabiam o que ia acontecer. Pacote azul era dia
de inventar brincadeira de juntar menino e menina; não ficava mais valendo aquela
história mofada de menino só brinca disso, menina só brinca daquilo, meninos do lado de
cá, meninas do lado de lá. Pacote cor-de-rosa era dia de aprender a cozinhar. A
professora remexia no pacote, entrava e saia da classe e, de repente, pronto! Montava
um fogão com bujãozinho de gás e tudo. Era um tal de experimentar receita que só
vendo.
    Pacote vermelho era dia de viajar: saía retrato do mundo inteiro de lá do fundo do
pacote; espalhavam aquilo tudo pela classe; enfileiravam as carteiras pra fingir de avião e
de trem; quando chegavam nos retratos um ia contando pro outro tudo que sabia do lugar.
     Tinha um pacote cor-de-burro-quando-foge que a Professora nunca chegou a abrir.
     Todo dia ela botava o pacote em cima da mesa. Mas na hora de abrir ficava pensando se
abria ou não, e acabava guardando o pacote de novo.
Pacote verde era dia de aprender a pregar botão, botar fecho, fazer bainha na calça
e na saia. Se o verde era bem forte, era dia de aprender a cortar unha e cabelo. Verde
bem clarinho era dia de consertar sapato. E tinha um verde, que não era forte nem claro,
era um verde amarelado, que as crianças adoravam: era dia da professora abrir pacote de
história. Cada história ótima.
     E tinha um pacote branco que só servia pra Professora esconder e pra turma brincar
de achar. Quem achava ia pro quadro-negro dar aula. No princípio ninguém procurava
direito: coisa mais chata dar aula! E aula de quê?
 __ Conta a tua vida, ué, mostra o que você sabe fazer.
Com o tempo, a turma deu pra procurar direito o pacote: achava engraçada a tal aula.
     No dia que Alexandre achou o pacote, resolveu contar pra turma como é que ele vendia
amendoim na praia. No melhor da aula, um grupo de pais de alunos, que estava visitando
a escola, entrou na sala. Quando a aula acabou, um deles perguntou pra Professora:
- A senhora está querendo ensinar meu filho ganhar a vida vendendo amendoim?
      A Professora explicou que Alexandre só estava contando pros colegas como era o
trabalho dele, pra todos ficarem sabendo como é que ele vivia.
No outro dia saiu fofoca: contaram pra Alexandre que tinha um pessoal que não estava
gostando da maleta da Professora.
- Que pessoal?
     Um disse que era a diretora, outro disse que era uma outra professora, outro disse que
era o pai de um aluno, outro falou que era o faxineiro, e foi um tal de um disse que o outro
falou, que ninguém ficou sabendo direito.
     Aí uns dias depois, choveu muito. Chuva grossa. Encheu rua, o tráfego da cidade parou,
casa desmoronou, coisa à beça aconteceu. Quase ninguém foi à escola. Mas Alexandre
foi. Entrou na classe e viu tudo vazio; chovia demais pra voltar pra casa; resolveu sentar e
esperar. Lá pelas tantas a professora chegou. Mas chegou sem a maleta. E com um jeito
diferente, uma cara meio inchada, não contou coisa gozada, não riu de nada. Sentou e
ficou olhando pro chão. Alexandre achou que ela nem tinha visto ele: -Oi !
Ela também disse oi, e continuou quieta. Depois de um tempo, Alexandre cansou de tanto
ninguém dizer nada e falou:
- A chuva molhou sua cara.
      A professora nem se mexeu. Ele perguntou:
-  Foi chuva?
Ela fez que sim com a cabeça. Alexandre resolveu esperar mais um pouco. Mas pelo
jeito, a professora tinha esquecido de dar aula. Será que era porque ela não tinha trazido
a maleta? Arriscou:
     - Cadê a maleta?
     A professora olhou pra ele sem saber muito bem o que é que dizia. Ele insistiu:
- Hem? Cadê?
- Perdi.
Ele se apavorou:
- Com tudo que tinha lá dentro?
- É.
- Os pacotes todos?
- É.
- O azul, o verde, o...
- É, é, é!!
Puxa que susto! Ela nunca tinha falado alto assim. Não perguntou mais nada, o coração
ficou batendo, batendo, mas ela continuava sempre quieta, tão quieta que ele acabou não
aguentando e perguntou de novo:
- Mas e agora? Como é que você vai dar aula sem a maleta?
- Não sei.
- Mas...escuta... você já procurou bem? – Ela fez que sim com a cabeça. – Botou anúncio
no jornal? Diz que quando a gente bota anúncio quem acha dá prá gente. – Ela ficou
quieta. – Botou?
- Botei.
- Ninguém achou?
- Não.
- Então como é que vai ser?
- Não sei.
- Dá jeito de você comprar os pacotes de novo?
- Não.
- Por quê? – Ela não disse nada. – Responde. Por quê?
- Eles vem junto com a maleta; não vendem separado.
- Mas então compra outra maleta, pronto! – Ela ficou quieta de novo. E como o tempo ia
passando e ela continuava sempre quieta, e a cara não secava nunca e não chovia lá
dentro e a cara cada vez mais molhada, ele acabou pedindo:
- Compra, sim?
- Não dá, Alexandre. Eles não estão mais fabricando essas maletas hoje em dia.
E aí ele não perguntou mais nada. Ela também não falou mais. Até que a campainha
tocou e a aula acabou.
A situação em casa continuava apertada; domingo Alexandre ia pra praia; era dia de
vender amendoim. Depois começou a vender sábado e domingo. Batia papo com todo
mundo, gostavam dele, vendia bem. As férias começaram. Alexandre deu pra vender na
sexta-feira também. Na quinta-feira. Na quarta. Depois só não ia se chovia. Já estava
chegando outra vez o tempo de aula quando Augusto se apaixonou, quis casar. Mas pra
casar precisava comprar tantas coisas, fogão, móvel, colchão, como é que o dinheiro ia
dar? A mãe de Alexandre falou:
- Quem sabe é melhor o Alexandre parar de estudar pra ficar trabalhando...
Referência:

BOJUNGA, Lygia. A casa da madrinha. 9. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1986.

Comentários

  1. Gostei! Enviei para uma amiga que tá acabando o curso de pedagogia. Seu blog ajudará bastante.
    Beeeijo
    http://www.claqueterosa.com.br/

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    1. Obrigado, que bom que gostou seja muito bem vinda! Bjuss e Volte Sempre

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  2. Gostaria de contar esta historia em uma leitura deleite q vou fazer mas bao entendi o final ..

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  3. Olá! Alguém poderia me informar a que ano esse texto corresponde? Porque esse texto foi cobrado numa avaliação do 2 ano do fundamental. Está correto?

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    1. Vai depender da metodologia da professora, de acordo com a desenvoltura da turma. Veja com a prof°, ela com certeza sabe o que está fazendo...

      Para questões ligadas a interpretação de texto mesmo, certamente só a partir do 4° ano. Bjus

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  4. Tem quantos parágrafos esse texto?

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  5. Qual a metodologia da professora ???????????

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  6. Texto lindíssimo triste
    ..sempre atual
    Emociona a gente.

    Metodologia ativa .

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