1) Um conceito bastante enfatizado em didática das ciências é o conceito de O conceito de transposição didática, o qual teve origem em pesquisas realizadas por Yves Chevallard. Quanto à transposição didática é possível afirmar que:
Alternativas:
- a)É a transformação do conhecimento popular em cientifico feita pelos cientistas
- b)É a apropriação do conhecimento cotidiano pelo aluno durante as atividades de ensino
- c)É uma adaptação que é feita para que o conhecimento cientifico possa ser ministrado em sala de aula visando a melhor aprendizagem dos alunos.Alternativa assinalada
- d)É apresentar o conhecimento cientifico exatamente como foi produzido na academia, caso contrario não teria nenhuma confiabilidade para ser ensinado.
- e)A transposição didática só é feita para os alunos de Anos inicias por serem menores e não compreenderem o conhecimento cientifico.
2)
No artigo "A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem", sugerido na web aula 1 das autoras Zanon e Freitas (2007), tem como principal objetivo:
ZANON, A.A.V; FREITAS,D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, Vol 10, 2007. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v10/m317150.pdf
Alternativas:
- a)Discutir a importância das atividades investigativas e das interações discursivas no ensino de CiênciasAlternativa assinalada
- b)Conhecer as dificuldades dos alunos no aprendizado das disciplinas científicas
- c)Identificar as concepções dos alunos a respeito da experimentação
- d)Discutir a importância da interdisciplinaridade na formação dos alunos.
- e)Ressaltar a necessidade de que as experimentações sejam realizadas preferencialmente com alunos dos Anos Iniciais.
3)
As atividades experimentais são muito utilizadas no ensino de ciências e despertam bastante o interesse dos alunos. Para que estas atividades possam ser mais proveitosas elas devem ser ministradas:
Alternativas:
- a)Para confirmar os conceitos ou as teorias apresentadas pelos professores em sala após a leitura do livro texto.
- b)Sempre com a apresentação de um roteiro para que os alunos sigam detalhadamente os passos da experimentação
- c)Sempre realizadas em laboratórios para permitir a segurança dos alunos e nunca em sala de aula
- d)Com a utilização de uma problemática inicial para que os alunos aprendam a refletir e não apenas desenvolver mecanicamente as etapas propostas no experimentoAlternativa assinalada
- e)Devem ser aplicadas apenas para alunos do 6º ano em diante, pois alunos dos Anos Iniciais apresentam dificuldades para fazer atividades de experimentação.
4)
Na web aula 1 há menção às atividades de experimentação. Um exemplo que foi sugerido é a atividade sobre a formação da ferrugem. Em relação a essa atividade sugerida responda corretamente:
Alternativas:
- a)É uma atividade do tipo "receita de bolo" porque os alunos manipularam os materiais utilizados no experimento
- b)Trata-se de uma demonstração, pois o aluno não teve participação ativa, somente o professor
- c)O problema foi apresentado no final da experimentação permitindo melhor interação entre os alunos.
- d)A atividade inicia-se com apresentação de um problema favorecendo assim uma participação mais ativa dos alunos CORRETA!!
- e)É uma atividade do tipo experimentação porque deve ser realizada somente pelo professor sem a participação do aluno
5)
Os conteúdos ministrados em Ciências Naturais não podem ser estanques sem contextualização. Nesse caso, pode-se afirmar corretamente que os conteúdos devem:
Alternativas:
- a)Abordar principalmente aspectos biológicos por serem necessários ao aluno para a compreensão das relações entre os seres vivos.
- b)Dar menor ênfase à relação estabelecida entre ciências, tecnologia e sociedade, pois essa perspectiva de ensino é apenas para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
- c)Abordar preferencialmente o eixo sobre corpo humano para os alunos conhecerem o funcionamento do organismo
- d)Proporcionar apenas conhecimentos de conceitos por serem prioritários nessa fase de escolaridade.
- e)Promover maior integração entre os conceitos físicos, químicos e biológicos. CORRETA!!
Comentários
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO(A)