Av1 - PED - Lic - Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil




1) Um conceito bastante enfatizado em didática das ciências é o conceito de O conceito de transposição didática, o qual teve origem em pesquisas realizadas por Yves Chevallard. Quanto à transposição didática é possível afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    É a transformação do conhecimento popular em cientifico feita pelos cientistas
  • b)
    É a apropriação do conhecimento cotidiano pelo aluno durante as atividades de ensino
  • c)
    É uma adaptação que é feita para que o conhecimento cientifico possa ser ministrado em sala de aula visando a melhor aprendizagem dos alunos.
    Alternativa assinalada
  • d)
    É apresentar o conhecimento cientifico  exatamente como foi produzido na academia, caso contrario não teria nenhuma confiabilidade para ser ensinado.
  • e)
    A transposição didática só é feita para os alunos de Anos inicias por serem menores e não compreenderem o conhecimento cientifico.
2)
No artigo "A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem", sugerido na web aula 1 das autoras Zanon e Freitas (2007), tem como principal objetivo:
ZANON, A.A.V; FREITAS,D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, Vol 10, 2007. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v10/m317150.pdf

Alternativas:
  • a)
    Discutir a importância das atividades investigativas e das interações discursivas no ensino de Ciências
    Alternativa assinalada
  • b)
    Conhecer as dificuldades dos alunos no aprendizado das disciplinas científicas
  • c)
    Identificar as concepções dos alunos a respeito da experimentação
  • d)
    Discutir a importância da interdisciplinaridade na formação dos alunos. 
  • e)
    Ressaltar a necessidade de que as experimentações sejam realizadas preferencialmente com alunos dos Anos Iniciais.
3)
As atividades experimentais são muito utilizadas no ensino de ciências  e despertam bastante o interesse dos alunos. Para que estas atividades possam ser mais proveitosas elas devem ser ministradas:

Alternativas:
  • a)
    Para confirmar os conceitos ou as teorias apresentadas pelos professores em sala após a leitura do livro texto.
  • b)
    Sempre  com a apresentação de um  roteiro para que os alunos sigam detalhadamente os passos da experimentação
  • c)
     Sempre realizadas  em laboratórios para permitir a segurança dos alunos e nunca em sala de aula
  • d)
    Com a utilização de uma problemática inicial para que os alunos aprendam a refletir e não apenas desenvolver mecanicamente as etapas propostas no experimento
    Alternativa assinalada
  • e)
    Devem ser aplicadas apenas para alunos do 6º ano em diante, pois alunos dos Anos Iniciais apresentam dificuldades para fazer atividades de experimentação.
4)
Na web aula 1 há menção às atividades de experimentação. Um exemplo que foi sugerido é a atividade sobre a formação da ferrugem. Em relação a essa atividade sugerida responda corretamente:

Alternativas:
  • a)
    É uma atividade do tipo "receita de bolo" porque os alunos manipularam os materiais utilizados no experimento
  • b)
    Trata-se de uma demonstração, pois o aluno não teve participação ativa, somente o professor
  • c)
    O problema foi apresentado no final da experimentação permitindo melhor interação entre os alunos.
  • d)
    A atividade inicia-se com apresentação de um  problema  favorecendo assim uma participação mais ativa dos alunos  CORRETA!!
  • e)
    É uma atividade do tipo experimentação porque deve ser realizada somente pelo professor sem a participação do aluno
5)
Os conteúdos ministrados em Ciências Naturais não podem ser estanques sem contextualização. Nesse caso, pode-se afirmar corretamente  que os conteúdos devem:

Alternativas:
  • a)
    Abordar principalmente aspectos biológicos por serem necessários ao aluno para a compreensão das relações entre os seres vivos.

  • b)
    Dar menor ênfase à relação estabelecida entre ciências, tecnologia e sociedade, pois essa perspectiva de ensino é apenas para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • c)
    Abordar preferencialmente o eixo sobre corpo humano para os alunos conhecerem o funcionamento do organismo
  • d)
    Proporcionar apenas conhecimentos de conceitos por serem prioritários nessa fase de escolaridade.
  • e)
    Promover maior integração entre os conceitos físicos, químicos e biológicos. CORRETA!!

Comentários